quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Novela do ILS...

Depois de anos (alguns dizem, décadas), finalmente, saiu ontem, dia 4 de janeiro, o acordo entre a Prefeitura de Londrina e a Infraero para instalação do ILS no Aeroporto Governador José Richa!!!
* ILS significa "Instrument Landing System" e traduzindo é "Sistema de pouso por instrumentos", assim, é um aparelho para que os aviões possam aterrissar mesmo em condições adversas do tempo.
O ILS é uma antiga reivindicação de Londrina, afinal, qualquer um que já precisou do aeroporto sabe o drama que é quando começa a chover na cidade e tudo pára... O próprio governador Beto Richa (PSDB) sofreu com isso no final da campanha eleitoral quando precisou ir para o seu último comício em Curitiba e não conseguiu decolar aqui, até o ex-presidenciável José Serra (PSDB) também precisou dormir na cidade porque não dava pra decolar após o comício dele... Lembro que ambos disseram em entrevistas para todo o Paraná ver que "era um absurdo uma cidade do tamanho de Londrina não ter um ILS"!!! Deve ter sido nisso que o Beto Richa e o Serra conseguiram os mais de 70% de votos na cidade, né?

Enfim, por incompetência da administração anterior do ex-prefeito Nedson (PT), a cidade perdeu o ILS uma vez... e, agora, o prefeito Barbosa Neto (PDT) conseguiu o acordo com a Infraero e fez várias adequações para que isso fosse possível, como a derrubada da caixa d'água que atrapalhava o taxiamento do perímetro aéreo, junto com as 927 árvores que foram cortadas, e um dos principais pedidos da empresa aeroportuária era a desativação do lixão da cidade que estava a 200m da cabeceira da pista... NÉ?

Outras adequações serão feitas com o novo acordo, como a ampliação da pista em 600m e da área de taxiamento do aeroporto. Há também outras melhorias na infraestrutura com a instalação de novas torres de iluminação e uma estação metereológica de primeira linha. Assim, oferecendo maiores condições para a ampliação na oferta de vôos domésticos; preparação para ser uma rota alternativa durante a Copa do Mundo; maior capacidade para receber aviões cargueiros utilizando todo o potencial do Porto Seco; e a tão esperada internacionalização! Além, claro, de propiciar mais conforto para os usuários.

O prefeito Barbosa Neto e o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, ontem durante a assinatura do acordo para melhorias no aeroporto, mas ainda há muitos capítulos pela frente, foto de Luiz Jacobs








Havia outra novela paralela a essa... o terreno do aeroporto não estava no nome da Infraero até a assinatura deste acordo!!! Isso impedia que a empresa pudesse executar qualquer obra de melhoria sem o crivo e a boa vontade da Prefeitura...

PORÉM, para todo esse projeto ser concretizado, a Prefeitura precisará desapropriar vários terrenos ao redor do aeroporto. Por exemplo, a área de ampliação foi determinada pela lateral com a av. Salgado Filho, uma região consolidada de casas há décadas, tem também uma universidade e o Tiro de Guerra do exército brasileiro. Ou seja, com o perdão da metáfora, essa novela do ILS não acabou, apenas solucionou parte da trama... MUITO ainda precisará ser feito para que finalmente possamos contar com o aparelho... para ter uma noção, a Infraero deu 60 meses de prazo, vulgo, 5 anos...
Se todos lembram bem, a Prefeitura de Londrina nunca teve tradição em solucionar rapidamente desapropriação de lotes particulares, né... é só olharmos para os casos mais recentes, como a duplicação da r. Goiás e a abertura da av. Ayrton Senna... Vamos ver se o atual prefeito fará diferente das outras administrações, ou melhor dizendo, vamos ver se ele fará decentemente!

Nenhum comentário: