domingo, 14 de novembro de 2010

Você sabia? (Catuaí Shopping)

O 11º post desta seção falará sobre o Catuaí Shopping, que comemora neste mês o seu 20º aniversário na cidade. Responsável por movimentar o comércio londrinense e alavancar o crescimento da Região Sul de Londrina, é o maior centro de compras planejado do Sul do país!

Como assim? É que o Catuaí possui quase 82.000 m² de ABL. O quê é ABL? É Área Bruta Locável, corresponde ao quanto de área é disponível apenas para a locação de lojas. No total, o shopping tem mais de 134.000 m² de área construída e conta com mais de 300 lojas, divididas entre lojas âncoras, lojas semi-âncoras, lojas satélites, restaurantes, fast food's e serviços. Além também de 1 hipermercado, 7 salas de cinema, 1 parque de diversões, 1 boliche, 2 praças de alimentação e mais de 2500 vagas de estacionamento fixas (é que tem shopping que divulga a quantidade rotativa, que calcula quantos carros podem passar por determinada vaga durante o dia, considerando o tempo médio de permanência de um cliente no estabelecimento, o que faria aumentar a capacidade de estacionamento).
* Conceituando... lojas âncoras são grandes lojas capazes de atrair muitas pessoas, vendem inúmeros produtos e conseguem atender a todos os tipos de público (homens, mulheres, jovens, adultos, classe média, classe alta, etc...), como Lojas Americanas, Riachuelo, Renner, Telhanorte, Pernambucanas... - lojas semi-âncoras também são lojas grandes em área e que atraem muitas pessoas, porém são mais específicas na venda de produtos, logo, atingem alguns tipos de público (por exemplo: homens e mulheres que lêem, produtos para casa, eletrônicos, etc...), como Camicado, Centauro, Livrarias Curitiba... - lojas satélites são as lojas normais, que ficam ao redor das âncoras e semi-âncoras, e em conjunto atraem todo o tipo de público vendendo todo o tipo de produto, porém com atividades independentes, como Forum, Arezzo, Bergerson, World Tennis, aqui também podemos incluir os quiosques que ficam nos corredores... - restaurantes são os que possuem mesas próprias, como H2 Chopp, Burger King, Alpha Point... - fast food's são os restaurantes que utilizam as mesas das praças de alimentação, como Pastel & Mel, Jin-Jin, Mr. Pastel, Restaurante Dá Licença... - e serviços correspondem às atividades prestadoras, logicamente, de serviços, como Correios, Viação Garcia, Banco Real...
Ao longo desses 20 anos, já teve 2 expansões. A primeira foi inaugurada em 2004 e é o Catuaí Casa, aquela ala só com lojas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e construção, essa ala possui uma linguagem ainda muito semelhante com a parte original, com piso de granito, clarabóias no formato de pirâmides, etc... Já a segunda expansão é aquela parte com piso branco intercalado com decks de madeira, clarabóias horizontais e mais longitudinais, etc... O shopping enfrentou algumas dificuldades estruturais na cobertura em meados da década de 90, mas logo foram resolvidas com uma imensa operação de reforço nessas estruturas, que agora aguentam ventos de até 150km/h, ou seja, quase 40% superior ao máximo já registrado na cidade.

O projeto original e das expansões é do Arquiteto Carlos Dominguez, de São Paulo, capital. O primeiro projeto de paisagismo foi da Arquiteta Rosa Kliass, umas das mais importantes e respeitadas paisagistas do Brasil, ela é da cidade de São Paulo também, mas pouco do projeto original permaneceu até hoje (infelizmente, isso é algo comum em paisagismo, por causa da idade do projeto também). O projeto de paisagismo da nova praça de alimentação da expansão - chamada também de Boulevard Catuaí - é do Agrônomo Alexandre Furcolin, também da capital paulista.

