sábado, 10 de julho de 2010

Fotos antigas de Londrina...

Navegando pela net para encontrar fotos antigas de Londrina e, assim, aumentar o conteúdo deste blog, encontrei um site muito interessante que conta a história do Foto Estrela. Para quem não sabe, o Foto Estrela era um estúdio fotográfico que registrava fotos de Londrina para a criação de cartões postais. Foi fundado pelo alemão Carlos Stenders, em 1938, e adquirido pelo japonês Yutaka Yasunaka, em 1952. Localizava-se na r. Maranhão, no Centro.

Recentemente, o estúdio fechou... Mas todo o seu conteúdo foi recuperado, catalogado e armazenado. Foi feito também um livro, chama-se "Revelações da história - O acervo do Foto Estrela". Infelizmente, o livro encontra-se esgotado e, talvez, até o final do ano teremos a segunda edição... Parte do acervo pode ser vista neste link do site Câmara Clara. O Foto Estrela, pelos fotógrafos Carlos Stenders e Yutaka Yasunaka, é um grande patrimônio de Londrina e do Norte do Paraná por registrar com tanto afinco o desenvolvimento da nossa região.

Yutaka e Haruo Ohara (ver post "Exposição: Haruo Ohara - Fotografias") se diferenciam no trato da fotografia pelo comportamento de seus registros, um de cunho mais social e outro mais pessoal, artístico. Porém, ambos podem ser considerados especialistas nos seus trabalhos, que muitos ainda os classificam como fotógrafos amadores. Apesar de que era uma profissão para Yutaka e, para Haruo, um hobby.

Confiram parte do trabalho de ambos nos links colocados ao longo deste post.

Capa do livro impresso pela Midiograf, com apoio da Câmara Clara















Yutaka Yasunaka e Edson Luis da Silva Vieira, que supervisionou a recuperação dos negativos











Fachada do Foto Estrela, que fechou no final de 2007, quando completaria 70 anos de existência

2 comentários:

edson vieira disse...

Olá, apenas para esclarecimento da informação: a fotografia da fachada da loja do fotoestrela não refere-se a Lonja que fechou em 2008. Esta fotografia foi realizada por volta de 1950 na primeira sede do fotoestrela na Rua Mato Grosso, ficava ao lado do atual Kiberama.

Marcel disse...

Blz, correção anotada! Obrigado por contribuir com o blog!