terça-feira, 26 de julho de 2011

Eleições 2012: intenção de voto

Hein?? Mas já tão falando de eleição??? -  pensariam alguns leitores... pois É! Não deu nem 1 ano que acabaram as eleições para os pleitos estaduais e federais, e já estão querendo saber como serão as eleições para os governos municipais do ano que vem...

Saiu uma pesquisa mostrando a intenção de voto dos eleitores londrinenses e quem fez o levantamento foi a Paraná Pesquisas, contratada pela Gazeta do Povo. Assim, foram criados alguns quadros hipotéticos, pois nenhum desses possíveis candidatos demonstrou abertamente o interesse em concorrer (mas todos sabem que serão eles mesmos, né... faz eras que não vemos renovação na política londrinense).
A única dúvida até o momento é quem será o sucessor do belinatismo??? Pois, parece que o ex-prefeito cassado e impugnado Antonio Belinati (PP) poderá concorrer, mesmo tendo a sua candidatura a deputado estadual impugnada no ano passado pela Lei da Ficha Limpa (ver post "Lei da Ficha Limpa... salvação?"). Caso o Belinati não possa concorrer mesmo, com certeza tentará fazer algum candidato e a bola da vez seria o seu sobrinho, o vereador Marcelo Belinati (PP), que já está no segundo mandato. Até então, o sucessor era o prefeito Barbosa Neto (PDT), mas após ter vencido a eleição com o apoio do ex-prefeito cassado e impugnado, deu-lhe um pontapé nos fundilhos...
Vamos aos números da pesquisa feita em maio com alguns comentários e curiosidades que fui lembrando das últimas eleições em Londrina, confira os resultados:

1º TURNO
  • Cenário 1
Hauly (PSDB) 21,7%
Marcelo Belinati (PP) 19,5%
Barbosa Neto (PDT) 15%
Cheida (PMDB) 8,6%
Padre Roque (PTB) 8,3%
Tercílio Turini (PPS) 7,6%
André Vargas (PT) 5%
indecisos 8,2%
bracos/nulos 6,1%
Aqui, vemos o eterno candidato tucano indo para o 2º turno - vencendo com ligeira vantagem - com o também eterno rival do clã Belinati (Hauly e Belinati já se confrotaram 2x em segundos turnos, o tucano estaria concorrendo ao 5º pleito municipal). Outra alteração seria a respeito do candidato petista, que neste caso seria o deputado federal André Vargas, que concorreu em 2008 e não obteve mais do que os 5% registrados nesta pesquisa... O PT na eleição de 2012 estaria apenas "batendo cartão" na eleição porque dificilmente se elege novamente na cidade... pelo menos, a curto prazo...! No ano passado, Londrina disse um NÃO ao PT que o Brasil inteiro ouviu, sendo a cidade com o maior percentual favorável ao presidenciável José Serra (PSDB), ficando em 75,54% (ver post "Eleições 2010: Londrina e Paraná").
  • Cenário 2
Hauly (PSDB) 22,2%
Marcelo Belinati (PP) 21%
Barbosa Neto (PDT) 15,2%
Padre Roque (PTB) 9%
Cheida (PMDB) 8,8%
Tercílio Turini (PPS) 7,6%
Márcia Lopes (PT) 2,8%
indecisos 7,4%
bracos/nulos 6,1%
Pouca coisa muda para o 2º turno, a alteração neste cenário ficaria por conta do candidato petista, que seria a opção pela ex-ministra e ex-vereadora Márcia Lopes. Além de reduzir a margem do PT, inverte a ordem do 4º colocado, deixando o vereador Padre Roque na frente do ex-prefeito e deputado estadual Cheida (Cheida nunca sai dos 8-9% em todas as pesquisas e em todas as eleições que concorre, esta seria a sua 5ª eleição, vencendo apenas em 1992).
  • Cenário 3
Hauly (PSDB) 23%
Barbosa Neto (PDT) 15,9%
Sandra Graça (PP) 11,1%
Padre Roque (PTB) 10,9%
Cheida (PMDB) 9,3%
Tercílio Turini (PPS) 9,0%
Márcia Lopes (PT) 2,8%
indecisos 9,6%
bracos/nulos 8,3%
O 2º turno ficaria diferente neste caso, pois haveria alteração no candidato belinatista, que ao invés do vereador Marcelo Belinati, sobrinho do dito cujo, teríamos a vereadora Sandra Graça, outra eterna fiel ao clã. Porém, aqui vemos a única chance do prefeito Barbosa Neto continuar na cadeira da Prefeitura - apesar de Hauly abrir mais vantagem. Assim, isso nos leva aos cenários para o 2º turno, confira os números:
2º TURNO
  • Cenário 1
Hauly 47,7%
Marcelo Belinati 38,8%
  • Cenário 2
Hauly 47,7%
Barbosa Neto 31,9%
  • Cenário 3
Marcelo Belinati 41%
Barbosa Neto 34,6%
Apesar de Hauly vencer em todos os cenários, é possível ainda haver uma reviravolta no clã belinatista porque o vereador Marcelo Belinati tem muito campo para aparecer e mostrar o seu tio Bila ao seu lado, além de quê o próprio ex-prefeito cassado e impugnado Antônio Belinati talvez consiga concorrer... Por outro lado, o governador Beto Richa (PSDB) - que também obteve uma expressiva votação na cidade, com mais de 72% - irá apoiar o seu colega de partido!

Porém, o quê causa mais curiosidade é o fato do prefeito Barbosa Neto não vencer em nenhum cenário, sempre deixando bastante margem para o vencedor... pode ser que isso mude também com uma campanha bem trabalhada mostrando as realizações da administração (por bem ou mal, é fácil maquiar o quê ele está fazendo... e querendo ou não, fez muito mais do quê os 8 anos da administração anterior...). MAS, muito do quê ele fez também é facilmente trabalhado pelos adversários para se tornar algo negativo porque cutucou em várias feridas abertas da cidade...

Hauly, deputado federal eleito com a maior votação na cidade em 2010, estaria concorrendo pela 5ª vez, será que vence agora??










Marcelo Belinati, o "novato, mas nem tanto", concorreria pela primeira vez ao executivo, mas teria o apoio e, provavelmente, forte influência do antigo...









Barbosa Neto estaria concorrendo pela 4ª vez e, apesar de fazer em 3 anos mais do que o seu antecessor fez em 8 anos, possui alta rejeição em alguns setores porque cutucou demais em problemas antigos, "remédio amargo, mas eficaz" nem sempre traz benefícios...





Então, vamos aguardar as próximas pesquisas e desdobramentos... esta seria apenas uma pequena amostragem, ainda é muito cedo pra dizer qual rumo o eleitorado irá seguir.

Nenhum comentário: