domingo, 11 de julho de 2010

"Senhoras e senhores... o FML começou!"

E começa a edição 2010 do Festival de Música de Londrina, o FML. Novamente, sob os cuidados de Marco Antonio de Almeida, diretor do evento, o festival deste ano contará com mais de 70 apresentações divididas em palcos espalhados pela cidade, como os teatros Ouro Verde, Zaqueu de Melo e Marista, além de outros espaços, como os bares Valentino, Menina e Estação Café Brasil, e a Vila Cultural Cemitério de Automóveis, entre outros.

Marco Antonio de Almeida, diretor de 13 edições do FML, foto de autor desconhecido












Em 2010, o FML comemora 30 anos! O clima comemorativo desta 30ª edição promete agitar ainda mais a cidade. Os principais patrocinadores deste ano são a Prefeitura de Londrina, a Petrobrás, o Governo do Paraná (Sanepar, Copel e UEL), a Caixa Econômica Federal e empresas locais - Plaenge, Sercomtel, Unimed Londrina, Fiat Marajó, Colégio Maxi e Citroën Verniê.

E, como sempre, o diferencial do festival será a programação pedagógica com cursos, concursos e simpósios. Terá também apresentações internacionais, como Julija Botchkosvskaia, Maria Guinand, Daisuke Soga, entre outros. Logicamente, não poderia esquecer as raízes tupiniquins com apresentações brasileiras, com destaque para a homenagem aos 100 anos de Noel Rosa e shows de Arrigo Barnabé e Fafá de Belém. Haverá também concertos com homenagens aos 200 anos de Robert Schumann e Frédéric Chopin, e aos 300 anos de Giovanni Battista Pergolesi.

O 30º FML foi lançado no dia 23 de maio, era um domingo, e lotou o Teatro Ouro Verde. Era um concerto da OSUEL (Orquestra Sinfônica da UEL), aberto ao público. A edição 2010 irá de 10 a 25 de julho, os ingressos podem ser adquiridos no Teatro Ouro Verde pelos valores de R$5 a R$20 (depende do evento) e a bilheteria fica aberta a partir das 11h00. Confiram a programação neste link do festival. Há eventos gratuitos também.

Lançamento do 30º FML com apresentação da OSUEL, no Teatro Ouro Verde, foto de Elvira Alegre











Ah, e não percam a abertura oficial do festival, que será amanhã, segunda-feira, dia 12, no Teatro Ouro Verde, às 20h30. Será uma homenagem a Londrina e aos 30 anos do evento, tendo o diretor do FML, Marco Antonio, como solista no piano, a presença ilustre de Maria Guinand, da Venezuela, na regência do coral, a participação especial de Fafá de Belém, cantando o "Hino a Londrina" e o regente geral será Norton Morozowicz, um dos fundadores do FML. Após o evento, nas escadarias do teatro, terá apresentação do Grupo Ishindaiko, às 22h00.

Bem-vindos ao "30º Festival de Música de Londrina"!

Nenhum comentário: