quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

AAL...

Alcoólatras Anônimos de Londrina? Não, né... Academias ao Ar Livre!

Essa iniciativa saiu do papel no governo do prefeito Barbosa Neto (PDT), mas já existia a intenção na Prefeitura desde outros mandatos, não se sabe precisar qual... assim, o quê importa é que foram feitas e melhor ainda é que estão fazendo parcerias com a iniciativa privada para que financie novas unidades pela cidade, a última será entregue hoje, dia 12 de janeiro, pela Caixa Econômica Federal e já é a 19ª da cidade, localizada ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde, vulgo, posto de saúde) da Vila Brasil, no final da r. Argentina - há casos de empresas que entregaram mais de 1 unidade, como a Milenia Agrociências S.A. que já conta com 3 na cidade: Parque Tecnológico, Praça Nishinomya e Distrito de São Luiz.

Muito louvável a idéia, presente em várias cidades do país, como aqui ao lado mesmo, em Maringá, há muitos anos. Porém, a população precisa de instrução para utilizar esses equipamentos... há um pequeno mural comentando brevemente sobre como utilizá-las, mas uma boa idéia seria contratar estagiários dos cursos de Educação Física da cidade para orientar adequadamente essas pessoas, que na maioria das vezes são idosas... UEL, UniFil e Unopar possuem esse curso na sua grade, ou seja, alunos interessados não faltam! Porém, independentemente disso, a Prefeitura lançou um manual de instruções, só que não está sendo distribuído nos locais, está apenas na internet pelo site da Prefeitura... #fail

Embora seja nobre a iniciativa, eu tenho algumas observações... acredito que existam lugares e LUGARES para instalar uma AAL, certo? Existem espaços públicos apenas contemplativos e outros apenas de passagem, por exemplo: a Praça Mal. Floriano Peixoto (aquela ao lado da Catedral, também conhecida como Praça da Bandeira) é apenas de passagem e a Praça Tomi Nakagawa (aquela do Japão, ao lado do PAI) é contemplativa.
Ao estudar paisagismo, a gente encontra essas classificações que nos ajudam a não perdermos o foco ao projetar um espaço, ainda mais público. Assim, praças de passagem, praças contemplativas e praças de lazer são denominadas da seguinte forma: passagem refere-se apenas aos espaços que unem 2 ou mais pontos, sendo áreas de transição, podem ter um paisagismo neutro ou mais exuberante; contemplativas trata de áreas com objetivo temático ou de homenagens, sendo um lugar para visitar e passar o tempo; lazer são as praças e parques destinados para atividades esportivas e de recreação, com parquinhos, pistas de caminhada, academias ao ar livre, quadras poliesportivas, etc...
Então, há poucos meses, a Prefeitura em parceria com o Sicoob, colocou uma dessas no CAL-ÇA-DÃO!!! Mew, o que tinham em mente??? Ali é local de tra-ba-lho e com-pras, não de atividades físicas e desportos!!! Enquanto isso, pararam a revitalização do Bosque (ver post "Um suspiro para o Bosque..."), lugar muito mais adequado para receber a AAL do Centro, afinal, já possui uma pista de caminhada ali, o Zerinho... Voltando ao assunto, já há inúmeras críticas da população e usuários do Calçadão quanto a instalação da academia naquele local, que antes era o quiosque do Chopp Grill. Inclusive, o prefeito ainda disse que era emblemática a instalação daquela academia ali porque antes era um local que vendia cerveja e agora oferta saúde... NOT!

Prefeito e diversas autoridades estiveram presentes durante a inauguração da AAL do Calçadão, acho que a real intenção era para dar visibilidade... quê tal mais coerência e menos pirotecnia com o patrimônio público?








Pesquisando pela internet, encontrei alguns comentários de londrinenses insatisfeitos publicados pelo portal Jornal do Paraná e pela rádio CBN, confira:
  • O vendedor Idário de Oliveira, de 48 anos, disse: "Eu não vou utilizar a academia, não. E pelo que tenho ouvido, ninguém está gostando dessa idéia. Aqui não é lugar para isso..."
  • O designer de calçados Mário Mamikoga foi mais enfático e irônico: "Quem teve essa idéia merece um troféu! Ninguém vai usar!"
  • Já o engenheiro Márcio Pasquale foi mais técnico e propositivo: "Eu acho no Centro complicado, acho que seria mais nos bairros, próximo ao lago, onde o pessoal faz atividade física, aqui ninguém faz isso."
  • O mecânico Antônio Brumarchi foi mais além e está preocupado com a qualidade estética do Calçadão: "Aqui não tem guarda 24h, vai ficar pra vândalos! Calçadão de Londrina tá virando vergonha pra nós!"
  • A dona de casa Fátima de Oliveira também foi mais coerente no uso do espaço: "Aqui não é o lugar mais apropriado, mais em bairro, no Centro mesmo não!"
A secretária do idoso, Liz Clara Ribeiro, disse que a AAL no Calçadão é um pedido antigo dos moradores daquela região, que são idosos na maioria. Ok, entendido... MAS, em partes, né... NÃO PRECISAVA ENFIAR ISSO NO CALÇADÃO!!! Havia outras opções, como disse antes sobre o Bosque... Tenho medo dos urbanistas que toparam essa palhaçada... mas esperar o quê, né? Esses mesmos urbanistas já estão acabando com o Calçadão mesmo (ver post "Calçadão... saudades ou progresso?")... Fica só uma perguntinha básica e singela: QUÊ TAL FAZEREM AS COISAS DECENTEMENTE E COERENTES COM O CONTEXTO???

Alguns usuários na unidade do Calçadão ao final do dia... um equipamento subutilizado e instalado em um local central... #fail











O modelo de academia adotado pela administração municipal é composto por dez equipamentos, entre alongadores, simuladores de caminhada e cavalgada, esqui, multi exercitador, aparelho de remada sentado, de pressão para pernas, rotação dupla diagonal, vertical e de surf. O prefeito pretende instalar 75 unidades até o final do seu mandato! Como disse antes, é muito louvável e interessante a idéia, mas PELO AMOR DE DEUS, vamos ser mais sensatos e contextualizar melhor essas 56 que ainda faltam, por favor???

Fotos de autores desconhecidos.

Nenhum comentário: