quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Poluição visual e qualidade de vida?

Resolvi escrever o texto de hoje para complementar o de ontem, que falava sobre a Lei Cidade Limpa. Como podemos aliar um indicador de poluição a favor da comunidade? Como melhorar a qualidade de vida da população de uma cidade unindo iniciativa privada e poder público?

Todos já estão carecas de saber que a Lei Cidade Limpa de Londrina é totalmente inspirada na de São Paulo, capital, certo? Quem acompanha o blog, já percebeu que sempre faço questão de lembrar sobre isso... Assim, no post "Lei Cidade Limpa: falta 1 mês!", comentei sobre alguns vieses que a Lei paulistana acabou proporcionando indiretamente para o bem daquela metrópole, como o patrocínio da cervejaria Bohêmia para a revitalização de ruas na Vila Madalena, que é um bairro repleto de bares em Sampa.

Muitos podem achar que beber em bares já é a qualidade de vida citada no início, né? Mas penso de outra forma nesse texto... por exemplo, conheci nessa semana um projeto muito interessante que também foi proporcionado indiretamente pela Lei Cidade Limpa paulistana! Trata-se da nova ciclovia do Parque do Ibirapuera, que está sendo totalmente patrocinada pela Volkswagen.

A ciclovia do Parque do Ibirapuera foi inaugurada em 2004, no aniversário de 50 anos do parque e de 450 anos da cidade de São Paulo, foto do autor










A montadora de automóveis gastava milhões de reais anualmente com publicidade externa nas ruas da capital paulista, beneficiando apenas a si mesma. Assim, esse dinheiro "economizado" foi investido na reforma da ciclovia do parque mais famoso e frequentado da cidade, beneficiando a si mesma e a todos os paulistanos ao proporcionar mais condições para praticarem suas atividades físicas!

Todo o projeto contemplará os 10km de ciclovias existentes, além do recape asfáltico de todas as ruas do parque! Assim, a obra foi dividida para atender às demandas de drenagem das pistas, que estão acumulando muitas poças; de reestruturação da geometria e dos níveis do trajeto; de readequação das guias e sarjetas; de recapeamento da via, mas antes estão fazendo a raspagem do asfalto atual para dar mais aderência ao novo material; de pintura e sinalização horizontal das faixas.

Todas as ruas estão sendo niveladas para evitar o empoçamento e a ciclovia está sendo pintada com uma tinta emborrachada especial para alto tráfego, oferecendo segurança aos usuários, foto do autor









O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), na apresentação de como ficará a ciclovia junto com o vice-presidente de recursos humanos da Volkswagen, Josef-Fidelis Senn, a parceria entre a montadora e a Prefeitura paulistana foi através da Secretaria de Verde e Meio Ambiente, foto de Werther Santana




O projeto ainda inclui alguns mobiliários urbanos ao longo do trajeto, como totens indicativos de distâncias percorridas a cada 100m e a cada 500m terá totens com um mapa do percurso total. Outros totens com informações sobre alongamentos e segurança ao pedalar também serão instalados. Quanto TOTEN, né? Lógico, a empresa está gastando milhões de reais, precisa expor a marca dela de algum jeito, NÉ? Haverá também 3 bike freshs, que são pontos de "socorro" para o ciclista, com bicicletário, pressurizador de ar para encher os pneus e vaporizadores de água para refrescar os usuários.

Por quê falei tanto sobre isso? Não só para reforçar os benefícios burocráticos que a Lei Cidade Limpa pode proporcionar indiretamente para Londrina, mas porque também temos uma ciclovia recém criada no Lago Igapó II e está bem mal feita (ver post "Lagos e ciclovias... trapalhadas e descasos!")!

Assim, que tal as empresas locais aproveitarem a falta de propaganda externa que terão e investir esse dinheiro no patrimônio público, que com certeza sempre será lembrado por toda a população, logo, possíveis clientes??? Lógico que a dimensão dos gastos aqui é bem menor ao compararmos com o mercado paulistano, mas nada impede que pequenas ações comecem a acontecer, sendo um início de algo muito maior para toda a cidade.

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