quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Eleições 2010: visitas oportunas?

Nesta sexta-feira, dia 15 de outubro, os candidatos à presidência José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) estarão em Londrina! Ops... estariam!

Dilma viria acompanhada do presidente Lula (PT) e Serra virá com o governador eleito do Paraná, Beto Richa (PSDB). Como todos sabem, Londrina votou quase 72% no Richa e mais de 56% no Serra, sendo que Dilma obteve pouco mais de 18% na cidade (ver post "Eleições 2010: Londrina 100%"). Por quê Dilma e Lula desistiram? Aliás, o quê Lula estaria fazendo junto nesta visita? Afinal, não há nada aqui para ele inaugurar...

A resposta já está praticamente respondida no parágrafo anterior, Londrina nunca votou a favor do presidente Lula e Dilma foi um fracasso ainda maior porque até Marina Silva (PV) obteve mais votos, totalizando mais de 24% dos votos válidos na cidade!
Em 2002, Londrina votou mais de 55% a favor do Serra no 2º turno. Em 2006, a história se repetiu e a cidade votou mais de 80% a favor de Geraldo Alckmin (PSDB), também no 2º turno.
Richa estaria vindo para agradecer os votos na eleição do dia 3 de outubro e abrir a campanha para o Serra no Paraná. O futuro governador do estado quis vir a Londrina já no dia seguinte da eleição, mas não conseguiu embarcar no Aeroporto Afonso Pena porque estava com mau tempo em São José dos Pinhais (já é a segunda vez que Richa sofre com o mau tempo nos deslocamentos aeroviários nesta eleição, a primeira vez foi aqui em Londrina nos últimos dias de campanha).

Lula e Dilma planejavam um comício (ou melhor, "showmício") na av. Saul Elkind, Zona Norte da cidade. Acho que desistiram porque estão com medo dos tomates e das pedradas que levariam, né? Afinal, como todos sabem, a Zona Norte - conhecida também como "Cincão" - é reduto político do ex-prefeito cassado e impugnado Belinati (PP), e ele fez campanha para o Richa, que faz campanha para o Serra, logo, além da enorme possibilidade dos petistas serem hostilizados, não teria muita audiência também esse comício por causa da presença de Richa e Serra em alguma outra parte de Londrina.
Praticamente, todas as figuras políticas importantes da cidade apoiaram Richa, como Hauly (PSDB) e Alex Canziani (PTB) também, assim, Richa e Serra foram bem votados em todas as zonas da cidade. Dilma obteve apenas o apoio do ex-prefeito Nedson (PT) e do atual prefeito Barbosa Neto (PDT). Mesmo o belinatismo perdendo forças nessa eleição (ver post "Eleições 2010: avaliações 1º turno"), Belinati ainda é uma figura mais forte do que o Barbosa no "Cincão".
Porém, por outro lado seria interessante para o PT ter a candidata fazendo campanha aqui justamente porque ela possui poucos votos na cidade. Assim, quem sabe ele diminui esse falatório constante em cima do aborto e das religiões... Aliás, de repente, ser presidente do Brasil ficou resumido a ser ou não a favor do aborto???

Acho que não, né... A questão maior aqui nem é se a Dilma é a favor do aborto ou "a favor da vida", como muitos gostam de expor... A questão principal é ela mudar de opinião constantemente nesta eleição e começar a aparecer o que ela realmente é, que é um fantoche, um ventríloquo, uma MARIONETE! Não possui opinião própria e nem idéias próprias, está ali apenas pegando carona na - teórica - boa aprovação do presidente e tentando - a qualquer preço - continuar o projeto de governo autoritário do PT!

Para quem ainda tem dúvida sobre isso, há um vídeo muito interessante rolando na internet, confira logo abaixo:


Assim, mesmo vendo que a religião ainda domina muito o poder de decisão da população brasileira, a descriminalização do aborto ou não é apenas a ponta do iceberg sobre o que realmente temos para analisar o nosso voto nesta eleição! Votar em branco ou nulo é uma opção? Sim, claro... Porém, em nada ajuda ou soma ao processo democrático... Votar no menos pior é a solução? Infelizmente, sim!

Dilma foi ministra de Minas e Energia, e da Casa Civil. Ok! Serra foi ministro do Planejamento e da Saúde! Beleza! Ministros por ministros, Serra já foi vereador, deputado federal, senador, prefeito e governador, e Dilma nunca concorreu a um cargo eletivo! Ambos foram exilados políticos? Sim, mas Serra foi líder estudantil e Dilma participou de um grupo terrorista!

Há modos e modos de se fazer política e de mostrar um ponto de vista, não acho que o Brasil estaria em um projeto de continuidade, acho que estaríamos regredindo ao que o grupo terrorista da Dilma pregava lááá no passado, que é a ditadura disfarçada de democracia, como é hoje a Venezuela de Hugo Chávez, a Bolívia de Evo Morales (contextualizando... na época, era a Cuba de Fidel Castro) e o Irã de Mahmoud Ahmadi... Como todos sabem, o presidente Lula apóia abertamente os governantes destes países, colocando os interesses do PT muito acima dos interesses dos brasileiros!
Lembro que logo quando Lula foi eleito e assumiu o cargo, em 2003, foi visitar o presidente dos EUA, George W. Bush, usando um broche do PT e foi duramente criticado porque ele não era o presidente dos petistas, era o presidente dos brasileiros! Pode parecer pouca coisa isso, mas é uma clara mensagem para quem é do ramo da "teoria da conspiração"... E outra coisa que ele fez, foi alterar o projeto paisagístico idealizado por Burle Marx no Palácio da Alvorada. Ele ou a dona Marisa mandaram fazer um jardim no formato da estrela do PT, apenas com flores vermelhas. Mais uma clara e óbvia mistura dos interesses do partido com o governo do que com a população brasileira...
Enfim... Segundo a última pesquisa Ibope, a diferença entre Serra e Dilma caiu significativamente e já está quase havendo um empate técnico! Vejamos como será a realidade no dia das urnas, afinal, as pesquisas nesta eleição não foram muito bem, mas essa queda na diferença demonstra uma tendência... O Brasil não é do PT, o Brasil é dos brasileiros!



Confira mais sobre o quê esse último vídeo quer dizer no post "Eleições 2010: ditadura ou democracia?" e reflita sobre qual é o nosso verdadeiro papel nesta eleição, enquanto cidadãos e enquanto brasileiros!

Nenhum comentário: