sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Trânsito de Londrina... é o caos?

Neste post farei algumas considerações sobre o trânsito de Londrina. Muita gente reclama que é caótico e tudo o mais, mas será que é mesmo? A culpa é do trânsito ou das pessoas? Ou dos dois? Vejamos alguns itens...
  • Radares
A Prefeitura instalou novos radares fixos (ver post "Atenção! Novos radares em operação!") recentemente, somado aos outros existentes em pontos polêmicos pela imprudência dos motoristas. Ou seja, na medida do possível, a Prefeitura está fazendo a sua parte... Pena que os radares daqui não captam infrações de velocidade, lembro que na gestão do ex-prefeito Cheida instalaram algumas lombadas eletrônicas em avenidas da cidade, andando por esses pontos ainda dá pra ver a marcação delas - por exemplo, em frente ao Vitrola Bar tem um monolítico de concreto na calçada e outro no canteiro da av. Higienópolis. Seria uma ótima idéia novamente para a cidade. Recentemente, a CMTU adquiriu um novo radar móvel, mas ainda não está usando todo o dia, apenas em algumas blitz ocasionais. Há previsão de adquirirem mais unidades (ver post "Atenção! CMTU adquire radar móvel!"). #culpa da população
  • Semáforos 
Copel irá trocar as lâmpadas de vários semáforos para as de LED, além de economizar horrores na conta de luz (lâmpadas LED costumam gastar 5% de energia das lâmpadas comuns), elas iluminam muito melhor quando o Sol está baixo. Hoje, por exemplo, ofusca os semáforos na alvorada e no pôr-do-Sol. Ou seja, acabarão as desculpas esfarrapadas de que não viram qual cor estava acesa naquela hora... Tem também a "onda verde", que é a sincronização dos semáforos para abrirem sequencialmente, dinamizando o fluxo de veículos. E não é tão difícil de aplicar, pelo menos, nas principais vias. Além de facilitar o fluxo, é bom para o meio ambiente, pois faz com que os carros poluam menos. Há também vários semáforos desnecessários na cidade, falta de atenção do IPPUL e CMTU. #culpa da população e do poder público
  • Sinalização viária
Placas verticais, sinalização horizontal (faixas de pedestres, faixas de rodagem, setas de direção, faixas de estacionamento, etc) e placas indicativas (aquelas que mostram onde está tal coisa, tal lugar, nome de ruas e avenidas, etc). No Centro, praticamente, todas as ruas são bem sinalizadas, mas nos bairros ainda é um pouco deficiente. Por exemplo, muitos lojistas de bairro insistem em rebaixar toda a guia e pintar ilegalmente com uma faixa amarela na frente, que indica que é proibido estacionar. Ou várias esquinas de ruas sem placas indicando que ruas são aquelas. Isso já é problema da Prefeitura, que através da CMTU, tem que fiscalizar isso, corrigir o problema e, às vezes, multar essas pessoas. Outro ponto deficiente aqui é a falha de manutenção em algumas vias de grande fluxo, mas não temos graves problemas em Londrina ainda. O que temos de problemático nisso é a remoção de sinalização horizontal, que é quando a Prefeitura altera alguma coisa na via e não apaga direito a marcação anterior... Apesar de simples, é necessário! Mesmo tendo a sinalização vertical complementando, a sinalização horizontal antiga aparece e confunde o motorista, pois mesmo sendo pintada de preto, como ela é uma tinta reflexiva, aparece tudo à noite. #culpa do poder público
  • Lombadas, quebra-molas, saliências...
Sim, tem gente que chama de "saliências"! Então, como foi reportagem do JL semanas atrás, a maioria (pra não dizer todas) das lombadas da cidade está irregular, tanto no comprimento, como na altura. Além de que, é proibido desde que o responsável público assuma toda e qualquer responsabilidade por qualquer acidente ocasionado pela instalação daquela lombada. Sabiam disso? Pois é... Sugestão: ou regulariza, ou tirem todas! Lombadas de acordo com o padrão são bem mais largas, o que faz com que diminua a velocidade sem danificar o veículo, fazendo uma travessia mais suave e com menos impacto. Porém, se os motoristas respeitassem o limite de velocidade, não seria necessário instalar tantos quebra-molas. #culpa do poder público e da população
  • Obras inacabadas...
A lista é longa... Continuação da av. Ayrton Senna até a av. Waldemar Spranger, continuação da duplicação da r. Goiás até a av. Santos Dumont, continuação da duplicação da av. Castelo Branco até a UEL, duplicação da r. Humaitá e r. Faria Lima, duplicação da r. Souza Naves da av. Bandeirantes até a barragem, duplicação da av. Maringá (ver post "Av. Maringá... comércio X trânsito!"), continuidade da av. Ernani Lacerda de Athayde do Jardim Guanabara até a PR-445, continuação da duplicação da av. Robert Koch até o HU e construir a rotatória ali ligando a av. Alziro Zarur até a av. Santos Dumont, transposição do córrego dos Limoeiros pela av. Máximo Peres Garcia, readequação viária na av. dos Pioneiros, readequação viária na av. Henrique Mansano, viaduto na av. Arthur Thomas cruzando a PR-445, viaduto na av. Harry Prochet cruzando a PR-445, etc... É, realmente, é LON-GA!!! #culpa do poder público
  • Campanhas educativas
"Pé na faixa", seguindo o slogan da campanha, a atitude depende do primeiro passo? Ou da primeira freada? Porque dependendo dos motoristas, se o pedestre botar o pé primeiro, vamos ter um alto índice de amputações na cidade (ver post "Pé na faixa")! Mesmo com falhas na divulgação, a Prefeitura tenta fazer a parte dela... Porém, e campanhas contra o alcoolismo? Contra falar no celular? Contra dirigir sem cinto? Contra alta velocidade? Na real, nem precisaria de tantas campanhas se houvesse mais conscientização das pessoas, né? #culpa do poder público e da população
  • Transporte coletivo
A recente instalação de corredores de ônibus em 2 vias do Centro da cidade facilitaram muito o fluxo dessas vias, tanto para os ônibus, como para os carros. Porém, eliminou várias vagas de estacionamento e fez com que a velocidade dos veículos aumentasse demais também, já que os motoristas encontraram a via mais livre. Mas, Londrina enfrenta outro problema no transporte coletivo, que é justamente ele em si! Linhas e transbordos deficientes... necessita urgentemente dinamizar o Terminal Central e os de bairro, que hoje só existem na Zona Norte e na Zona Sul. Além, também, criar novos corredores em avenidas de grande fluxo, que poderiam utilizar outros meios, como o VLT ou o monotrilho (ver post "Corredores de ônibus..."). #culpa do poder público
  • Vagas de estacionamento
Aqui temos vários pontos polêmicos, o primeiro deles seriam as vagas para carga e descarga. É preciso urgentemente rever e regulamentar novos horários! Hoje, muitas dessas vagas ficam ociosas durante o dia porque a placa diz "das 8h00 às 18h00", por exemplo. Oras, delimita um horário e ponto final! Horário comercial inteiro não dá! Em São Paulo, capital, eles só podem fazer carga e descarga na região central das 5h00 às 7h00 e ponto final, todo mundo se adaptou. Isso fez com que inúmeros caminhões parassem de trafegar no Centro nos horários mais movimentados. Outro problema aqui são as vagas para transporte de valores. Necessita mesmo de vagas exclusivas? O dia que eu ver um carro-forte parado em uma delas, vai chover gra-ni-to! A pedra mesmo, não o gelo... que na verdade é gra-ni-zo, mas estou sendo exagerado mesmo...! Ninguém respeita essas vagas por questão de segurança, se o carro-forte precisar arrancar de repente é mais fácil estar fora da vaga, logo, parando em fila dupla... Outra questão são as vagas para motos. Cadê? E cadê o respeito a elas por parte do motociclista? Eles param no meio dos carros, trancam inúmeras vagas de carro e tudo o mais... Porém, eles não têm muita opção, já que a Prefeitura não delimita por quadra essas vagas. Outra questão que já comentei em outro item, são os rebaixos de guia ilegais. É que pelo IPPUL, lotes em ruas podem rebaixar apenas 3m por lote, e em avenidas apenas 5m por lote. Mas, MUITA gente rebaixa tudo e fica por isso mesmo... E somado a tudo isso, ainda temos a Zona Azul, regulamentar é limitar? Tanto o tempo, como o espaço... Ela veio para dinamizar as vagas em ruas e avenidas com grande fluxo, mas limita o tempo máximo de permanência, o que é bom para os serviços, mas ruim para o comércio. Ah, é bom também para os estacionamentos privados! E ainda bem que voltaram com os 15 minutos de tolerância. Recentemente, a Prefeitura disse que irá começar a instalar parquímetros, que são máquinas que emitem automaticamente cartões e dizem quanto tempo você está estacionado ali, facilitando o controle por parte dos fiscais. #culpa do poder público

Isso tudo são apenas algumas questões, mas continuo em um próximo post para não ficar muito longo o assunto, ainda falta falar das carroças, das bicicletas, dos buracos, da geometria, do papel da CMTU e do IPPUL, além, claro, do comportamento dos motoristas.

Um comentário:

Wilson disse...

Olá Marcel,

Recebi como indicação de um amigo o post, vinculado em teu blog, sobre o trânsito em Londrina.

Te parabenizo pelo percepção que resulta em uma visão crítica que contribui pela melhoria de nossa cidade.

Estou enviando esta mensagem para que você tenha um canal direto de sugestões e críticas e para que possamos trocar informações e dados sobre o trânsito e sobre o transporte.

Obrigado pela contribuição,



Wilson Santos de jesus
Diretor de Trânsito e Transportes
CMTU