domingo, 31 de outubro de 2010

Eleições 2010: Londrina e Paraná

O Brasil já está neste momento com 95,52% das urnas apuradas, apontando vitória de Dilma Rousseff (PT), a primeira mulher presidente do país. Ela obteve até agora 55,70% dos votos válidos, enquanto o seu adversário José Serra (PSDB) está com 44,30%. O Brasil juntou-se à Argentina e ao Chile na América do Sul ao já eleger uma mulher para ser a representante máxima do governo.

No Paraná e em Londrina já acabou a apuração, assim, irei divulgá-las para vocês:
  • Londrina
José Serra (PSDB) 75,54%
Dilma Rousseff (PT) 24,46%
  • Paraná
José Serra (PSDB) 55,44%
Dilma Rousseff (PT) 44,56%
Assim, mais uma vez conforme disse no post anterior e em outros posts sobre essas eleições, Londrina votou no PSDB e com um percentual ainda maior do que o obtido no 2º turno de 2006, por Geraldo Alckmin, o futuro governador de SP, e no 1º turno de 1998, pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O quadro nos estados ficou bastante dividido entre oposição e situação, o PSDB e o PT começaram o 2º turno com números iguais de governadores (4 pra cada um), mas agora o PSDB sai mais fortalecido como o partido com o maior número de governadores, vencendo em estados, a meu ver, mais importantes e estratégicos, como Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Pará. Talvez, vença também em Alagoas e Roraima, mas ainda não dá pra saber porque a apuração está acirrada nesses dois estados. Embora isso não tenha refletido totalmente nas urnas para presidente, pois o Serra perdeu em MG... O PT levou no Rio Grande do Sul, Acre, Bahia, Distrito Federal e Sergipe.

Por quê puxei a conversa para o lado tucano? Oras, porque o nosso governador será tucano e, agora, com uma presidente petista! Assim, mais pra frente, vamos analisar o que isso pode representar para Londrina e para o Paraná.

Um comentário:

Marcel disse...

Além do novo recorde para uma eleição majoritária, Londrina começou a enterrar o belinatismo, que além da justiça impugnar o ex-prefeito, ele mesmo não conseguiu eleger a mulher e o filho. Porém, Londrina perdeu representatividade na Assembléia Legislativa, com apenas 1 deputado estadual representando a cidade.