Hoje, o Festival Demo Sul dá início à programação da sua 10ª edição. O evento já é um tradicional encontro das bandas independentes de todo o país há 10 anos. Foi idealizado por Marcelo Domingues e é produzido pela Braço Direito Produções. Anualmente, a música independente tem espaço nos principais palcos de Londrina, sendo considerado o maior festival do gênero no Sul do país.
Inicialmente, foi criado para fortalecer a cena musical da região, possibilitando a descoberta de novos artistas e, paralelo ao festival, sempre acontece a Feira Demo Sul, que abre espaço para o intercâmbio entre público, produtores, músicos, jornalistas, lojistas e outros interessados em compor um modelo cooperativo baseado nos princípios da economia solidária. Além da simples oferta de produtos, a intenção é dinamizar os bens e serviços organizados por cada segmento e impulsionar a cena independente.
Também paralelo ao festival, surgiu em 2006 o projeto "Noites Demo Sul", como uma espécie de prévia do evento, na qual as bandas selecionadas de Londrina se apresentam em pocket shows, com o objetivo de mostrar as composições próprias e atrair o público para o festival, além de já ir cativando a audiência. A idéia teve uma repercussão tão positiva que em 2007 potencializaram o projeto e, assim, a cada edição, uma banda de outro estado é convidada para se apresentar ao lado das atrações locais.
Há 10 anos abrindo espaço para as bandas independentes do Sul
Conforme eu disse no começo, neste ano, o Festival Demo Sul está completando 10 anos de existência! A organização preparou uma série de novas atividades na programação. Assim, o Demo Sul vai ter a duração de 9 dias, entre 15 e 23 de outubro, e terá 28 bandas que vão se revezar em 4 espaços diferentes. A abertura está marcada para o dia 15 de outubro, na Concha Acústica. Também no mesmo dia, acontece a Feira Demo Sul.
Outra ação importante que o festival vai trazer neste ano são as atividades formativas, entre 18 e 20 de outubro estão programados 2 workshops e 2 oficinas, e tudo com inscrições gratuitas. Para os guitarristas a fim de trocarem experiências, Marco Tureta - compositor, instrumentista e produtor - vai ministrar um workshop de guitarra. Os baixistas também terão sua vez e aprenderão um pouco com Ebinho Cardoso, expoente da nova geração de baixistas brasileiros que toca jazz e fusion. Já direto da rádio da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o pessoal do projeto "Independência ou Marte" vai ministrar uma das oficinas, que pretende ensinar para os participantes como montarem suas próprias rádios na internet. E, em parceria com a Kinoarte, o Demo Sul também vai oferecer gratuitamente uma oficina de produção de videoclipes. A idéia é capacitar o público interessado em produzir seus próprios mecanismos de mídia como uma maneira de fortalecer sua autonomia como produtores.
Tem também o "VI Simpósio de Música Independente", que está marcado para acontecer no dia 21 de outubro. Com inscrições gratuitas, o simpósio é um espaço para a discussão e a reflexão do que vem sendo feito na cena independente.
Uma grande novidade deste ano são as "Prévias Demo Sul". As prévias vão acontecer nos dias 3, 4, 10, 11 e 12 de setembro e a curadoria do festival vai selecionar, por meio de edital, 25 bandas para participarem dos shows das prévias e o público poderá escolher quais bandas vai querer assistir quando o festival começar em meados de outubro.
Consolidado cada vez mais como um evento que não só busca mostrar o que tem sido feito na música independente, mas também que organiza ações visando seu debate e seu fortalecimento. Nestes 10 anos de existência, o Demo Sul abriu espaço para as mais diversas bandas independentes da cena local e grupos de reconhecimento nacional e internacional. Nomes como Mudhoney, Nação Zumbi, Edgar Scandurra, Cachorro Grande e Júpiter Maçã já figuraram nos palcos do festival. Alem disso bandas como Trilöbit, Macaco Bong, Porcas Borboletas, Moveis Coloniais de Acaju e The Brown Vampire Cats tiveram suas carreiras impulsionadas com o apoio do festival.
A 10ª edição do Festival Demo Sul conta com o patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Londrina.
(sic)
(sic)
Nenhum comentário:
Postar um comentário