quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Eleições 2010: horário eleitoral gratuito

Pois é, "minha gente"! Meio que parafraseando o jargão do ex-presidente Fernando Collor... Começou o horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio (deviam estender para a internet também, né? Brincadeeeeira...), ou como diria o "Casseta & Planeta" da Rede Globo, começou o "Otário Eleitoral Gratuito"!

Ontem, houve a apresentação dos candidatos a presidente e deputados federais. Hoje, foi a vez dos candidatos a governador, a senadores e deputados estaduais. Pra variar, a bizarrice de sempre nos candidatos a deputados, federal ou estadual. Dizem que muitos se candidatam a deputados ou vereadores porque pela lei existe uma licença de 3 meses do trabalho para a pessoa que se candidata fazer sua campanha, ou seja, FÉRIAS!

Sobre os principais candidatos a presidente, posso dizer que o único que apresentou propostas foi José Serra (PSDB), que mostrou o que fez no estado de São Paulo e que irá levar para o Brasil inteiro. Apresentou também um pouco de sua biografia e conseguiu chamar a atenção do telespectador. Dilma Rousseff (PT) já ficou falando do presidente Lula o tempo todo, tinha hora que você se perdia e achava que era o Lula que tava se candidatando, chegaram até a apresentar a biografia DELE! Apresentaram a dela também, mas o programa foi pra confundir o eleitor mesmo e ficou tanta puxação-de-saco do Lula que começou a ser monótono. Agora com o horário eleitoral, eles precisam separar a dependência dela do Lula e provar se realmente é a mais preparada. Marina Silva (PV) não falou dela e nem de propostas, levantou a bandeira ambiental, ecológica, sustentável, ou seja, a bandeira do próprio partido. Ficou um clima meio que documentário no programa dela, o que não achei ruim, afinal, serviu pra mostrar uma realidade nua e crua. Falando nisso... Eu queria morar no Brasil do programa da Dilma ou na São Paulo do Serra... Todos sabem que não tá essa maravilha ambos os casos, mas...

Já os principais candidatos ao estado do Paraná, Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), apresentaram também programas bastante distintos. Beto falou mais sobre a educação e propostas para o Paraná, apresentou brevemente a sua biografia também. Osmar foi meio que lamentável... Pareceu muito uma coisa feita em fundo de quintal e de última hora, por exemplo: mais da metade do programa foi uma imagem gravada de uma "palestra", falando das benfeitorias do governo do presidente Lula e algumas propostas vazias para o Paraná, ficou muito monótono o programa, apenas falatório e imagens estáticas.

Vamos ver como serão os próximos programas e quando começarão as baixarias aqui no Paraná, que já tem tradição nisso em eleições a governador, né? Eu estou um pouco cético quanto as eleições para presidente, não faço idéia do que pode ocorrer, acredito que ela não esteja tão fácil assim quanto parece...

Nenhum comentário: