terça-feira, 14 de setembro de 2010

José Janene falece em São Paulo...

Conforme toda a imprensa no rádio, na televisão e na internet já noticiaram, o blog também somará aos meios de divulgação noticiando o infortúnio do ex-deputado federal José Janene (PP), que faleceu nesta madrugada no InCor, na capital paulista.

Famoso no Brasil inteiro pelos escândalos de corrupção, o político com domicílio em Londrina sempre esteve ao lado de outras personalidades locais, como o ex-prefeito e atual deputado estadual Antônio Belinati (PP), que teve a sua candidatura a reeleição a deputado impugnada agora, em 2010 - em 2008, Belinati tentou voltar à Prefeitura, mas o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) também impugnou a sua candidatura... inclusive, Belinati foi cassado em 2000 por conta de escândalos que envolviam o nome de Janene também. O atual prefeito Barbosa Neto (PDT) também possui laços com Janene, ele foi assessor de imprensa dele no início de sua carreira. Para quem não sabe, Barbosa é formado em Jornalismo pela UEL.

Assim, Janene deixou um legado na política londrinense que muitos não gostariam de lembrar ou que existisse. Como assim? Marcou polêmica no escândalo AMA-Comurb (ver post "Histórico de um político...") ao ter empresas de sua família envolvidas nos esquemas de corrupção na Prefeitura da cidade, além de seu nome aparecer como participante, ao lado de Belinati, na formação de quadrilha para saquear os cofres públicos. Ele ficou conhecido nacionalmente ao aparecer seu nome como um dos chefes do "Mensalão" do governo federal, que na época envolveu os partidos da base aliada do PT, como PP e PTB, no primeiro mandato do presidente Lula (PT).

Janene havia se licenciado do cargo de deputado federal por conta dos problemas de saúde, assim, evitando a cassação do mandato por conta dos escândalos do "Mensalão" e escapando dos processos envolvidos na época. Depois, aposentou-se para tratar desses problemas de saúde que resultaram em sua morte nesta madrugada, ele sofria de uma cardiopatia grave e precisava de um transplante de coração. Fez tratamentos em Londrina, Curitiba, São Paulo e até nos EUA. Janene tinha 55 anos e será velado em Londrina, na Mesquita Muçulmana Rei Faiçal, e será enterrado amanhã, no Cemitério Islâmico.

Um comentário:

Anônimo disse...

Puxa vida, que pena. Tem que ser um caixão bem grande senão não tem espaço pra por a grana.Pois é: até os corruptos um dia morrem.