sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Cadeira ocupada na RML... finalmente!

O blog Paçoca com Cebola havia adiantado no finalzinho do ano passado que o Engenheiro Victor Dantas seria o provável nomeado para ocupar o cargo de Coordenador da Região Metropolitana de Londrina (RML). E não deu outra! O governador Beto Richa (PSDB) fez o anúncio ontem, dia 6 de janeiro, e deve transmitir o cargo no próximo dia 14. Demorou, mas levou!

Dantas foi um dos coordenadores da campanha de Beto Richa em Londrina nas eleições de 2010 e presidente do Serviço de Pavimentação de Londrina, o Pavilon, no mandato do ex-prefeito e ex-governador José Richa, pai do atual governador - todos já estão carecas de saber disso, mas quis completar a informação.

O cargo era ocupado desde 2007 pela ex-vereadora e ex-deputada estadual Elza Corrêa (PMDB), que tinha como uma das principais bandeiras a integração do transporte coletivo entre os municípios integrantes da RML. Aliás, o novo coordenador já adiantou em entrevista ontem à Rádio Paiquerê AM que continuará o programa e pretende avançá-lo até a sua concretização ainda neste mandato do atual governador.

Além de Londrina, a RML também compreende os municípios de Alvorada do Sul, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Cambé, IbiporãJataizinhoPrimeiro de MaioRolândiaSertanópolis e Tamarana. Arapongas e Apucarana ainda estão analisando a proposta... Inclusive, na mesma entrevista citada anteriormente, Dantas disse que pretende aumentar o número de cidades na RML, assim, melhorando as condições de planejamento e tentando atualizar a RML virtual com a RML real (ver post "RML... real ou virtual?").

Beto Richa no discurso de posse, promessa de fomento para as RMs de Londrina e Maringá é ansiosamente aguardada e deve ser mais divulgada para a população entender a importância de uma RM, foto de E. Bressan







Não conheço o Dantas e com todo o respeito ao trabalho da Elza, vejo aqui uma melhora na colocação por conta da nomeação de um técnico para ocupar um cargo tão importante, mas que possui pouca visibilidade. Sem querer puxar a sardinha pro meu lado, eu ainda acho que a melhor opção seria um Arquiteto e Urbanista ou um Geógrafo, por conta de toda a formação acadêmica envolvida em Planejamento Urbano - matéria muito abrangente em ambos os cursos citados. MAS, tenho boas esperanças quanto ao Victor Dantas e respeito muito todo o trabalho e a história política da Elza Corrêa.
* Elza Corrêa foi vereadora em Londrina e aceitou a primeira denúncia de corrupção na Câmara Municipal que resultou posteriormente na cassação do ex-deputado estadual e ex-prefeito cassado e impugnado Belinati (PP).
Antes mesmo desse anúncio, eu já estava preparando um post sobre a RML e os novos desafios para o então governador eleito. Assim, em breve, será publicado com o quê realmente uma Região Metropolitana pode contribuir na nossa vida, sem utopismos, e mostrará exemplos bem sucedidos em outras partes do Brasil e do mundo.

Um comentário:

Sandra Mara disse...

Finalmente!!!!!! Tinha q vir um governador com propostas de Um Novo Paraná, para exonerar essa mulher!!!! O leite secou !