terça-feira, 7 de dezembro de 2010

"Em cartaz: Mostra Londrina de Cinema"

Mais um festival cultural da "Pequena Londres", de 8 a 12 de dezembro, estará nas telas de uma histórica sala de cinema, a 12ª Mostra Londrina de Cinema! A mostra está se consolidando no calendário de eventos culturais da cidade e do Paraná, pois é o mais antigo do gênero no estado.

A novidade deste ano está na reutilização do Cine Vila Rica, tradicional cinema na galeria comercial de mesmo nome, no Centro da cidade. O referido cinema faz parte da infância de muitos londrinenses da minha geração e da vida de toda uma geração anterior, sendo a última sala a fechar no Centro. Antes, eram comuns no Brasil todo muitos cinemas nas cidades, Londrina mesmo possuía mais de 10 salas só ali na área central! Inaugurado em 1968 e fechado em 2001, o Vila Rica pertenceu a essa época e marcou até uma geração que cresceu depois sem ele...
Os cinemas no Brasil foram caindo em desuso devido à popularização da televisão e dos filmes em fita. Antigamente, havia salas com mais de 3000 lugares nas grandes cidades, número semelhante ao dos teatros. O próprio Teatro Ouro Verde (ver post "Você sabia? (Teatro Ouro Verde)") foi projetado originalmente para ser um cinema e tinha quase 2000 cadeiras! Hoje, a maior sala de cinema de Londrina são as salas 6 e 7 do Catuaí Shopping, com aproximadamente 400 lugares cada uma... O reaproveitamento do Cine Vila Rica contará com projetores em alta definição e equipamentos de som atualizados, terá ocupação máxima com 300 lugares.
Uma realização da produtora Kinoarte, esta 12ª edição traz 52 exibições de curtas, médias e longas metragens, com obras londrinenses, estaduais, nacionais e internacionais! Um dos destaques é a pré-estréia do filme "Getsêmani" do escritor e dramaturgo londrinense, Mário Bortolotto - radicado na capital paulista, Bortolotto é um dos principais artistas brasileiros e, no final do ano passado, como muitos devem ter acompanhado, ele foi baleado em um assalto na região cultural da cidade, próximo ao Teatro Cultura-Artística...

As sessões são gratuitas e, além da exibição de filmes, haverá também as competitivas, como a Competitiva Londrinense, a Competitiva Paranaense e a Competitiva Nacional, todas com mostra de curtas metragens, que concorrerão em várias categorias para as premiações do evento. Maiores informações, acesse o site do festival.

O coordenador artístico, Rodrigo Grota, comenta sobre os patrocínios importantes desta edição, que conta com a Petrobrás e a Prefeitura de Londrina. Para quem acompanha, a empresa petrolífera brasileira prestigia também o Filo (Festival Internacional de Londrina, que está indo para a sua 43ª edição), o FML (Festival de Música de Londrina, que já tem mais de 30 anos), o Festival de Dança (que é o mais novo, mas já vai para o seu 9º aniversário) e o Demosul (há 10 anos é um dos mais consagrados festivais de música independente do Sul do país) - e depois londrinenses dizem que não tem o que fazer na cidade... NENHUMA cidade do porte de Londrina possui tantos festivais culturais e diversificados como os nossos!

Mas, voltando ao tema... A Mostra de Cinema começa amanhã, quarta-feira, e encantará a todos com a seleção criteriosíssima de exibições  e a reutilização de uma sala de cinema tão especial para Londrina! Parabéns a todos os organizadores e patrocinadores por esta nobre iniciativa!!!

Petrobrás patrocina o festival de cinema mais antigo do Paraná




















Há também o apoio da Prefeitura Municipal e todo o evento é uma realização da Kinoarte

Um comentário:

Marcel disse...

Ops... ficou confuso uma coisa, a Petrobrás não patrocinou o Festival de Dança, apenas os outros festivais... corrigido, ok?