quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Você sabia? (Bar Valentino)

Este sétimo post dedicarei ao bar mais famoso da cidade, o Bar Valentino, que existe desde 1979. Para os mais novos em Londrina, podemos explicar que o Valentino nem sempre foi ali, na av. Faria Lima. Antes, ele ficava na av. Bandeirantes, onde hoje é um estacionamento, quase em frente ao NY Lounge, um pub GLS. Aliás, por muito tempo, o bar ostentou ali este título, "ponto GLS".

Explicando melhor... ao meu ver, o Valentino nunca foi um bar gay. Acho que pelo seu caráter em ser aberto a públicos alternativos, ele acabou sendo uma opção para os gays e as lésbicas da cidade. Mas lá no ponto da av. Bandeirantes encontrávamos também roqueiros, punks, intelectuais, estudantes, etc. Após a mudança para a av. Faria Lima, o bar diversificou mais ainda, atraindo mauricinhos e patricinhas.

Logomarca do bar no seu famoso neón fixado na casinha de madeira, foto de autor desconhecido












A mudança foi, literalmente, uma mudança! Em 2006, desmontaram toda a casa de madeira que havia ali na av. Bandeirantes e reconstruíram no terreno da av. Faria Lima, em frente ao Lago Igapó III. Em conjunto, fez um salão, que é a boate da casa, e um mega estacionamento na frente.

Falando um pouco disso, posso falar inúmeras falhas que as arquitetas tiveram:
  • A implantação da casa lá no fundo, escondida por um paredão, foi péssima idéia. A casinha de madeira era o símbolo máximo do Valentino, tinha que estar mais evidente para reforçar a imagem de um bar que existe há mais de 30 anos na cidade e é tão importante na vida cultural de Londrina. Por exemplo, é palco de algumas apresentações do Cabaré do Filo até hoje (ver post "Você sabia? (Filo)") e do FML (ver post "Senhoras e senhores... o FML começou!").
  • Outro problema é justamente a boate em si, um grande volume que não apresenta nenhum ornamento ou forma que se destaque positivamente, além de atrapalhar e obstruir a vista para a casinha de madeira.
  • E, acho que o pior de todos, é o estacionamento na frente. Pra quê? Por quê??? Podiam resgatar as raízes de como era o bar na av. Bandeirantes, aproximando a edificação com a rua e jogando os carros para o fundo. Dizem que fizeram assim porque quem passa na rua vê vários carros estacionados, logo, sente vontade de entrar na casa... Aham... É porque se a porta do bar fosse ali na frente ninguém iria ver a fila de pessoas para entrar ou as mesas lotadas no pátio da casinha de madeira, NÉ??? #fail
Em 2009, o Arquiteto Guilherme Torres foi contratado para reformar a área nova. Porém, a reforma foi só na parte interna... Mas, mesmo assim, já resolveu vários problemas de fluxo e dimensionamento de espaços que tinha o antigo projeto, além de incrementar o salão. Quem sabe os proprietários não se empolgam e resolvem dar um jeito também naquele estacionamento vergonhoso com a história do bar.

Antigo bar com o pátio frontal e o pergolado, o novo bar seria muito melhor se estivesse mais próximo da rua, foto de autor desconhecido










Enfim, mas independentemente desses defeitos de projeto, o Valentino é marcante na noite londrinense com sua agenda variada de terça a domingo, a casa lota todas as noites e dá opção para todos os públicos. Assim, utilizando o seu slogan, o Valentino é um bar para quem está in, out, up and down! Ao longo desses 31 anos, o bar juntou uma coleção invejável de LPs e CDs, sempre incentivou novos DJs e bandas na cidade, abrindo o seu palco, que já recebeu renomados artistas, como a saudosa Cássia Eller, que após um Cabaré do Filo (em outro local da cidade) sentou-se em uma mesa e fez uma modesta apresentação.

Fachada do antigo Valeco que foi remontada no novo espaço, não encontrei imagens externas do novo bar com a boate, foto de Carllos Bozelli









Opa! Acharam que eu ía esquecer de falar do prato mais famoso da casa? Sim, o Valentino também é restaurante, servindo massas e sanduíches. Dizem que a macarronada do Valeco (apelido do bar) é a melhor da cidade e só não dizem que é a melhor do mundo porque todo mundo prefere a da mamãe ou a da vovó, né?

Bar Valentino
Av. Faria Lima, 486 - Jardim Presidente

Horários:
ter a dom: a partir das 22h00

Entrada: R$5 a R$12 (depende do dia e do evento)

3 comentários:

ana carolina disse...

ai, como sinto falta do valentino! adorei o post Mar-cel!
=)

Marcel disse...

Hehe... Apareça um dia para a gente ir na "terça tilt"!!! :-D

ProjetandoArte disse...

Bateu uma nostalgia agora! Sou londrinense e moro em Porto Alegre há 9 anos. Na minha juventude frenquentei muito o Valentino(eu era praticamente vizinha do Bar). Fiquei triste quando soube por meus filhos q o Valentino tinha saído dali da Bandeirantes...e pior perdeu a sua caracteristica. Vale aqui a música do Caetano " A força da grana que destrói coisas belas..." Vc disse tudo no seu post. fez um resgate bem bom. Valeu!