Atualmente, o Grupo Catuaí está expandido as suas operações. O empresário Alfredo Khouri - dono do Catuaí - está empreendendo uma nova fase para o shopping, é a transformação do nome Catuaí em uma rede, como é a Multiplan e o Iguatemi, por exemplo. Agora, essa semana, irá inaugurar o Catuaí Shopping Maringá e já neste ano começou a construir o Londrina Norte Shopping, na Zona Norte daqui.  Além desses 2, está em fase de aprovação o Catuaí Shopping Cascavel! Todos esses projetos também são de autoria do Arquiteto Carlos Dominguez.

O viaduto da av. Madre Leônia Milito foi feito pelo ex-governador e atual senador Álvaro Dias, era um pedido do shopping e iniciou-se na gestão do saudoso ex-prefeito Wílson Moreira. É que sem o viaduto seria muito complicado e, praticamente, inviável chegar ao Catuaí, portanto, parte fundamental para o sucesso do empreendimento.

Um presente para Londrina nesse aniversário de 20 anos do shopping será a instalação da famosa loja internacional de departamento, Zara, que iniciará suas operações até o final deste mês e as obras estão a 1000km/h!!! O Catuaí também terá outras novidades ao longo deste ano ainda, aguardem!

Sim, antes de inaugurarem era para chamar "Eldorado", depois escolheram
"Catuaí", que era um tipo de café cultivado na região







Antes de começarem a construir, com a cidade ao fundo em 1989...











...20 anos depois, foto de 2009












A fachada de vidro pela entrada principal é o maior ícone do Catuaí...











...ali dentro estava previsto um "piano bar" e anos mais tarde transformou-se na boate Glass Night Club










Sim, o Carrefour foi inaugurado anos mais tarde e antes havia um mini
kartódromo no estacionamento dele...









...repare que a ocupação atrás do Catuaí intensificou-se nos anos 2000











Decoração de natal já estava sendo instalada durante o término das obras, o Catuaí tem tradição na cidade com a chegada do Papai Noel









Praça de eventos, as obras duraram pouco mais de 1 ano e meio











Escadaria de acesso para a "Glass", o shopping foi inaugurado no dia 21 de novembro de 1990











Boulevard Catuaí na 2ª expansão, inaugurada em 2008











Paisagismo e linguagem estética diferenciada na nova praça de alimentação












Fotos de autores desconhecidos.

7 comentários:

L.O. disse...

Nossa! 20 anos já? To velha mesmo!

Marcel disse...

Curioso é a imagem de 1989... Londrina já era vertical! A foto seguinte, de 2009, já mostra a verticalização da Palhano, q teve início a partir do ano 2000.

Acorda Londrina disse...

Muito Legal a materia.
Parabéns!

Leandro Dias disse...

A Glass ainda existe? moro no Litoral Paulista e visitei Londrina em Julho de 2000, tive o prazer de conhecer a Glass.

Marcel disse...

Leandro dias,

Não, fechou em meados de 2003.

Logo depois, onde era a concessionária da Mazda no estacionamento em frente a entrada para a Lojas Americanas (que hoje foi construída a segunda expansão), foi reformado todo o espaço para receber a Fashion Club, que tornou-se a principal boate da cidade em 2004, mas entrou em decadência no ano seguinte mesmo, fechando em 2006. Depois retransformaram em um espaço de eventos, a Joy.

Hoje, esta área é apenas um depósito do shopping.

Marcel disse...

Só atualizando também...

Há 1 ano, em agosto de 2011, o empreendedor Alfredo Khouri vendeu 70% do Grupo Catuaí para a BRMalls, a maior empresa de shopping centers do Brasil.

A transação incluindo as unidades em operação de Londrina e Maringá, mais a em obras do Londrina Norte e os projetos da de Cascavel, atingiu os r$800milhões!!!

Hoje, toda a administração é de responsabilidade da BRMalls e o Dr. Alfredo (como gosta de ser chamado), ainda participa com 30% da sociedade.

Anônimo disse...

Você tem alguma foto do boliche antigo que era no lugar da renner?