quinta-feira, 29 de julho de 2010

"Relojão" descaracterizado...

Voltando aos assuntos do blog... Este post poderia ser da seção "Você sabia?", mas devido a descaracterizações recentes será mais denunciativo mesmo.

Aproveitando a discussão sobre a Lei Cidade Limpa londrinense, eu andei reparando as atrocidades que um estabelecimento comercial vem causando em nossa cidade desde sua vinda para solo pé-vermelho há pouco menos de 5 anos. Refiro-me a poluição visual que a Farmácia Nissei vem fazendo em todos os pontos no qual se instalou.

Mas o pior de todos foi mexer na caracterização de um prédio tão importante na história de Londrina, o Ed. América. Ao se instalar no térreo deste edifício, começaram as descaracterizações:
  • tamparam parte das esquadrias que seguem o corpo do edifício;
  • mudaram as cores do térreo em relação ao conjunto da obra;
  • colocaram vários letreiros (5 letreiros em pouco mais de 20m de fachada!!!);
  • pintaram o "relojão" que fica no topo do edifício.
Ou seja, não contente em descaracterizar o térreo do América, resolveram descaracterizar TAMBÉM o nosso “Relojão”! Importantíssimo marco no Centro e na história da cidade, que agora é amarelo, uma cor berrante para algo que já chama a atenção por si só. Londrina completou 75 anos, uma cidade nova que ainda não aprendeu a preservar sua história e os símbolos que a representam.

Pra quê os 5 letreiros??? Acho que tem gente de marketing e propaganda meio desatualizados... E pra quê pintar o "Relojão" de amarelo??? Então, quer dizer que a imagem da marca é mais importante do que a imagem do monumento diante a história de Londrina?

Na época, houve protestos tímidos da Secretaria de Cultura, mas ficou só nisso também... Esse é o grande problema de Londrina: muita gente quer falar, mas tem vergonha ou medo... O mesmo vale pra reforma do Calçadão, quando os orgãos e entidades competentes resolveram se pronunciar, já era tarde e tava feita a ca-ga-da!

Precisamos de gente mais antenada na Prefeitura com o nosso patrimônio arquitetônico e histórico... Espero que com a Lei Cidade Limpa e com a Lei do Patrimônio Histórico, que ainda será aprovada, o Poder Público possa agir com mais rigidez e evitar que essas falhas passem impunes.

Aproveitando, fica novamente a discussão sobre qual paisagem urbana queremos para a nossa cidade, a dos outdoors e letreiros passageiros e provisórios ou a dos monumentos que sempre existirão (ver post "Lei Cidade Limpa: sim ou não?" e "Poluição visual... E a paisagem urbana?")?

O Ed. América é projeto de 1957, seu autor é o Arquiteto-Engenheiro João Serpa Albuquerque, de São Paulo, o "relojão" mede 6,5x6,5m e possui uma base com 3,5m de altura, foto de Yutaka Yasunaka (vista a partir do Bosque, repare na antiga Catedral)











O edifício concentrava os escritórios de corretores e exportadores de café na "Capital Mundial do Café", como Londrina era conhecida na época, ele era considerado o centro nervoso da cidade e foi totalmente abalado na geada de 1975, que dizimou os cafezais, foto de Yutaka Yasunaka (vista a partir do Ed. Bosque)









O "relojão" sempre foi branco e, agora, ele é amarelo por causa da marca que o mantém... durante toda a sua história, ele já teve 4 patrocinadores: BCN, Banco América, Livraria Central e Sercomtel - todos mantiveram a cor original, por quê o quinto patrocinador tinha que ser diferente??? Foto do autor















E não contente, descaracterizou o térreo do edifício e tudo sob a justificativa de que está fazendo um "favor" para a cidade ao cuidar do prédio histórico... "cuidar" virou sinônimo de "acabar"??? Foto do autor

5 comentários:

Dona de primeira viagem disse...

Não, o relojão amarelo foi o fim.... ngm merece, descaracterizou completamente mesmo.
Vamos ver como vai ser esse cidade limpa na prática aqui!

Ronaldo Gusmão disse...

Absurda a descaracterização. Mas onde estão os londrinenses apaixonados para restabelecer o símbolo. Sinto muito, mas o Relojão só está assim porque não tem alma londrinense que se disponha à sua salvação. Aí quem ganha é o capital mesmo, ainda que em tom amarelo-mal-gosto.

Marcel disse...

Ronaldo, o problema nem é a falta de patrocínio, lógico que sem patrocínio não funciona também, mas nem há um incentivo para que uma empresa se interesse em patrocinar também.

O problema principal foi que mudou um símbolo há mais de 50 anos na cidade em prol de uma marca que não está há 5 anos aqui... A Nissei é a quinta patrocinadora do "relojão" e nenhum outro mudou a cor dele, pq eles tinham q mudar???

Ronaldo disse...

Marcel,
Quando digo sobre a falta de londrinense para bancar o Relojão, lembro que ele ficou parado, sem funcionar, por um bom tempo, exatamente porque, aqui, ninguém colocava a mão no bolso para o custo de sua manutenção (que não é barata).
Tá amarelo, tá feio, mas tá funcionando... O londrinense não concorda com a cor? Simples! Juntem-se (eu tô dentro, desde que no limite das minhas possibilidades $) para associar-se, convênio, ACIL, Igrejas, Poder Público, enfim, para reaver sua manutenção e... mudar a cor.
Abs

paulo a. chenso disse...

parabéns pela crítica, pelas fotos, e pelo amor à Londrina. Se todos fizessem o que você fez, talvez (mesmo que remotamente) nossos ilustres vereadores poderiam tomar uma posição e exigir da dita farmácia o retorno imediato da cor original do relojão e, de quebra, baixar a bola daquela vitrine horrorosa.