quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Janela Londrinense no ar!

Sim, ainda estamos no ar! Principalmente, na nossa página do facebook, onde publico links e novidades mais rapidamente do quê na plataforma do blog. Curta, clicando no botão "Like", acompanhe o Janela Londrinense e compartilhe com teus amigos também!
 
Porém, isso não quer dizer que abandonei o Blogger! Em breve, estarei publicando novos textos e aproveito a oportunidade para destacar o atual momento da cidade, onde estamos às vésperas de uma eleição municipal e precisamos eleger 1 prefeito e 19 vereadores!
 
Sobre isso, apenas posso dizer que não acredito em sucessão familiar na política, ainda mais quando um dos parentes já foi cassado, impugnado e responde a inúmeros processos na esfera cível e criminal... Assim como, acredito muito menos em políticos com "nova roupagem" tentando disfarçar o recente passado marcado por escândalos de corrupção ativa com funcionário no alto escalão, vulgo, os "braços direitos" do prefeito.
Não se esqueçam do seu passado, londrinenses! 2 prefeitos cassados em 12 anos!!!
Aos demais candidatos, temos o repeteco de alguns e outros aparentemente novos... Não acredito em nova chance a um partido que paralisou a cidade em 8 anos de governo e acredita poder fazer mais com uma nova candidata! Só que não... afinal, os mesmos que estavam por trás do ex-prefeito estão de volta agora! Ao mesmo tempo, temos outro ex-prefeito tentando novamente... acredito que deve ser para marcar presença do partido porque nunca avança além dos 10% e não muda a estratégia há 4 eleições, porém é um bom representante da cidade na capital, aliás, é o único representante! Falando em marcar presença do partido, sempre temos os pequeninos que aproveitam a visibilidade para falar o quê quiserem e entreter o horário político na televisão e nos rádios... Temos uma "novidade", tanto de partido, como de candidato... apesar de ser um claro representante do setor primário (endemonizado por alguns ambientalistas), tal experiência coloca um possível bom administrador para a cidade e, quem sabe, ser a possibilidade de dar o benefício da dúvida a alguém "novo", evitando as velhas "oligarquias políticas" da cidade.
Sobre os vereadores, não se esqueçam do aumento aprovado pelos mesmos no ano passado, cujos salários subiram mais de 109%!!! Apesar do rabo preso de alguns com a corrupção escancarada nos últimos 2 anos pelo Gaeco, temos que avaliar a índole baseada nos fatos e, assim, tentarmos evitar outra legislatura marcada por escândalos, como aconteceu novamente nesta atual... revejam o histórico nos sites de notícias da cidade, aconselho o JL e o odiario.com, e pensem bem em quem vão eleger, ou reeleger!
Porém, além de analisar o perfil/histórico dos candidatos, temos que ver também as propostas para cidade (é que considerando os últimos escândalos, um é tão importante quanto o outro). Londrina precisa urgentemente aprovar o novo Plano Diretor e, com isso, seguir em frente de vez com o novíssimo Código Ambiental e a novíssima Lei de Patrimônio Histórico. Temos também a revisão da Lei de Zoneamento, importante instrumento que irá ditar o quê pode e o quê não pode ser feito pelos bairros da cidade, e ainda é muito pobre sobre as inúmeras possibilidades de olhar a cidade com mais atenção do quê generalizar um padrão e ir carimbando ao longo das regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro...
Importantes obras precisam ser feitas, como o desassoreamento do Lago Igapó, do Parque Arthur Thomas e dos mais de 50 fundos de vale dentro do perímetro urbano - além do cunho ambiental, tais obras evitam os alagamentos dos últimos temporais. Outras áreas precisam de cuidado, como a Zona Oeste que até hoje não possui um hospital decente - e foi promessa da última eleição. Enfim, poderia ter um post somente sobre o quê falta fazer, mas não é o caso neste momento...
Precisamos pensar Londrina considerando a situação atual, sem pirotecnia de projetos faraônicos e desnecessários, a cidade foi muito prejudicada pelas más administrações dos últimos 20 e poucos anos, imagem de Eduardo Campos

 
E é com esse "espírito" que marco a volta do Janela, com críticas ácidas e análises pessoais, esperando o envolvimento de todos para acrescentarmos a discussão. Acredito que discutir não é brigar, mas um dos elementos fundamentais para crescermos enquanto pensadores, evitando a estagnação mental de uma idéia única e verdadeira, vulgo, igual aquelas viseiras de cavalo que só enxergam um ponto focal, sabe? Precisamos abrir os nossos horizontes e esta é a proposta deste espaço online, sintam-se à vontade para opinar e questionar!
 
Bem-vindos, novamente!

2 comentários:

Rhay Sousa disse...

Finalmente Janela Londrinense volta ao ar!

Espero neste espaço, saber mais sobre o plano diretor e como ficará cidade depois dela além de outras curiosidades e comentários desse excelente blog.

Rhay Sousa disse...

Boa notícia!

Que bom ter de volta esse excelente blog.

Espero que possa debater mais e saber sobre o plano diretor nesse espaço, já que o município não faz o seu papel de informar como a cidade ficará depois do plano.