sexta-feira, 9 de julho de 2010

Exposição: "Haruo Ohara - Fotografias"

No começo de 2009, quando eu estava passeando por São Paulo, capital, decidi fazer uma caminhada pela av. Paulista e visitar o Centro Cultural da FIESP. Era uma exposição com imagens e papiros centenários japoneses - ainda estavam comemorando o IMIN 100, o centenário da imigração japonesa no Brasil.

Para a minha surpresa, no final da exposição, havia uma ala dedicada totalmente às fotografias de Haruo Ohara. Eu ainda não conhecia o trabalho deste talentoso fotógrafo e pioneiro de Londrina, foi com certo espanto que durante a exposição reparei que as fotos foram batidas aqui ao ler uma das legendas.

Assim, passei a admirar o talento deste pioneiro da imigração japonesa na nossa cidade. Haruo registrou vários momentos de sua família no sítio em que viviam no terreno onde hoje é o Aeroporto Governador José Richa, e registra também o desenvolvimento da nossa cidade, além de outras fotos mais abstratas. E tudo em preto-e-branco (P&B)! Aliás, ele se tornou um fotógrafo respeitado no mundo todo pela sua técnica e habilidade no trato da fotografia P&B.

Haruo era lavrador e a fotografia era um hobby dele. Um hobby caro para a época, diga-se de passagem... Mas isso não o atrapalhou e suas imagens demonstram que ele sempre buscou tratar a fotografia como algo além de um hobby, quase que uma obsessão pela qualidade e por capturar momentos tão delicados do cotidiano de sua família e da história de Londrina.

Atualmente, todo o seu acervo fotográfico encontra-se sob os cuidados do Instituto Moreira Salles, o maior do país em acervo fotográfico. Porém, você pode conferir parte deste trabalho na exposição "Haruo Ohara - Fotografias", que ocorre no Museu Histórico de Londrina, aquele que era a ferroviária, e irá até este domingo, dia 11 de julho. São mais de 140 imagens e eu posso dizer que vale muito a pena conferir um pouco das belíssimas imagens de Haruo.

"Nuvem da manhã", 1952
(registro da vida no campo)













Maria Ohara, filha de Haruo, e Maria Tomita, sobrinha, 1955
(registro do cotidiano da família)































"Lama - r. Brasil", 1950
(registro da história de Londrina)













"Haruo e Kô Ohara, às vésperas das bodas de prata", 1959















Museu Histórico Padre Carlos Weiss
R. Benjamin Constant, 900 - Centro

Horários:
ter à sex: 9h30-11h30 e 14h30-17h30
sáb e dom: 9h30-11h30 e 13h30-17h00
seg: fechado

Entrada: gratuita

Nenhum comentário: