sábado, 2 de outubro de 2010

Eleições 2010: considerações

Enfim, estamos na reta final do 1º turno! Amanhã, domingo, dia 3 de outubro, iremos votar nos candidatos que irão governar o poder executivo e o poder legislativo, tanto no nosso estado, como na nossa nação. Afinal, está tudo claro para votar amanhã?

São 6 candidatos que temos para votar, segue a ordem:
1. Deputado Estadual: 5 números
Representante da população no poder legislativo estadual, a Assembléia Legislativa (serão ao todo 54 deputados estaduais eleitos).
2. Deputado Federal: 4 números
Representante da população no poder legislativo federal, a Câmara dos Deputados no Congresso Nacional (projeto do Arquiteto Oscar Niemeyer, a concha virada pra cima é o espaço da Câmara no Congresso e simboliza estar aberta a discutir os assuntos com a população, são 30 deputados federais eleitos pelo Paraná).
3. Senador 1: 3 números
Representante do estado no poder legislativo federal, o Senado no Congresso Nacional (segundo Niemeyer, a concha virada para baixo é o espaço do Senado no Congresso e simboliza a discussão de assuntos internos referentes aos estados e à nação, os 2 edifícios ligados por passarelas ao centro do Congresso são os gabinetes dos deputados e senadores).
4. Senador 2: 3 números
Representante do estado no poder legislativo federal, o Senado no Congresso Nacional (existem 3 senadores por estado, é a balança equilibrada por causa da Câmara que possui o número de candidatos de acordo com a população de cada estado).
5. Governador do Estado: 2 números
Representante do estado no poder executivo estadual, o Palácio Iguaçu (atualmente, estão despachando do Palácio das Araucárias porque o Iguaçu está em reforma).
6. Presidente da República: 2 números
Representante da nação no poder executivo federal, o Palácio do Planalto (o Palácio da Alvorada é apenas a residência oficial do presidente, ele despacha mesmo é do Planalto e há também o Palácio do Jaburu, que é a residência oficial do vice-presidente).
Lembrando que temos 2 senadores para votar nesta eleição e que se repetir o voto do primeiro senador para o segundo senador, este segundo voto será anulado (o terceiro senador foi eleito em 2006 e o mandato de senadores dura 8 anos, ao contrário de todos os outros candidatos que são de 4 anos). Ah, e também não tem como votar na legenda nos votos para senadores, também serão considerados votos nulos. Como assim votar na legenda?

O voto na legenda dá certo para os candidatos a deputados, tanto estadual, como federal. O que é voto na legenda? É você votar apenas no partido e não necessariamente em um candidato! Por exemplo, você tem apreço por vários candidatos de um partido, então, ao invés de ajudar somente um candidato, você vota no partido deles digitando apenas os 2 primeiros números. Vale também pra quando você não quer escolher um candidato, mas tem apreço por tal partido.
*Todos os 2 primeiros números dos candidatos são referentes aos partidos que os representam, por exemplo: o candidato a dep. federal Fulano tem o número 9087 e o candidato a senador Sicrano tem o número 908, logo, 90 é o número do partido deles. Ao começar a digitar o número de seus candidatos, logo após digitar os 2 primeiros, já verá na tela da urna eletrônica as informações referentes ao partido e se continuar a sequência, verá as informações referentes ao candidato.
E no que ajuda votar na legenda? É que nem sempre o candidato a deputado mais votado é o que se elege (isso vale para vereadores também)! Como assim? Existe uma coisa chamada quoeficiente eleitoral, que é o total de votos válidos divididos pelo número de cadeiras na Câmara dos Deputados ou na Assembléia Legislativa (ou na Câmara dos Vereadores, mas isso é outra eleição), assim, teremos o quoeficiente eleitoral. Após isso, todos os votos que tal partido recebeu - tanto os votos na legenda, como os votos em seus candidatos - são somados e divididos por esse quoeficiente. Assim, temos - grosso modo - quantas vagas daquele partido ocuparão as casas legislativas.
*Por isso, se o candidato Fulano teve uma votação expressiva, ele pode puxar outros candidatos do seu partido a se elegerem também e o candidato Beltrano, que é de outro partido, perde a eleição porque já foram preenchidas as vagas referentes ao seu partido, mesmo ele tendo mais votos que os candidatos eleitos do partido de Fulano.
Outra coisa importante e que vale ser lembrada... O voto nulo é quando você digita um número qualquer que não aparece nada na tela da urna eletrônica e o voto em branco é quando você, logicamente, digita a tecla "BRANCO" da urna eletrônica. Porém, nenhum dos 2 é considerado válido! Como assim? A Justiça Eleitoral considera para resultado final da eleição apenas os votos válidos, que são os votos em algum candidato ou partido.

Urna eletrônica é o maior símbolo da democracia no Brasil, mas será que ela é livre de fraudes? Será que a necessidade de 2 documentos evitaria as fraudes? Será que a impressão do voto ajudaria ou pioraria?







Vale lembrar que Londrina não possui representação suficiente na Assembléia Legislativa e já somos bem representados na Câmara dos Deputados, ou seja, precisamos escolher melhor os nossos candidatos a deputados e preferir os que são daqui para que a nossa região tenha peso de voto. Assim, volto a recomendar voto para deputado estadual no prof. Amauri Cardoso, o número dele é 45698. E para senador, recomendo o Gustavo Fruet, o número é 456. Caso queira saber mais sobre eles, leiam o post "Eleições 2010: recomendações". É importante termos senadores da oposição porque caso Dilma (PT) seja realmente eleita, o que vemos nas pesquisas é que ela terá 2/3 do Senado, logo, ficaria impossível abrir CPIs porque necessitam desse número...
*Como vimos no escândalo do "mensalinho" do José Sarney, o presidente Lula conseguiu abafar o caso porque obrigou os senadores do PT a votarem contra a abertura da CPI, isso foi no ano passado e fez o senador Flávio Arns, que era senador do Paraná pelo PT, a deixar o partido e ir para o PSDB. Hoje, o Flávio é candidato a vice-governador do Beto Richa.
O Brasil possui 135 milhões, 804 mil e 433 eleitores, o Paraná tem 7 milhões, 601mil e 553 eleitores, desse total, a nossa Londrina é responsável por 352 mil e 796 eleitores. O Paraná tem 7 candidatos a governador, 12 disputando as 2 vagas do Senado, 337 querem uma das 30 vagas na Câmara e 641 para as 54 cadeiras na Assembléia. O brasileiro deverá escolher 1 dos 9 candidatos a presidente. Caso a eleição não seja decidida amanhã, o 2º turno irá para o dia 31 de outubro, domingo.
*Atenção aos candidatos fichas sujas!!! O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já disse que se eleitos, podem ainda ter as candidaturas impugnadas e os votos neles serão anulados.
O blog Janela Londrinense acompanhará amanhã em tempo real a apuração dos votos dessas eleições, atualizando de acordo com o programa da Justiça Eleitoral. Irei informar o resultado das eleições para presidente, governador e senador, mostrando como estão distribuídos os votos em Londrina, no Paraná e pelo Brasil.

Acompanhem a apuração em tempo real pelo blog e que todos votem conscientes da importância de escolher tal candidato para representá-lo no poder executivo e no poder legislativo, tanto estadual, como federal. Dependendo do resultado destas eleições de 2010, teremos um quadro diferente nas eleições para o poder executivo e o poder legislativo municipais em 2012.

Nenhum comentário: