segunda-feira, 11 de julho de 2011

Rodízio de veículos... HEIN????

Opa! Olha outro que merece um troféu, como foi o caso do gênio que implantou a Academia ao Ar Livre no Calçadão (ver post "AAL..."), ou do outro esperto que colocou aqueles vasos na cascata do Lago Igapó II (ver post "Lago e ciclovias... trapalhadas e descasos!")! Dessa vez, a "brilhante" idéia do rodízio de veículos para Londrina tem nome e sobrenome, é o vereador Eloir Valença (PT).

Agora, pergunto uma coisa... PRA QUÊ??? Isso é a mania de grandeza londrinense se manifestando no mais claro ímpeto? Não há necessidade disso em Londrina e nem em cidades que está ativo funciona 100%, como em São Paulo, capital.

A proposta foi protocolada na Câmara de Vereadores, mas ainda sem data para ir ao pleito. Consiste em adotar o mesmo sistema utilizado na capital paulista, onde o rodízio funciona de segunda à sexta-feira, das 7h00 às 10h00 no período da manhã e das 17h00 às 20h00 no final do dia, e cada dia da semana é proibida a circulação de carros com determinados finais de placa, por exemplo: na segunda-feira, carros com finais de placas 1 e 2 não rodam nesses horários; na terça-feira, placas com finais 3 e 4; e assim por diante até chegar na sexta-feira, finais 9 e 0...

Pelo menos, há gente consciente na Prefeitura e o diretor de trânsito da CMTU (Cia. Municipal de Trânsito e Urbanização), Wílson de Jesus, afirmou que apesar de ser uma proposta interessante, ainda não é o momento da cidade adotar o sistema com rodízio de veículos (NÉ???).

Há inúmeras outras ações que podem ser tomadas para reduzir o tráfego de veículos na hora do rush, mas nada urgente a curto prazo, como é um rodízio... existe uma constante no crescimento da frota? SIM! O número de veículos na cidade está em torno de 0,6 veículos por habitante, ou seja, menos de 2 habitantes por veículo. Porém, as ações precisam ser feitas a longo prazo, como é o caso dos corredores de ônibus (ver post "Corredores de ônibus no Centro..."), que visa incentivar o transporte público e pode gerar um avanço nessa questão ao incluir outras alternativas, como um VLT ou monotrilho.

Corredores de ônibus vieram para acabar com a competição do transporte coletivo X transporte individual, vulgo, os carros, além de organizar o trânsito









Existe outra questão extremamente importante e está sendo deixada de lado... o crescimento urbano está mal planejado e pessimamente direcionado, por exemplo: a Gleba Palhano cresceu sem controle e a região enfrenta congestionamentos por causa disso, causando reflexos até no Centro pela av. Higienópolis e av. Maringá (ver post "Av. Maringá... trânsito X comércio!"). E não é só a classe média e alta que sofre com isso, outra região que terá problemas no futuro é o novo bairro da cidade, o Jardim Vista Bela. Obra do Governo Federal, através do programa "Minha casa, minha vida", terá ao total mais de 5 mil moradias e está sendo erguido afastado da cidade e com pouquíssimas vias de acesso decentes.
Alguém já viu essa novela antes? O Cincão foi exatamente a mesma coisa, construiu-se milhares de casas afastadas do Centro, criando um enorme vazio urbano para a especulação imobiliária e durante anos onerou a cidade por causa da infraestrutura que foi levada até lá, como transporte público, água, esgoto, energia, telefone, asfalto, etc...
Enfim... tudo isso é só um desmonstrativo de como um mal planejamento urbano pode ocasionar problemas no futuro para uma população, para uma cidade! Todas as ações de um planejador urbano são a longo prazo e necessitam de cuidados a fim de evitar o caos. Essas questões sobre o nosso trânsito são muito pontuais e não estão abrangendo o futuro como alternativa, querem resolver o presente sem olhar o passado achando que trará sucesso... Sim, trará sucesso, mas momentâneo... não resolve o problema total, apenas pontual.

Apesar de haver alguns pontos de estrangulamento, ainda não vivemos o caos no trânsito, necessitamos de mais planejamento a longo prazo do que ações a curto prazo









Temos o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina, o IPPUL, e pouquíssimo se faz para aproveitarmos esta estrutura... era pra ser a "central de inteligência" da cidade e está MUITO longe disso...! Necessitamos de técnicos para apoiar o planejamento da cidade e não partir de propostas imediatistas sem embasamento analítico ou crítico sobre o assunto, apenas pelo mero "achismo", ou no afã do momento.

Fora outras questões, como a falta de vias de escoamento (há poucas conexões Norte-Sul na cidade), alguns gargalos (rotatória do Moringão, por exemplo), etc... mas nada é absurdo ao analisarmos que é perfeitamente possível cruzarmos a cidade de Norte a Sul, ou Leste a Oeste, em 30 minutos. Então, outra idéia para evitar o congestionamento nos horários de pico, seria colocar semáforos inteligentes que aceleram a rota nos sentidos Bairro-Centro, ou Centro-Bairro conforme for conveniente. Muito ainda há para se pensar, só está faltando gente que pense de fato... ou será que está faltando vontade mesmo?

Fotos de autores desconhecidos.
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LEMBRETE:
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6 comentários:

ROBERTO JR disse...

"Rodízio" nem mesmo de pizza. O que Londrina precisa é de projetos sérios e comprometidos com resultados a curto e principalmente longo prazo. Texto oportuno e esclarecedor. Well done.

L.B. disse...

Mais brilhante que essa só sabão em pó!

Giselle disse...

cada uma vi...mas achei muito bons os seus comentários...

C.T. disse...

Ai eu achei isso de uma intelijumência tão grande... não dá pra acreditar.

F.N. disse...

Pô. Que decepção, veio do meu ex-professor de história :(

Anônimo disse...

Ajude a encontrar uma solução para melhorar o trânsito em Londrina sem que haja a necessidade de implantar o rodízio. Participe da AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O TRÂNSITO na Câmara Municipal de Londrina, no dia 22 de agosto as 19:30h