sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Eleições 2010: PR decide no 1º turno

Saiu ontem as pesquisas Datafolha e Ibope sobre a eleição para o governo do Paraná. Não mudou muito em termos de números das pesquisas anteriores, mas pela primeira vez em ambas as pesquisas aparecem Beto Richa (PSDB) vencendo no 1º turno a eleição para governador! Há muitas eleições isso não acontecia no Paraná, eleger um governador em 1º turno! Osmar Dias (PDT) não deve estar tão contente com as suas escolhas e alianças... Vamos aos números:
  • Ibope:
Beto Richa com 50%
Osmar Dias com 34%
Brancos/nulos/indecisos somam 15%

*Considerando a margem de erro, Beto tem entre 47 e 53%, Osmar fica entre 31 e 37%.
  • Datafolha:
Beto Richa com 47%
Osmar Dias com 34%
Brancos/nulos/indecisos somam 18%

*Considerando a margem de erro, Beto tem entre 44 e 50%, Osmar fica entre 31 e 37% também.
Ou seja, contando apenas os votos válidos (contextualizando... votos válidos são apenas os votos em algum candidato, que é o que vale para eleger alguém, assim, exclui os votos brancos e nulos), o Beto venceria com larga vantagem, o Ibope calculou algo em torno de 59%.

Saiu também a pesquisa presidencial e mostra Dilma Roussef (PT) vencendo no 1º turno também o candidato José Serra (PSDB). O que é estranho nessas pesquisas presidenciais é que mostraram Dilma pela primeira vez vencendo Serra no Paraná e em São Paulo, estados em que os candidatos tucanos estão vencendo no 1º turno! Geraldo Alckmin (PSDB) está com 54% das intenções, contando apenas os válidos avança para mais de 60%... Algo está MUITO estranho nessas pesquisas presidenciais, nem o presidente Lula estava vencendo tão folgado assim na eleição de 2006! Ontem, o programa na TV do Serra atacou diretamente a falácia do programa da Dilma, que ontem tratou do "Bolsa Família".

Aliás, eu acho um absurdo o PT ficar falando tanto do "Bolsa Família", eles apenas reuniram em um nome só todos os programas sociais criados pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), como "Bolsa Escola", "Auxílio Gás" e "Bolsa Alimentação"! Na época, Lula criticava ostensivamente esses programas como esmolas para os pobres, como compra de votos, "comprando pela barriga"! Irônico como são as coisas, né? Acho MUITO interessante assistir a este vídeo antes de decidir seus candidatos a presidente, tem em torno de 1 minuto e meio, e mostra o Lula vangloriando o "Bolsa Família" durante o seu governo e depois criticando piamente quando FHC era presidente:


Muitos petistas poderão dizer que o candidato mudou, que é normal revermos nossas opiniões ao longo da vida e tals... O que VOCÊ quer? Um presidente consistente e coerente? Ou um presidente que anda conforme a maré e os interesses próprios?

Nenhum comentário: