sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Londrina... 3ª maior cidade do Sul?

Saiu ontem à noite uma parcial do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que mostra a população total de Londrina. Assim como, todos já devem ter lido na Folha e no JL, ou assistido em t-o-o-o-dos os telejornais da cidade, Londrina está atrás de Joinville, em Santa Catarina, na contagem de população.

Isso significa que não somos mais a 3ª maior do Sul do país, apesar de que ainda não terminaram de contabilizar todos os dados... mas e daí? O quê isso muda para nós, londrinenses? E o quê isso muda para Londrina?
  • Alguns podem dizer que isso baixa a auto-estima da cidade e do londrinense, que passa a vê-la com menos pujança... (tem gente que viaja, né?)
  • Outros dizem que perdemos visibilidade nacional, afinal, o Sul tem 3 estados e Londrina sendo a 3ª maior cidade da região, colocaria a cidade em uma posição superior à Santa Catarina, elevando o status do Paraná... (uns viajam na maionese e outros viajam no complexo de superioridade!)
Enfim... o que REALMENTE muda pra nós isso é que a contagem até o momento coloca a cidade com pouco mais de 490 mil habitantes, ou seja, nem os 500 mil atingimos ainda! Assim, o repasse de verbas da União para o município será menor... A estimativa IBGE de 2009, coloca a cidade com 510 mil habitantes e previa para esse Censo 2010 um aumento para 525 mil!!! Então, não foi divulgado quais regiões ainda faltam ser levantadas, mas é uma diferença razoável entre o real e a estimativa, né... Joinville aparece com pouco mais de 509 mil habitantes até o momento também...

O Paraná também ficou aquém da estimativa, mas já ultrapassamos oficialmente os 10 milhões de habitantes! Curioso é que somente a cidade de São Paulo possui mais habitantes que a gente... No Brasil, Minas Gerais desponta com um aumento significativo, está agora com algo em torno de 20 milhões de habitantes, mas SP continua sendo o estado mais populoso, com quase 41 milhões. O terceiro colocado é o estado do Rio de Janeiro com 15 milhões. O Brasil está até o momento com 180 milhões de habitantes. Lembrando que em todos esses casos ainda falta terminar a contagem também.

Analisando estadualmente, cidades como Foz do Iguaçu e Cascavel não cresceram como previa o instituto... aliás, estão BEM atrás do previsto... Foz do Iguaçu estava estimada em 310 mil e não chegou nem nos 255 mil, já em Cascavel não foi tão errado, mas já mudou a perspectiva de atingir os 300 mil habitantes em 2012... Maringá, ao contrário, superou a estimativa e está com 349 mil até agora! Ah, a nossa capital Curitiba continua sendo a maior do Sul, mas também está muito atrás da estimativa, quase 200 mil a menos!!! Essas estimativas vocês podem conferir no post "Leia! Londrina na Veja!".

Assim, por quê há essa estimativa? Justamente para o IBGE ir atualizando os dados referentes aos levantamentos quantitativos da população para que o governo possa enviar verbas e planejar ações com investimentos nas cidades, regiões, estados...

Centro de Londrina, o planejamento urbano dos últimos anos deixou a desejar ou a cidade que não soube aproveitar as oportunidades, foto de Íris Perfetto








 

Porém, vimos que o instituto precisa urgentemente rever o seu método de levantar essas estimativas porque houve erros gritantes na maioria das cidades paranaenses! Mas, pouco interessa se somos a 3ª ou a 4ª cidade do Sul do país... Quantidade não é qualidade, não é mesmo? Temos que zelar e prezar pelo que temos hoje e, assim, melhorarmos cada vez mais a nossa cidade, preparando-a para o futuro.

Mas, têm os que criticam porque se a cidade não cresceu tanto desde o Censo 2000, significa que não há todo esse interesse por parte das pessoas em morar e viver aqui... Porém, a pujança econômica continua porque temos excelentes índices comerciais e de serviços, como as vendas do comércio, as contratações com carteira de trabalho, os impostos recolhidos, etc... A indústria vem crescendo na cidade, mas ainda não contrata tanto... Mas o curioso é ver como Cambé cresceu! A cidade teve um salto justamente por ser uma cidade dormitório com fácil acesso a Londrina e com terrenos mais baratos.

Vamos aguardar o resultado final do IBGE antes de concluirmos essas breves análises...

3 comentários:

Comunicação e Imprensa Alex Canziani disse...

O deputado federal Alex Canziani (PTB) sugeriu ontem (11) ao prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), que lidere uma campanha municipal pelo recadastramento do Censo 2010, para mostrar a realidade populacional do município, que ficou abaixo dos 510 mil estimados pelo próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Segundo os dados preliminares do IBGE, existem 493.358 londrinenses morando nas zonas urbana e rural.

“A liderança política de maior expressão da cidade é sempre o prefeito. Ele tem que estar à frente desse processo, e sempre com o nosso apoio e colaboração”, justifica o parlamentar, para quem Londrina tem mais de 500 mil habitantes. “É importante levantarmos a realidade para que o município não seja prejudicado, inclusive em relação aos repasses de verbas e até em representações políticas.”

Ainda de acordo com o deputado, rebaixar o número de habitantes, frustrando a expectativa de todos, afeta o orgulho e a autoestima das pessoas, fatores que precisam ser evitados, “daí a importância de os números serem realmente consistentes”.

Canziani sugere que a mídia local – rádios, jornais, TVs, sites noticiosos e blogues de internet – também entre numa campanha maciça para divulgar as opções para as pessoas se cadastrarem no censo.

O escritório do IBGE da cidade disponibiliza telefones específicos para os não-recenseados: 3025-2516, 3025-2517 e 3025-2518. Tem também o 0800-721-8181. Além disso, o instituto abriu um serviço nacional para atender casos do gênero pela internet. O endereço é www.ibge.gov.br e www.censo2010.ibge.gov.br/cadastro_nao_recenseado.php. O órgão promete entrar em contato em 72 horas para agendar a visita do recenseador.

De acordo com a coordenadora do Censo em Londrina, Ângela Maria Barbosa, a coleta dos dados no município deverá ser encerrada oficialmente na próxima semana: “Eu mesma vou passar o sábado, domingo e feriado pesquisando”, salientou. Conforme disse, ainda existem cerca de 5 mil domicílios fechados, que no final serão contabilizados pela média populacional a ser apurada.

IMPORTANTE – Segundo o instituto, as informações de natureza demográfica obtidas pelo Censo são primordiais para a elaboração das projeções e estimativas populacionais que servem de base para o desenho das políticas das áreas de saúde, previdência e educação da população em geral e de assistência a grupos específicos como mulheres, crianças, adolescentes e idosos, mas também servem de parâmetro, por exemplo, para a distribuição das verbas federais aos fundos estaduais e municipais e para definir o número dos representantes dos cidadãos nas Câmaras Municipais.

Ontem de manhã, durante entrevista coletiva na Prefeitura, Barbosa Neto ratificou os prejuízos que uma população menor pode acarretar para a cidade, incluindo a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e possibilidade da perda de duas cadeiras na Câmara de Vereadores. “Além disso, o londrinense tem orgulho de morar na terceira maior cidade do sul do Brasil, posição agora conquistada por Joinville, segundo dados do Censo 2010”, lamentou o prefeito londrinense.

IMÓVEIS FECHADOS – Conforme o Núcleo de Comunicação da Prefeitura, Barbosa Neto depositou confiança na possível revisão do IBGE, principalmente nas casas e apartamentos da cidade que estavam fechados, argumentando que o índice populacional apresentado não é compatível com os níveis de crescimento registrados pelo município.

Comunicação e Imprensa Alex Canziani disse...

Para auxiliar neste propósito, a Prefeitura deverá colocar um link na sua página da internet, e criou o email censolondrina@londrina.pr.gov.br. Quem não recebeu a visita do Censo deverá mandar os dados cadastrais básicos (nome, endereço e telefone) para que a Assessoria de Ordem Urbana e Rural faça o encaminhamento dos dados ao IBGE.

Os dados preliminares do Censo 2010 foram publicados no Diário Oficial da União de quinta-feira passada. A última contagem havia sido feita no ano 2000, quando Londrina havia registrado 447.065 moradores.

------------------------------
SERVIÇO DE IMPRENSA - Escritório Alex Canziani
(43) 3339-2001, 9995-1403.
Londrina-PR.
www.alexcanziani.com.br
www.twitter.com/canzianialex

Comunicação e Imprensa Alex Canziani disse...

Condomínios fechados complicam censo em Londrina. Receios dos moradores podem prejudicar coleta de dados e influenciar negativamente resultado final da pesquisa.

Por questão de insegurança e receio, moradores dos condomínios horizontais de Londrina, especialmente os da região Sul e da Gleba Palhano, têm complicado o trabalho dos recenseadores. A falta da coleta de dados por parte do IBGE nessas localidades pode prejudicar a contagem censitária do município, que hoje tem 497 mil habitantes, segundo o levantamento preliminar dos técnicos do instituto, divulgado hoje de manhã (18) durante solenidade de lançamento do movimento “Londrina 500 Mil”, na Prefeitura.

“As pessoas têm que ter consciência da importância do censo. Não tem cabimento [não responder à pesquisa oficial] e é uma questão de cidadania”, avalia o deputado federal Alex Canziani (PTB). O deputado foi quem sugeriu a campanha ao prefeito Barbosa Neto (PDT), na intenção de conscientizar as pessoas a contatarem o IBGE para o recenseamento.

O ato para marcar a campanha reuniu mais de 60 pessoas no saguão da Prefeitura. A solenidade, liderada pelo prefeito, contou com a presença de autoridades, representantes da sociedade civil e com integrantes da equipe do IBGE responsável pelo Censo 2010. Por causa de suas atividades em Brasília, Canziani mandou uma representante ao ato.

O inconformismo dos presentes quanto ao recenseamento em Londrina foi marcante no evento. O problema dos condomínios fechados foi um deles.

O gerente da Sanepar em Londrina, Oscar Fernandes, lembrou, na ocasião, que existem 170 mil ligações de água, o que, de acordo com a companhia de saneamento, representa uma taxa de ocupação de aproximadamente 530 mil pessoas.

Segundo a coordenadora do Censo do IBGE em Londrina, Ângela Maria Barbosa, a cidade possui cerca de 3.700 domicílios fechados.

Quem ainda não foi recenseado tem à disposição várias formas de contato com o IBGE para pedir a visita do pesquisador. A Prefeitura também criou opções, como o 0800-400-0500 e o email censolondrina@londrina.pr.gov.br, para o encaminhamento de informações. A Guarda Municipal está disponibilizando o telefone 153 e a Sanepar também aderiu, através do número 115.

A pesquisa de campo do IBGE vai até dia 26.

------------------------------
SERVIÇO DE IMPRENSA - Escritório Alex Canziani
(43) 3339-2001, 9995-1403.
Londrina-PR.
www.alexcanziani.com.br
www.twitter.com/canzianialex