sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Exposição: "J. Juliani - O colono-fotógrafo"

Museu Histórico de Londrina está completando 40 anos amanhã! Para isso, a comemoração dos 40 anos do museu marcou muitas exposições e outros eventos.

Hoje à noite, terá iníco a exposição "J. Juliani - O colono-fotógrafo, expressão visual de um autodidata", que reúne o acervo fotográfico deste pioneiro ítalo-brasileiro que trabalhou como fotógrafo da CTNP (Cia. de Terras Norte do Paraná) e registrou o crescimento da cidade retratando o cotidiano da população, como prédios, festas e fotos particulares.

Junto com Haruo Ohara (ver post "Exposição: 'Haruo Ohara - Fotografias'"), Carlos Stenders e Yutaka Yasunaka (ver post "Fotos antigas de Londrina..."), José Juliani é um dos principais personagens da história de Londrina por contribuir com a memória da cidade, o que o torna tão importante quanto qualquer outro dos pioneiros.

Juliani e Yasunaka tinham um estúdio fotográfico (Carlos Stenders era o ex-proprietário do estúdio do Yasunaka), a fotografia era um ofício aos dois. Já para Ohara, a fotografia era um hobby. Todos eram autodidatas no que faziam, aprenderam na prática ou por necessidade ou por paixão, que pode ser comprovado no cuidado com que tinham ao retratar as paisagens e os personagens da nossa história.

Foto da primeira estação ferroviária de Londrina, antes do prédio mais recente, que hoje é o Museu Histórico, inspirado na ferroviária de Londres







Panorama do Centro da cidade, construções de madeira e a mata nativa dominam a paisagem











Esta é a primeira catedral de Londrina, ainda de madeira, registro de um dia de missa












Fotos de José Juliani.

Museu Histórico Padre Carlos Weiss
R. Benjamin Constant, 900 - Centro

Horários:
ter à sex: 9h30-11h30 e 14h30-17h30
sáb e dom: 9h30-11h30 e 13h30-17h00
seg: fechado

Entrada: gratuita

Nenhum comentário: