terça-feira, 28 de setembro de 2010

Eleições 2010: disputa acirrada no PR

O candidato Beto Richa (PSDB) impugnou as últimas pesquisas que seriam divulgadas semana passada. Ouvindo um interlocutor de dentro do partido, descobri que a estratégia é deixar o eleitor no escuro, não deixá-lo influenciado pelos resultados da pesquisa.

A campanha de Osmar Dias (PDT) já acha o contrário, que eles passaram o candidato adversário e não querem que seja divulgado. Porém, ninguém sabe o resultado oficial da pesquisa (apenas o próprio instituto e a RPC que o contratou). E outra... ambas as campanhas concordam que o clima está bem competitivo e não se sabe nada ainda... Como assim?

É que podemos decidir no 1º turno pra qualquer um dos lados, assim como, podemos ir para o 2º turno! Ou seja, o que antes estava praticamente certo ser decidido no 1º turno (ver post "Eleições 2010: PR decide no 1º turno"), agora está super disputado.

Beto e Osmar, quem será o governador?














Por quê Osmar cresceu tanto? Será que foi as constantes imagens do presidente Lula no programa dele? Será que foi o chororô dele em comícios? Ou o quê? É que a meu ver, ambos os candidatos são muito parecidos, tanto em gestão, como em propostas. Acredito que qualquer um que vencer será bom para o Paraná, porém, muitos agricultores não gostam nada da aproximação de Osmar com o PT por causa do MST... Assim como, muita gente não gosta de Richa por causa de Lerner...

Analisando a evolução das pesquisas do Datafolha, temos o seguinte quadro:
  • Beto Richa
43% - 46% - 44% - 45% - ???
  • Osmar Dias
38% - 33% - 38% - 40% - ???
O Ibope aponta quase os mesmo números, com uma diferença oscilando entre 2 e 3% a mais pro Beto Richa em todos os levantamentos, já para Osmar os números são praticamente os mesmos. Até a última pesquisa, tínhamos decisão no 1º turno a favor do Beto Richa, considerando os votos válidos. Vejo também que Beto parou de cair e está estável, Osmar conseguiu votos dos indecisos, afetou pouco a campanha tucana. Mas, ainda assim só saberemos se for divulgada alguma pesquisa durante a semana ou apenas no domingo mesmo...

Aliás, hoje tem debate na Rede Globo! Considerado o principal debate das eleições, a Rede Globo transmitirá a partir das 22h00, após a novela "Passione", com mediação da Jornalista Sandra Annenberg e contará com a presença de Beto Richa (PSDB), Osmar Dias (PDT), Paulo Salamuni (PV) e Luiz Felipe Bergmann (PSol).

Foto de autor desconhecido.

Nenhum comentário: