segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Resgate da história: Norte do PR

Hoje, irei publicar alguns vídeos que fazem parte de um DVD sobre a história de Londrina, mas vale também para todo o Norte do Paraná, que teve o mesmo processo de colonização. Os vídeos foram produzidos por Paulo Polvora e Fernanda Peixoto.

Para os que são daqui, vale a pena assistir e conhecer mais sobre a nossa região, assim, valorizarmos o nosso recente passado e respeitarmos nossos pioneiros e monumentos que contam a nossa história. Para os que insistem em dizer que o Norte do Paraná não é paranaense, vale a pena assistir para ver que paulistas, mineiros, japoneses, alemães, italianos e espanhóis que vieram para cá se consideram tão paranaenses como qualquer um de outra região do estado.








Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Maringá, Cianorte... As principais cidades do Norte e Noroeste do Paraná tiveram o mesmo processo de colonização pela Cia. de Terras Norte do Paraná (CTNP), de capital inglês. Assim, Londrina que era a sede da Cia. recebeu o nome em homenagem a Londres e Cianorte foi em homenagem a própria Cia. que já estava finalizando os projetos de ocupação.
 
Apesar de eu só postar vídeos sobre Londrina, eles representam muito bem o Norte do Paraná. Só estou querendo mostrar que o Norte é tão paranaense como qualquer outra região do estado e que a nossa história precisa ser conhecida para todos entenderem a recente colonização daqui. O depoimento dos pioneiros nos vídeos demonstra, obviamente, que eles são gente como qualquer outra pessoa, logo, merecem respeito por todos. Esses imigrantes cresceram nesta terra, aqui decidiram constituir família e viver até o fim de suas vidas. Olhando no dicionário, "paranaense" é quem NASCE ou VIVE no Paraná... Isso acho que diminui tudo dessa briga idiota da capital com o interior e vice-versa.

Por exemplo, é natural ainda haver muitos torcedores de times paulistas, afinal, os pioneiros ainda estão vivos por aqui e passaram isso adiante para os seus filhos. Outro exemplo também muito batido pelos que acham que o Norte não pertence ao Paraná é o fato de ter mais ligação com a capital paulista do que com Curitiba, isso não fala nos vídeos, mas Londrina tinha uma estrada de ferro construída pelos ingleses ligando a São Paulo e ao Porto de Santos e com Curitiba mal era uma estradinha de terra, fora que Paranaguá não passava de um trapiche na época.

Apesar de tudo isso, quem enriqueceu com o crescimento do Norte foi o Paraná inteiro! E só por isso já é motivo de todo o estado reconhecer o Norte como paranaense também. E tem mais... Antes, o Paraná era um mero produtor de mate (inclusive, um dos ramos da nossa bandeira é o do mate, o outro ramo é o da araucária), quem ajudou no crescimento do estado no século XX e criou as bases para o seu avanço foi o repentino enriquecimento do Norte. Para se ter uma idéia, só Londrina produzia na época todo o café que o Brasil inteiro produz hoje!!!

Bandeira do Paraná, símbolo máximo que une um estado com vários povos e culturas, foto de autor desconhecido











E outra... Lembrando a todos um pouco de geografia, o PR fazia parte de SP até pouco tempo atrás!!! SP aceitou a independência do PR porque aqui não era uma terra interessante a eles. Ou seja, éramos pobres e sem motivo para eles brigarem pela terra... Hoje, a situação mudou: o PR tem um agronegócio muito forte, com diversificação de culturas e inúmeras criações, a indústria está bastante diversificada e espalhada, o turismo crescendo, o comércio se destacando a nível nacional, excelentes índices de educação, excelência em várias áreas da saúde, etc...

Resumindo, se ainda assim alguns ditos "paranaenses de fato" insistem em dizer que somos paulistas, é só lembrá-los que eles também já foram paulistas um dia na vida. Repito o que disse antes... Paranaense é quem NASCE ou VIVE no estado do Paraná, portanto, somos todos UM só povo. Essa é a identidade do estado, esse pluralismo de culturas: poloneses e alemães mais ao Leste, espanhóis, japoneses, paulistas e mineiros ao Norte, italianos e gaúchos ao Oeste e Sul, e uma mistura de todos no Centro, inclusive, com índios. Assim, cada região possui costumes e traços culturais diferenciados e o único elo que temos é a unidade da federação, Paraná.

Nenhum comentário: