sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mudança no trânsito do "Jardins"...

Conforme eu já publiquei no post "'Jardins' de Londrina...", a região do Centro da cidade compreendida entre a r. Santos, a r. Paranguá e a r. Belo Horizonte, conhecida também como "quadrilátero nobre", vai sofrer algumas mudanças no trânsito nessas 3 vias. Porém, tenho inúmeras críticas a fazer...

Antes, vou explicar resumidamente o que a CMTU e o IPPUL querem fazer. A r. Paranaguá será a primeira a sofrer intervenção e a partir de agora terá 2 faixas de rodagem de fato! Como assim? Hoje, a via tem 9m de largura, sendo 2m de cada lado reservados para as faixas de estacionamento, logo, sobrando 5m divididos em 2 faixas de rodagem. Então, se já tem 2 faixas, o quê mudou agora? É que 2,5m de faixa de rodagem impede que veículos médios, como caminhões e caminhonetes consigam dividir espaço com outros veículos comuns. Assim, com o novo padrão pretendido pela CMTU, vão eliminar uma faixa de estacionamento de um dos lados da via e, assim, aumentar a área das faixas de rodagem, sendo cada uma com 3,5m de largura.

Assim, após um tempo de experiência, irão adotar o mesmo sistema na r. Santos e na r. Belo Horizonte. Conforme eu conversei com o Diretor de Trânsito da CMTU, Wilson de Jesus, ele disse que a intenção da Prefeitura é criar alternativa de fluxo para os motoristas que utilizam a av. JK e a av. Higienópolis, assim, transitando por dentro do bairro também.

Após um tempo também, será instalada a Zona Azul na região com os parquímetros utilizados hoje no Centro Cívico (ainda estou preparando um post só para isso). E conforme forem analisando o aumento de fluxo, que acabará acontecendo na região em virtude do alargamento das faixas de rodagem, irão instalar semáforos em alguns cruzamento e um praticamente certo desde já é na r. Belo Horizonte com a r. Goiás.

Mas, voltando ao alargamento das faixas de rodagem, a questão é... PRA QUÊ???

Não tem tráfego de veículos ali que justifique eliminar quase 450 vagas de estacionamento no bairro!!! Durante o meu TFG (Trabalho Final de Graduação), que foi feito nesta exata região, eu levantei que a principal reclamação de todos os usuários e lojistas era a falta de vagas de estacionamento! E não há estacionamentos privados ali que suprem a demanda atual, imagine quando mais de 400 vagas forem eliminadas!!!

As 2 faixas de rodagem já existem, mas a CMTU irá alargá-las e, assim, pretende transformar as ruas do bairro como área de escape das grandes avenidas ao redor, maximizando o uso das vias, mas será que isso acontecerá e os benefícios realmente serão grandes a ponto de justificar essa mudança?

















Enfim... E também acho que o aumento de tráfego ali vai ocasionar muitos conflitos com a alta densidade da região - como eu levantei também, essa é a área com a maior densidade populacional de Londrina. E sobre a instalação de semáforos, embora por um lado resolve o tráfego, por outro lado configura uma nova modalidade de comércio na região, que hoje está basicamente concentrado nas ruas com tráfego mais lento (r. Santos, r. Paranaguá e r. Belo Horizonte), e isso pode ocasionar maior concentração comercial no bairro também nas vias de tráfego mais rápido, as vias transversais, que terão paradas em alguns cruzamentos.

E outra coisa que não foi avisado, as vagas de estacionamento serão liberadas após o horário comercial, ou do rush??? E já que vão eliminar todas de um dos lados das vias, poderiam aproveitar pra fiscalizar os inúmeros rebaixos de guia ilegais que há ali. Uma denúncia que eu posso fazer desde já é que quando eu fui aprovar um projeto arquitetônico de minha autoria na Prefeitura, foi exigido que eu ofertasse vagas de estacionamento no lote ou que eu fizesse convênio com um estacionamento privado próximo. Assim, fui atrás de um estacionamento ao redor do lote e fiz o convênio.

Mas, isso me intrigou e fui averiguar como que um colega de profissão aprovou um projeto de autoria dele e que não tinha vagas e nem estacionamentos privados próximos... Fui lá ao Setor de Cadastro da Prefeitura (é onde ficam arquivados todos os projetos aprovados na cidade) e pedi pra ver a carta de convênio, daí constei a irregularidade... O alvará de funcionamento, que é expedido pela Secretaria de Fazenda, de estacionamentos é o mesmo para lojas de carros usados (vulgo, garagens) e lava-rápidos. Assim, o que aconteceu foi que o meu colega fez um convênio para ofertar vagas de estacionamento do lote dele em um lava-rápido!!!

É que pela Lei de Zoneamento, cada lote é obrigado a ofertar vagas de estacionamento de acordo com a atividade exercida ali. É o famigerado Anexo 3 da Lei... Mas, quase ninguém respeita isso de fato ou tentam burlar o máximo possível... Assim, acho engraçado os inúmeros comerciantes do bairro reclamarem quando a Prefeitura decide retirar vagas públicas para facilitar o fluxo, como foram os casos dos corredores de ônibus no Centro (ver post "Corredores de ônibus no Centro..."), é OBRIGAÇÃO do comerciante ofertar vagas para os seus clientes!!!

Porém, ainda assim fica a minha crítica de que nesta região é desnecessário retirar essas vagas de estacionamento, os benefícios não são tão grandes a ponto de maximizar o fluxo de veículos, a perda é muito maior. Acredito que a Zona Azul e os semáforos em alguns cruzamentos resolviam os pontos conflitantes, que são muito poucos... As vias ficarão ociosas a maior parte do tempo...

Foto do autor.

Nenhum comentário: