sábado, 4 de setembro de 2010

Celebração da primavera... "Londrina Matsuri"!

A primavera ainda não começou, mas hoje já começa o "8º Londrina Matsuri"! O "festival da primavera" será realizado de 4 a 7 de setembro, no Parque Ney Braga. Em conjunto com a "ExpoJapão", promovida pela ACEL e que acontece no início do outono, o "Londrina Matsuri" completa a programação da comunidade japonesa em Londrina.

A programação conta com muitas atrações e atividades para os visitantes no evento que exalta a cultura japonesa e a integração entre os povos. Terá todos os dias degustação gratuita de Nagashi Sômen (macarrão na correnteza), apresentação de Matsuri Dance, com banda ao vivo, e Bon Odori (dança interativa folclórica). Também têm apresentações musicais e danças típicas, como Yosakoi Soran, Eisá, Aikido e Taiko, além de atividades em que o público poderá interagir e participar, como na ginástica Tai Chi Chuan.

Apresentações musicais e artísticas estão novamente presentes nesta 8ª edição, assim como, a famosa culinária japonesa











Para complementar a lista de atrações haverá oficinas de compostagem, pintura, origami, pipa, robótica, e muitas outras. Além de workshops nas áreas de Engenharia de Alimentos, Gastronomia e Gestão Ambiental. E, pela primeira vez no evento, o artista Arlindo Monteiro fará a exposição e montagem de suas esculturas em palitos de fósforo, o escultor vem de Maceió especialmente para participar do festival. O "engenheiro de pipas" Ken Yamazato também vem a Londrina para ministrar oficinas no "Londrina Matsuri". Durante todo o evento, os visitantes poderão admirar as obras em miniatura e conferir a revoada das pipas. Pelo segundo ano consecutivo, será realizado o "Concurso Meio Ambiente – Melhores Práticas", com premiação para os vencedores. Já para a criançada estão programadas diversas atividades no "Espaço Criança", como oficinas e brincadeiras na cama elástica e tobogã inflável.

A celebração da cultura japonesa também celebra a união por todos os povos, é uma forma da comunidade oriental agradecer pela terra que escolheram e pela receptividade dos brasileiros








Os apreciadores da culinária japonesa poderão se deliciar na área gastronômica, degustando porções de sushi, yakimeshi, sashimi, sukiyaki, yakissoba, tempurá e outros pratos típicos. Objetos e peculiaridades orientais terão espaço nos estandes da área comercial.

A solenidade de abertura do "8° Londrina Matsuri" acontece hoje, dia 4 de setembro, no Parque Ney Braga. Funciona das 10h00 às 23h00 todos os dias, com exceção no dia 6, segunda-feira, que abre a partir das 16h00. Os ingressos custam R$2,00, idosos e estudantes pagam meia. Há o estacionamento oficial, aquele que fica dentro do Parque, e custa R$5,00 o dia inteiro. O "festival da primavera" é realizado pelo Grupo Sansey, entidade cultural e beneficente, sem fins lucrativos.

Fotos de autores desconhecidos.

(sic)

Nenhum comentário: