sábado, 17 de julho de 2010

Você sabia? (OSUEL)

"Senhoras e senhores... com vocês, a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, a OSUEL!"

Ela já ouviu esta apresentação inúmeras vezes, pode-se dizer centenas, quiçá, milhares! Assim, o quarto post da seção "Você sabia?" será dedicado a OSUEL, um patrimônio cultural de Londrina e do Paraná, afinal, é a primeira orquestra sinfônica do estado.

Criada em 1984, na gestão do ex-reitor Marco Antonio Fiori, é formada por músicos contratados através de concurso e teve o seu início sob a regência do Maestro Othônio Benvenuto. Passaram por seus cuidados também os maestros José Eduardo Gramani, Cláudia Feres, Norton Morozowicz, Evgueni Ratchev, Wagner Polistchuk, Martin Tuksa, Henrique Vieira e Elena Herrera.

Sempre busca em seu repertório aliar os grandes compositores da música erudita européia com os da música brasileira. Marca presença no Teatro Ouro Verde (ver post "Você sabia? (Teatro Ouro Verde)") com concertos regulares na sua programação - você pode acompanhar a agenda pelo blog da Casa de Cultura da UEL. Realiza também os "Concertos Didáticos", projeto educacional com aulas-concertos na rede de ensino da cidade, despertando o interesse dos mais jovens pela música de concerto. E, novamente, ela é a vedete do FML (ver post "Senhoras e senhores... o FML começou!").

Vida longa à OSUEL!

Concerto dos 25 anos da OSUEL no Teatro Ouro Verde, em 2009












Foto de autor desconhecido.

Nenhum comentário: