quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Lei da Ficha Limpa... salvação?

Pela 187271298192 vez, Antonio Belinati (PP) foi impugnado!!! Já perdi a conta de quantas vezes os tribunais eleitorais deste país impugnaram candidaturas do dito cujo, mas agora com a Lei da Ficha Limpa - aprovada neste ano mesmo pelo Congresso Nacional - ficou muito mais difícil dele prosseguir em uma eleição.

Conforme o blog noticiou no post "To impugnado!", Belinati possuía 3 condenações por um colegiado de juízes, ou seja, não era uma, nem duas, eram TRÊS!!! Fora os mais de 70 processos que ele responde na justiça por formação de quadrilha, estelionato, corrupção, falsidade ideológica, etc... Fora a cassação do mandato dele em 2000 pela Câmara Municipal, por causa do escândalo AMA-Comurb... Fora a impugnação da candidatura dele em 2008, que resultou no 3º turno das eleições...

Porém, a justiça terá que analisar bem o caso dele por causa das eleições de 2008, no qual ele ganhou, mas não levou! Belinati entrou com um processo no Supremo Tribunal Federal (STF) - a corte máxima do país - para tentar derrubar a impugnação após o resultado das urnas em 2008, dada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é a corte máxima da justiça eleitoral. Há quem acredite que ele consegue levar, mas há também os que confiam na justiça. Recentemente, o motivo pelo qual ele teve a candidatura impugnada, que era uma reprovação das contas públicas de quando ele foi prefeito em 1999, estava "errado". Estranho, né? Depois de 10 anos viram um erro! Enfim...

Se o STF decidir a favor dele assumir o mandato de prefeito, ele estaria impugnado a concorrer a deputado estadual pela Lei da Ficha Limpa por causa dos outros processos que ele já foi julgado em primeira instância. Ou seja, geraria uma tremenda contradição para a justiça brasileira... Será que irá prevalecer o bom senso e a ética ou a troca de favores e a camaradagem???

Nedson (PT) foi liberado para concorrer a deputado estadual, mesmo com um julgamento por promoção pessoal. Wilmar Marçal (PSC) também foi liberado, afinal, o problema dele foi apenas um erro de digitação... Mas é bom ver que a justiça está em cima até nos mínimos detalhes, porém esperamos agora que ela cumpra conscientemente o seu dever e acabar com esse mal da corrupção em nossa cidade, nosso estado e nosso país!

Nenhum comentário: