sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Homenagem aos 76 anos: apelidos

O apelido "capital mundial do café" surgiu porque o município de Londrina era o maior produtor de café do mundo. Para ter uma idéia, só Londrina produzia nos anos 60 o quê o Brasil inteiro produz hoje.

O título "3ª maior do Sul" surgiu em meados da década de 60 e 70, quando Londrina marcou a colocação sulista, que perdeu apenas neste ano para Joinville...

A "capital do Norte" já teve desde o início da ocupação, pois eram centralizadas aqui todas as negociações da Cia. de Terras Norte do Paraná (CTNP) de capital inglês e pelo fato da cidade ter se destacado na região.

Assim, considerando os ingleses que aqui fundaram a sede da CTNP, explica-se também o "pequena Londres", que foi o apelido em homenagem a capital inglesa por causa dos fundadores que desbravaram todo o Norte do Paraná  - o nome "Londrina" seria mais corretamente traduzido como "filha de Londres".

O "cidade menina" está presente no hino da cidade e faz referência ao fato da cidade ter crescido e enriquecido rapidamente.

"Pés-vermelhos" é uma referência óbvia à cor da terra daqui, assim, as pessoas que andam descalças, ficam com a sola do pé "vermelha", como os colarinhos das camisas...

Nenhum comentário: