sexta-feira, 30 de julho de 2010

"As 100 melhores cidades para fazer carreira"

A edição de julho da revista Você s/a traz uma reportagem especial, que classifica "as 100 melhores cidades para fazer carreira" no país. A edição online ainda não está disponível porque a revista ainda está nas bancas, mas por este link vocês podem conferir daqui mais ou menos uma semana o conteúdo exclusivo, ok?

Mas, enquanto isso, vou adiantando aqui a parte que nos interessa... Londrina ficou em 30º lugar no ranking nacional, 5º lugar no ranking regional (Região Sul) e 2º lugar no Paraná. Não irei falar diretamente sobre o ranking nacional, apenas das cidades paranaenses e da Região Sul. Assim, as 10 melhores da Região Sul são:
  1. Porto Alegre (RS) - 5ª no ranking nacional
  2. Curitiba (PR) - 9ª no ranking nacional
  3. Florianópolis (SC) - 15ª no ranking nacional
  4. Itajaí (SC) - 22ª no ranking nacional
  5. Londrina (PR) - 30ª no ranking nacional
  6. Maringá (PR) - 33ª no ranking nacional
  7. Caxias do Sul (RS) - 36ª no ranking nacional
  8. Canoas (RS) - 38ª no ranking nacional
  9. Passo Fundo (RS) - 42ª no ranking nacional
  10. Santa Maria (RS) - 44ª no ranking nacional
Pouca coisa mudou no ranking regional, Londrina manteve a posição do ano passado, mas perdeu 6 posições no ranking nacional - Londrina era a 24ª - e Maringá passou Caxias do Sul, mas também perdeu posições no ranking nacional - era a 30ª. Devem estar perguntando: o que Itajaí faz na frente? Itajaí tornou-se o 2º maior porto do país, ultrapassou Paranaguá faz tempo. Desde que o ex-governador Requião assumiu, Paranaguá entrou em decadência... Por mais controverso que tenha sido a gestão do ex-governador Jaime Lerner, na época dele, Paranaguá era o 2º maior porto da América Latina. As 6 melhores do Paraná são:
  1. Curitiba
  2. Londrina
  3. Maringá
  4. São José dos Pinhais - 77ª no ranking nacional
  5. Cascavel - 80ª no ranking nacional
  6. Ponta Grossa - 96ª no ranking nacional
* O Paraná não pontuou mais que 6 cidades no ranking. Ano passado, mostrava também Guarapuava. Rio Grande do Sul teve 10 cidades e Santa Catarina ficou com 7 cidades entre as 100 melhores para se trabalhar no país. Além das já citadas, teve também:
  • Joinville (SC) - 55ª no ranking nacional
  • Blumenau (SC) - 56ª no ranking nacional
  • Rio Grande (RS) - 57ª no ranking nacional
  • Pelotas (RS) - 63ª no ranking nacional
  • São José (SC) - 71ª no ranking nacional
  • Bento Gonçalves (RS) - 73ª no ranking nacional
  • São Leopoldo (RS) - 84ª no ranking nacional
  • Chapecó (SC) - 87ª no ranking nacional
  • Cricíuma (SC) - 90ª no ranking nacional
  • Novo Hamburgo (RS) - 92ª no ranking nacional

Capa da revista que circula em todo o país, essa reportagem com "as 100 melhores cidades para fazer carreira" cria capas regionais também, por isso, a que está nas bancas aqui é diferente desse modelo



















A revista destacou Londrina pela geração de empregos no setor da construção civil e no mercado atacadista. Disse também que a Região Sul está se profissionalizando cada vez mais e diversificando a sua cultura e produção, principalmente, no setor de tecnologia. Assemelha-se muito com a Região Sudeste, apontada pela revista como ainda a melhor região do país para fazer carreira.

Aponta também o aumento da renda no Sul, onde os empregadores precisam oferecer salários maiores do que os que estavam acostumados, pois está havendo uma debandada de profissionais qualificados do Sul para o Sudeste e Centro-Oeste, regiões que estão oferecendo melhores salários. O Sudeste já é conhecido pelos melhores salários, justamente por possuir inúmeras universidades renomadas em todo o país e também por possuir as maiores empresas do Brasil. O Centro-Oeste já é o oposto, justamente por não ter universidades muito renomadas ou muitas empresas de grande porte, precisa de profissionais de fora, logo, oferece bons salários para atraí-los.

Confira a quantidade de cidades por estados no ranking nacional:
  1. São Paulo - 30 cidades
  2. Rio de Janeiro - 10 cidades
  3. Rio Grande do Sul - 10 cidades
  4. Minas Gerais - 9 cidades
  5. Santa Catarina - 7 cidades
  6. Paraná - 6 cidades
  7. Espírito Santo - 4 cidades
  8. Goiás - 2 cidades
  9. Rio Grande do Norte - 2 cidades
  10. Paraíba - 2 cidades
  11. Mato Grosso - 2 cidades
  12. Mato Grosso do Sul - 2 cidades
  13. Distrito Federal - 1 cidade
  14. Pernambuco - 1 cidade
  15. Bahia - 1 cidade
  16. Ceará - 1 cidade
  17. Amazonas - 1 cidade
  18. Pará - 1 cidade
  19. Maranhão - 1 cidade
  20. Sergipe - 1 cidade
  21. Piauí - 1 cidade
  22. Alagoas - 1 cidade
  23. Tocantins - 1 cidade
  24. Rondônia - 1 cidade
  25. Roraima - 1 cidade
  26. Acre - 1 cidade
* A ordem dos estados foi conforme suas cidades apareciam no ranking geral, por exemplo: RJ e RS empataram no número de cidades, mas RJ ficou na frente por que Rio de Janeiro, capital, está melhor colocada do que Porto Alegre.

A título de curiosidade, apenas Amapá não pontuou nenhuma cidade e nos estados com apenas 1 cidade, essas são suas respectivas capitais. Aqui, apontarei as 10 melhores cidades de todo o país:
  1. São Paulo (SP)
  2. Rio de Janeiro (RJ)
  3. Barueri (SP)
  4. Vitória (ES)
  5. Porto Alegre (RS)
  6. Belo Horizonte (MG)
  7. São Caetano do Sul (SP)
  8. Campinas (SP)
  9. Curitiba (PR)
  10. Brasília (DF)
Entendendo um pouco sobre como funciona a pesquisa, ele é coordenada pelo prof. Moisés Balassiano, da Fundação Getulio Vargas (FGV), e analisa 127 cidades, considerando os municípios mais populosos e com maiores depósitos bancários. Uma vez feita essa triagem, as cidades são avaliadas com base nos seguintes indicadores: educação, vigor econômico e saúde.

O item educação é o de maior peso na pesquisa e considera o número de cursos de graduação, de mestrado e de doutorado, além do número de graduados. São avaliados também o PIB municipal, divulgado pelo IBGE, e a infraestrutura de serviços de saúde.

Nenhum comentário: