sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Palestra: "Comércio, cidade e revitalização urbana"

Segunda-feira, dia 13 de setembro, será realizada a palestra "Comércio, cidade e revitalização urbana: um cenário de competitividade", ministrada pela prof. Dra. Arquiteta e Urbanista Corinna Morandi, que apresentará estudos de caso mostrando a relação das atividades comercias com o tecido urbano das cidades de Barcelona e Milão. Falará diretamente dos centros comerciais planejados (shopping centers, outlets, lojas de departamento, etc) em conjunto com os centros comerciais não planejados (centros históricos, ruas comerciais, etc), e quais as implicações desse convívio no impacto dos municípios, tanto localmente, como regionalmente. Apresentará também análises interessantes com pontos de vista diferenciados sobre esta questão, como não só a análise pontual das estruturas, mas todo o conjunto com a população diretamente influenciada e as políticas públicas necessárias. 

Corinna Morandi é arquiteta e urbanista na Itália, estará em São Paulo semana que vem pela USP e em Londrina no dia 13 de setembro pela UEL











Corinna Morandi é doutora em Arquitetura e Urbanismo e membro do "Programas de Doutoramento em Planificação Urbana, Territorial e Ambiental", do programa internacional "Spatial Planning and Urban Design" do Departamento de Arquitetura e Planejamento do "Politecnico di Milano" (Politécnica de Milão, na Itália), e do "Istituto Nazionale di Urbanistica (INU)". Ela é também consultora do "L'Instituto de Urbanistica del'Universidad de Valladolid", diretora do Laboratório Urb&Com e da comissão técnica científica do "Assessorato Commercio, Fiere e Mercati della Regione Lombardia" e participa da comissão editorial da revista "Territorio, Urbanistica Informazioni e Ciudades".

Ela está no Brasil por causa do "III Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade: uma relação de origem", o 3º CInCCi, promovido pela FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) e organizado pela prof. Dra. Arquiteta e Urbanista Heliana Comin Vargas (aquela que veio ministrar a palestra "Mídia exterior e a paisagem urbana" na UEL, ano passado, que eu comentei no post "Poluição visual... e a paisagem urbana?"). Então, este colóquio é um dos mais importantes do país na área do comércio urbano e apresenta inúmeros estudos de diversos autores sobre a atividade comercial e o tecido urbano, as cidades. Essa 3ª edição ocorrerá de 8 a 10 de setembro no prédio da FAU-USP mesmo, que fica dentro da Cidade Universitária, em São Paulo, SP.

Em 2008, durante o meu TFG (Trabalho Final de Graduação) acabei participando da 2ª edição do evento por causa do tema do meu trabalho, que era justamente sobre "comércio urbano". Fui incentivado pela minha orientadora, a prof. Drda. Arquiteta e Urbanista Eloísa Ribeiro Rodrigues, que está fazendo doutorado na área de comércio também e é orientanda da Heliana Vargas. Aliás, foi esse contato da Eloísa com a Heliana que proporcionou a realização desta palestra aqui em Londrina.

A palestra será no auditório do Consórcio União, na av. Higienópolis, 2400, às 19h30 e as inscrições são gratuitas. Os interessados podem se inscrever no Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da UEL, fica no prédio do CTU (Centro de Tecnologia e Urbanismo), dentro do campus. As vagas são limitadas e é obrigatória a retirada do convite no DAU. Ah, e quem quiser certificado já deve fazer a sua requisição no DAU também. Maiores informações pelo telefone 43-3371-4535.

A palestra é uma parceria da UEL com a USP e está sendo coordenada pela prof. Drda. Eloísa Ribeiro Rodrigues e pela prof. Dra. Milena Kanashiro.

6 comentários:

C. B. disse...

ai que legal!

H. S. disse...

vai ser em ingles, italiano ou portugues?

C. B. disse...

nossa nem tinha pensando nisso.. eu acho que tem que ser em italiano.

H. S. disse...

aih soh meia duzia entende, otimo hehe
tem q ser em ingles no minimo neh...

Marcel disse...

Então, se ela falar em italiano, terá tradução simultânea em inglês e português. Se ela já falar em inglês, logicamente, será apenas traduzida para o português.

Marcel disse...

Apenas atualizando...

A palestra ocorreu muito bem, a Corinna é uma senhora muito simpática e demonstrou dominar muito bem a sua área de pesquisa ao apresentar os impactos dos centros comerciais planejados (shoppings, lojas de departamento, etc) na malha urbana de Milão e as intervenções positivas feitas pelo Poder Público e iniciativa privada nos centros comerciais não planejados, vulgo, as ruas de áreas centrais já consolidadas das cidades. Mostrou esses bons exemplos em cidades de Portugal, Inglaterra e França, na qual o grupo de pesquisa dela atuou.

Corinna apresentou em inglês e a palestra foi traduzida em linhas gerais para o português pela prof. Eloisa Ribeiro, uma das coordenadoras da palestra e responsável por trazer a arquiteta italiana aqui para Londrina.

O auditório lotou a capacidade, beirando as 300 pessoas e contou com inúmeras personalidades importantes da nossa cidade, como os professores da UEL e UniFil, o presidente do IAB, o presidente do CEAL, representantes de escritórios de planejamento urbano, representantes da ACIL e outros empresários locais, além do presidente do IPPUL e alguns outros funcionários da Prefeitura.