terça-feira, 10 de agosto de 2010

"Pé na faixa"

A campanha da Prefeitura, através do IPPUL e da CMTU, "Pé na faixa" já possui mais de 8 meses nas ruas e há pouco mais de 2 meses passou a multar os motoristas que não respeitam a faixa. Muita gente reclamou, achou um absurdo ter que parar no meio da rua para alguém "atravessar lindamente" na frente de seu "possante veículo automotor"...

Reclamações à parte, a campanha tenta colar no cotidiano dos motoristas londrinenses, porém, há algumas considerações a fazer...
  • Faltam faixas de pedestres em vários cruzamentos, como a rotatória da av. Maringá com av. Castelo Branco.
  • Alguns cruzamentos que já existem faixas, falta distanciá-las das esquinas para que o pedestre atravesse em segurança sem que o motorista tenha que frear bruscamente, assim, estaria evitando acidentes, como a rotatória da av. Bandeirantes com r. Pernambuco, r. Gomes Carneiro e r. Olinda.
  • Há também as faixas que faltam sinalização mais eficiente, como a rotatória da al. Manoel Ribas com r. Souza Naves, r. Santa Catarina, r. Minas Gerais e av. Celso Garcia Cid (haja sinalização nesse cruzamento, né?), e a av. Duque de Caxias em frente ao Centro Cívico.
Em Brasília, existiu campanha semelhante há alguns anos atrás e é muito respeitado até hoje. Na região residencial do Plano Piloto, nas asas Sul e Norte, os motoristas param nas faixas sem os pedestres sinalizarem. Porém, lá a campanha teve muito mais divulgação e foi muito mais rígida com os motoristas e com os pedestres, afinal, para tudo funcionar direito, tem que haver também conscientização dos pedestres para atravessarem nas faixas.

Campanha nas ruas, pouco tempo de divulgação e falhas na implantação, porém muito nobre a causa, faltou também mais reconhecimento do londrinense, foto de autor desconhecido









Ou seja, nada impossível de realmente acontecer aqui. O maior problema mesmo é falta de comunicação, divulgação, campanhas... Ficar 2-3 dias nas ruas estendendo faixas de tecido nos cruzamentos não é o suficiente, precisa ter campanhas na televisão, no rádio, nos jornais, etc... E fiscalização também é importante, mas só após campanhas mais efetivas e implantação de sinalização e faixas de pedestres em cruzamentos necessários. Hoje, vemos um número muito pequeno de motoristas que param nas faixas ou de pedestres que atravessam nelas (até mesmo por que há poucas faixas de pedestres na cidade), e parece que a campanha ficou morna também, o que enfraquece ainda mais a repercussão que já estava baixa.

Uma vez li no JL uma sugestão de um leitor, era de que a Prefeitura devia criar também a campanha "Mão na seta"! Aquela alavanca ao lado do volante não é pra pendurar coisas, ok? E motociclistas também precisam urgentemente aprender a usar a seta e a parar de andar somente entre as faixas de rodagem... Aliás, precisamos de outras inúmeras campanhas na cidade para educar o nosso motorista, como evitar parar em fila dupla, por exemplo. Principalmente nos horários de pico, entenderam mamães e papais de plantão? Se o pentelho do seu filho ou filha não está na frente do portão da escola te esperando, dê a volta no quarteirão até que ele apareça, não fique atrapalhando a vida de inúmeras pessoas!

Estranho que todas essas campanhas poderiam ser desnecessárias, afinal, tudo isso está na Lei... Mas, já que o brasileiro não tem o hábito de saber sobre suas leis, façamos direito as campanhas.

3 comentários:

MARCOS CAMPOS disse...

Como quase tudo na gestão do Sr Homero Gafanhoto Barbosa as coisas funcionam somente para inglês ver.

Esse programa malmente funciona na frente da Lojas Americanas do centro e olhe lá em algum outro ponto do quadrilátero central quando chega o "repórter".

A CMTU conta hoje com cerca de 50 agentes de trânsito trabalhando em turmos para "cuidar" de toda a cidade de Londrina.

A hipocrisia por parte do prefeito em não contratar mais agentes e querer multar apenas naquele determindao espaço é uma vergonha.

E o pior, o Pé na Faixa cria a falsa segurança ao pedestre que ao pensar que será respeitado pelos trogloditas do volante, se arrisca a passar na faixa em outras regiões da cidade e bairros e acabam sendo atropelados e muitas vezes sequer são socorridos.

Falta organização, competência e gestão para que as coisas dêem certo, não é sair a louca lançando "programas tampão" para mascarar a realidade muito mais complexa do trânsito da cidade.

De boas intenções o inferno está cheio como diria Dante.

Nota zero para isso tudo.

Roberto Jr disse...

Eu acho que a campanha é válida, aliás, MUITO válida. Aqui, como na Europa, onde hoje isso é comportamento normal e natural dos motoristas (não é preciso fiscal em toda faixa e sinaleiro) é necessário que aja conscientização e EDUCAÇÃO dos motoristas. E educação é persistência! O início foi dado, cumpre a população colaborar além de cobrar a sua continuidade.
Barbosa, keep up with the good work!

Marcel disse...

Muito boas as observações de vocês, mas reforço-as que para tudo isso é necessária uma forte campanha nos meios de comunicação e não somente em poucas ruas uns 2 dias por semestre, como fizeram novamente semana passada...

É a campanha que fará parte do cotidiano e conscientizar de fato o motorista e o pedestre, por exemplo: sabiam que na cartilha que a Prefeitura distribuiu nos semáforos, ela orienta os motoristas a ligarem o pisca-alerta e acenar com a mão quando pararem na faixa??? E que o pedestre antes de atravessar também deve acenar com a mão???

Pois é... quase ninguém sabe porque distribuíram para 1% dos londrinenses, o que ainda acho que é muito, deve ter sido 0,5% e olhe lá...