quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Denúncia! AlphaVille promove "leilão" de projetos!

Terça-feira, dia 31 de agosto, quando estava acabando o "mês do cachorro-louco", eis que recebo uma notícia de uma colega de trabalho... era um e-mail que ela havia recebido da Associação AlphaVille Londrina Residencial, aquele condomínio horizontal fechado atrás do Catuaí Shopping, eles estavam "convidando" inúmeros arquitetos da cidade para que levem propostas para o clube de lazer deles. Depois que os arquitetos apresentarem suas propostas, o AlphaVille irá escolher apenas UMA delas e contratar o escritório!

Sabe como isso se chama? PA-LHA-ÇA-DA!!! Arquitetura não é leilão de gado!!!

É um absurdo o que eles estão propondo para os profissionais da cidade! Se estivessem promovendo um concurso com a participação de entidades da sociedade civil organizada, como o CREA, CEAL, IAB, etc... até era aceitável, tendo uma premiação para os primeiros colocados e menções honrosas para alguns outros. Porém, "convidar" arquitetos para pararem o que estão fazendo, perderem seu tempo projetando algo, tendo uma grande chance de recusarem e ficar por isso mesmo, sem reconhecimento algum???

INACEITÁVEL!!!

É muito amadorismo isso! E olha que a empresa AlphaVille Urbanismo faz parte da Incorporadora Gafisa, uma das maiores construtoras do Brasil, e possui 46 empreendimentos no país! Deviam ter feito realmente um concurso, com premiações e reconhecimento dos trabalhos dos arquitetos, que daí mesmo que não ganhassem o prêmio principal, pelo menos, teriam algo a acrescentar no currículo. Ou, deviam ter feito como todo mundo faz: apresentam o programa de necessidades do clube que eles pretendem construir, mostram o terreno a ser implantado e pesquisem a experiência de alguns escritórios que possuam projetos interessantes dentro da área, ou seja, clubes de lazer em condomínios fechados, assim, façam um orçamento com esses escritórios e escolham o que acharem melhor.

O que está acontecendo é que os arquitetos vão trabalhar para apresentarem um estudo preliminar, que é a essência de todo o projeto reunindo em desenhos e imagens o pensamento criativo e o conhecimento acadêmico do profissional! Corresponde entre 30 a 40% do trabalho do arquiteto!!! E ele irá receber NA-DA por isso?

Enfim, entendem agora o porquê a Arquitetura quer sair do CREA (ver post "Importante! Emenda distorce o CAU!")??? Acontece uma coisa dessas e nenhuma entidade se manifestou... infelizmente... inclusive, este e-mail foi enviado para os arquitetos da cidade através da recepção do CEAL (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina)!!! #fail

Nenhum comentário: