sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

FELIZ 2011!!!

É, 2011 começa em poucas horas... E quanta coisa aconteceu, não? A retrospectiva de 2010 tem o peso de ser o último ano da primeira década do século XXI e do 3º milênio... O quê mais marcou a cidade desde 2001???
  • Londrina teve 2 eleições, mas foram 5 idas às urnas e 3 prefeitos eleitos! Como assim 2 eleições, 5 turnos e 3 prefeitos eleitos??? 2 turnos em 2004 com a eleição de Nedson Micheletti, 2 turnos em 2008 com a eleição de Antônio Belinati, que foi impugnado 2 dias depois... e o inédito 3º turno em 2009, com a eleição de Barbosa Neto. Lembrando também que tivemos um 4º prefeito na interinidade enquanto não decidiam o imbróglio das eleições de 2008...
  • Tivemos também 3 eleições no Paraná, com 2 governadores eleitos, Requião em 2002 e 2006, e Beto Richa em 2010!
  • O Brasil teve 2 presidentes, o sociólogo FHC (2001 e 2002) e o metalúrgico Lula (2003 a 2010). E neste ano, o país elegeu a primeira mulher presidente do país, Dilma Rousseff.
  • Londrina cresceu 60 mil habitantes, comparando o Censo 2000 com o novo Censo 2010, mas perdeu o posto de 3ª maior do Sul do país.
  • A Gleba Palhano surgiu através de uma estratégia do mercado imobiliário da cidade comandada por algumas construtoras e poucos imobiliaristas, puxada pelo Catuaí Shopping e o Lago Igapó II. Assim, mais de 50 empreendimentos construídos e mais de 40 previstos para os próximos 2 anos... Londrina repete o feito de uma das maiores verticalizações do país - no final da década de 80 e início dos anos 90, foi o Centro da cidade que teve o boom da verticalização nacional.
  • Evidenciando o potencial do comércio e o empreendedorismo de Londrina, o maior shopping center da cidade, o Catuaí, inaugurou 2 expansões, em 2004 e 2008. E ele mesmo irá alavancar a Zona Norte com o anúncio de mais um shopping center de grande porte, o Londrina Norte Shopping (é do tamanho do que acabaram de inaugurar em Maringá). Paralelo a isso, o Royal Plaza Shopping também expandiu suas atividades; surgiu outro shopping center, que é o Planet Shopping na Zona Norte também; e teve o anúncio do mega empreendimento chamado de Complexo Marco Zero, que inclui a renovação total de uma área na Zona Leste, prevendo outro shopping center regional, o Londrina Boulevard Mall - e a construção do tão esperado Teatro Municipal.
  • O Lago Igapó II foi esvaziado em 2001 e assim permaneceu até quase 2003, quando abriram aquela área para lazer com pista de caminhada e estações de ginástica. Depois, em 2009, fizeram a ciclovia e neste ano instalaram a academia ao ar livre. Esse esvaziamento evidenciou o seu assoreamento precoce, que só se agravou com o passar dos anos e absolutamente NA-DA foi feito...
  • Temos uma nova universidade pública na cidade, além da estadual UEL, tem também a federal UTF. No ensino superior particular, a PUC abriu campus em Londrina, o Cesulon virou UniFil e a Metropolitana também mudou de nome para Pitágoras.
  • Praticamente, nenhuma novidade na área da saúde pública, apenas algumas tímidas ampliações nos hospitais da Zona Norte e Zona Sul, além da promessa do hospital da Zona Oeste... O HU teve novas alas, como o novo pronto socorro, hemocentro, centro de queimados, etc... O Hospital do Câncer quase fechou as portas, mas um grande envolvimento da comunidade salvou o instituto. Na área particular, teve a inauguração do Hospital dos Olhos, Hospital do Coração, Instituto do Rim, Hospital Araucária, ampliação do Hospital Infantil, etc...
  • Mais 10 edições da ExpoLondrina, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, símbolo há 50 anos na história da cidade, exportando o nome de Londrina para o Brasil e o mundo!
  • Mais 10 edições do Filo, outras 10 edições do Festival de Música e da Mostra Londrina de Cinema, e nesta década ainda surgiu o Festival Demo Sul e o Festival de Dança!
  • A comunidade japonesa completou 100 anos de imigração e inaugurou a Praça Tomi Nakagawa no Centro da cidade. Começou também na cidade o Festival Londrina Matsuri, a celebração da primavera na cultura japonesa.
  • 3 Copas do Mundo com 1 pentacampeonato da Seleção Brasileira. E o nosso LEC, ou Tubarão para os íntimos, quase saiu de cena em uma vergonhosa falta de respeito de seus diretores com a história de um dos clubes mais antigos do estado...
  • 2 Olimpíadas, o anúncio do Rio de Janeiro ser a sede de 2016 e vários atletas londrinenses em destaque, como Natália Falavigna e Giba.
  • A Stock Car desembarcou no Autódromo Ayrton Senna, saiu um tempo e voltou de novo. Mas, o autódromo continua muito mal cuidado... assim como, o Estádio do Café e o Moringão, que apesar das reformas, precisam URGENTEMENTE de um plano diretor de recuperação e revitalização, afinal, são as principais praças esportivas da cidade.
É apenas um pequeno resumo do que aconteceu em Londrina, mas logicamente há muito mais para lembrarmos, né? MAS, fiz isso só para não esquecermos o passado e, assim, fazermos o futuro! Acho que nessa virada de ano - e de década - podemos olhar o quê queremos de fato para a nossa cidade e, assim, para as nossas vidas.
PLANEJAMENTO é a palavra de ordem para os próximos 10 anos! E esse é o papel do Plano Diretor, que ainda mal foi aprovado... mas, vamos aguardar a conclusão dos trabalhos que já duram quase 4 anos...
Mais um ano e mais uma década se iniciam e muitas novidades estão por vir para todos nós. Receber o ano de 2011 com muita luz, paz e saúde! Parafraseando um slogan muito famoso, o quê posso dizer para todos vocês é tente e invente nesta próxima década do século XXI, ficarão surpresos com o que podemos fazer com tão pouco! É com essa mensagem que desejo a todos vocês, FELIZ 2011!!!

"Adeus ano velho... Feliz ano novo!"

















Foto do autor.

Nenhum comentário: