domingo, 25 de julho de 2010

Descontraindo... (ditados populares)

Mais uma vez, o blog irá descontrair com um post fora dos assuntos propostos. Recebi um e-mail há uns dias e achei interessante, é até engraçado os erros que cometemos com alguns ditados populares muito comuns. Leia e aprenda a falar direito também... ;-)
  • "Hoje é domingo, pé de cachimbo..." - eu ficava imaginando como seria um pé de cachimbo? Mas o correto é: "Hoje é domingo, pede cachimbo..." - domingo é um dia especial para relaxar e fumar um cachimbo ao invés do tradicional cigarro (para aqueles que fumam, claro...);
  • No popular se diz: "Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho-carpinteiro..." - a grande dúvida de muitos: mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro? O correto é: "Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro..."
  • Essa não só todo mundo falava, como cantava também: "Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão." - enquanto o correto é: "Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão." - se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele?
  • Outro erro muito comum: "Cor de burro quando foge!" - e o correto é: "Corro de burro quando foge!" - esse foi o pior de todos! Burro muda de cor quando foge? Qual cor ele fica? Porque ele muda de cor?
  • Outra muito comum também: "Quem tem boca, vai a Roma." - esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ía a qualquer lugar, mas o correto é: "Quem tem boca, vaia Roma." - isso mesmo, do verbo "vaiar", quer dizer para as pessoas manifestarem os seus desejos e insatisfações com o governo, no caso, referia-se ao Império Romano, que dominou boa parte do mundo ocidental na antiguidade.
  • Outro que todo mundo diz errado, essa é clássica: "Cuspido e escarrado." - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. O correto é: "Esculpido em Carrara." - Carrara é um tipo de mármore, que os escultores do passado utilizaram muito para fazer suas famosas esculturas.
  • Mais um famoso... "Quem não tem cão, caça com gato." - entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça, o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, mas vai que o bicho tá de bom humor, né? O correto é: "Quem não tem cão, caça como gato." - ou seja, caça sozinho! Os gatos são animais independentes, mesmo os domésticos, fazem apenas o que querem.
Vai dizer que você falava corretamente algum desses??? No e-mail que recebi, disse que quem fez o texto era o prof. Pasquale, lembram dele? Aquele da TV Cultura do programa "Nossa língua portuguesa" e acho que ele teve um quadro no "Fantástico" na Rede Globo também.

(sic)

Um comentário:

Acorda Londrina disse...

Olá...

Uma troca de Links mesmo, coloquei seu link na série de parceiros.
Aguardo vc colocar o meu link na sua para concluirmos a parceria.

Um forte Abraço e sucesso!