domingo, 10 de julho de 2011

"Desliguem seus celulares, o FML começou!"

Neste sábado, dia 9 de julho, começou o 31º Festival de Música de Londrina, um dos festivais mais antigos do gênero no país que completou 30 anos no ano passado (ver post "Senhoras e senhores... o FML começou!").
Interessante que mesmo Londrina sendo uma cidade nova, com apenas 76 anos, já possui 2 festivais culturais de peso e com reconhecimento internacional, tanto pelo tamanho, como pela idade! O Filo com 43 anos (ver post "Você sabia? (Filo)") e o FML, agora, com 31 anos. Outro ponto importante para lembrar é que ambos surgiram durante a ditadura militar, época de repressão cultural e de manifestações políticas através das artes.
Continuando sob a regência do pianista Marco Antonio de Almeida, o FML trará cultura para todos os londrinenses, com uma programação artística passando pela música clássica ao jazz, pelo erutido ao popular, pelos teatros às ruas! E, novamente, a grade pedagógica será destaque, com aulas, cursos e seminários para os participantes que virão de todo o Brasil e de outros países.

Fafá de Belém participou da abertura no ano passado, que comemorava os 30 anos do festival fazendo uma homenagem a Londrina







Orquestras Sinfônicas, OSUEL e OSP abrindo os espetáculos e emocionando a todos no Teatro Outro Verde






Arrigo Barnabé no Bar Valentino na edição de 2010, pés-vermelhos sempre presentes prestigiando a programação










Apresentações ao ar livre utilizando os anfiteatros da cidade, aqui nesta foto, a Concha Acústica com o coral da terceira idade
Diversas culturas representadas através da música
Óperas modernas internacionais completam o calendário oficial do evento












É uma realização da Universidade Estadual de Londrina (UEL) em conjunto com a Prefeitura de Londrina e o Governo do Paraná, além do apoio do Governo Federal, através do Ministério da Cultura. O patrocínio desse ano veio através da Prefeitura, UEL, Instituto Votorantim, Caixa Econômica Federal, Copel, Sercomtel, Sanepar, Compagás, FIEP/Sesi/Senai/IEL, Plaenge, Unimed Odonto, Citroën Verniê, Fiat Marajó, Curso Neo DNA, MGL Mecânica e Sonkey.

Acontece de 9 a 24 de julho e mais detalhes sobre a programação do evento, acesse o link. O Festival de Música sempre costuma acontecer em julho após o Filo, que ocorre entre junho e maio. Assim, Londrina e seus festivais culturais, que preenchem o calendário de outono e inverno da cidade com emoção e cultura através das artes.

Fotos de autores desconhecidos.
____________________________________________________________________________

LEMBRETE:
Participe da promoção do aniversário de 1 ano do blog, "Olhares londrinenses", onde todos poderão concorrer a uma imagem panorâmica noturna de Londrina!!! É fácil participar, basta "curtir" a página do Janela Londrinense no facebook! Mais informações sobre o sorteio, que vai até o dia 20 de julho, é só clicar no link:

http://janela-londrinense.blogspot.com/2011/07/promocao-olhares-londrinenses.html

Nenhum comentário: