terça-feira, 6 de julho de 2010

Eleições 2010: Governador PR

Já é notório que Osmar Dias (PDT) realmente irá se candidatar, afinal, seu irmão Álvaro Dias (PSDB) não será mais vice na chapa de José Serra (PSDB). É que os irmãos Dias nunca se enfrentariam em uma eleição direta, por isso, eles disputam a vaga no Senado no esquema popularmente conhecido como 2x1 (contextualizando... cada estado da federação possui 3 senadores, sendo que cada um dos senadores possui um mandato de 8 anos, mas são eleitos 2 em uma eleição e 1 em outra, a deste ano terá 2 vagas em aberto).

Porém, conforme reportagem da revista Veja desta semana, Osmar Dias teria deixado de lado este acordo entre hermanos e lançado sua candidatura no PR, o que fez com que José Serra perdesse força dentro do DEM para alavancar a candidatura para vice de Álvaro Dias. O que isso muda? Muita coisa!

Se Álvaro Dias fosse vice de José Serra e Osmar Dias continuasse no acordo hermano, a eleição no PR já estava decidida a favor do PSDB com Beto Richa elegendo-se governador facilmente. E, quiçá, no âmbito nacional! Afinal, Dilma perderia palanque no PR e isto poderia render uma vantagem de 1 a 2 milhões de votos para o Serra somente no estado. O que é considerado muito para esta eleição que promete ser muito apertada.

Porém, não é o que acontecerá. Teremos uma eleição para o governo do estado polarizada entre Osmar Dias 12 (PDT) e Beto Richa 45 (PSDB). O que é bom para Londrina? Qualquer um! Tanto o Osmar, quanto o Beto vieram do interior e tratarão de preocupações relevantes para nós - o que não vem sendo feito há muito tempo desde os 8 anos de Jaime Lerner e os 8 anos de Requião. Osmar Dias é do mesmo partido do nosso prefeito Barbosa Neto, possui 2 mandatos como senador e tem sua base eleitoral em Maringá, suas maiores qualidades são no trato da questão rural. Beto Richa é filho do nosso ex-prefeito e ex-governador José Richa, possui 2 mandatos como prefeito de Curitiba e é londrinense, apesar de ter se mudado jovem para a capital quando seu pai se tornou governador, suas maiores qualidades são na experiência de governar uma cidade exemplo de planejamento urbano (mesmo com os defeitos da capital, Curitiba ainda possui ótimas experiências na área, tanto de gestão, como de idéias).

Beto Richa à esquerda e Osmar Dias à direita (ou seria ao contrário?)












Esses são os meus pontos de vista sobre o que teremos para esta eleição. Um lado mais rural e outro mais urbano. Considerando que o PR hoje é mais urbano do que rural e que, mesmo assim, ainda é o maior produtor de grãos do país e possui um dos maiores rebanhos de animais também, esta eleição será benéfica para o estado com qualquer um que vencer. Resta-nos saber quem será o presidente...

As pesquisas no PR indicam Serra com mais de 40%, na eleição passada em 2006, Londrina deu 83% para Alckmin (PSDB) e na eleição retrasada em 2002, Londrina foi com mais de 50% para o Serra. E, em 2006 também, Londrina teve mais de 70% dos votos para o Osmar, que estava disputando o governo do estado naquela ocasião. Lembrando que nesta eleição, Requião (PMDB) foi eleito com uma diferença de apenas 10 mil votos e só em Londrina a diferença foi maior que 140 mil votos!

Ou seja, muita coisa pode acontecer nesta eleição ainda, o que nos conforta é, que tanto Osmar Dias 12, quanto Beto Richa 45, serão benéficos para Londrina. Considerando a minha humilde opinião, é claro.

Foto de autor desconhecido.

Nenhum comentário: