quinta-feira, 21 de julho de 2011

Olhares... (sonhos e desafios)

Continuando, com o fim da promoção, voltaremos com a "programação" normal...

Brincadeiras à parte... hoje decidi publicar mais uma imagem da nova seção do blog, "Olhares...". Onde faço posts com fotos mostrando algum ângulo inusitado, alguma cena curiosa, interessante, ou apenas uma paisagem que mereça destaque... e, vale lembrar, que Londrina deve estar sempre em foco e todos os leitores podem enviar sugestões, ok?

Neste post, resolvi mostrar a versatilidade deste espaço e publico para vocês uma foto antiga em que vemos uma cena muito interessante e muito conhecida (pelo menos, eu já vi em trocentos lugares...). O autor é Haruo Ohara, o notório fotógrafo, imigrante japonês, que viveu em Londrina e transformou o seu hobby em uma arte admirada pelo rigor e detalhismo na fotografia P&B (ver post "Exposição: 'Haruo Ohara - Fotografias'").

Nela, podemos identificar vários aspectos que não aparecem a olho nu, mas que se tornam claros quando analisamos com mais profundidade... assim, o quê vejo são pessoas sendo protagonistas da própria história, buscando oportunidades, concretizando sonhos, ultrapassando desafios...! Mesmo com as dificuldades enfrentadas no trajeto até as cidades recém-fundadas, os pioneiros não se retraíam para tomar a atitude necessária e seguir adiante! Ouso resumir tudo isso em uma só palavra... determinação!
Este é o retrato de uma cena muito comum no início da colonização do Norte do Paraná (ver post "Resgate da história: Norte do Paraná"), e foi batida pelas lentes de Haruo em uma estrada perto de Cianorte, em 1959. O Norte teve sua ocupação iniciada no final dos anos 20 com a fundação de várias cidades pelos ingleses, através da Cia. Terras Norte do Paraná (CTNP), que tinha a realeza como uma de suas proprietárias (o nome lá era Parana Plantations e foi vendida ao Governo do Paraná durante a 2ª Guerra Mundial para custear as forças armadas britânicas).
Portanto, também é uma homenagem a todos os pioneiros desta terra vermelha, que fizeram crescer em menos de 80 anos uma das regiões mais ricas do país e teve seu ápice com a nossa querida Capital Mundial do Café (na época, todo o café que Londrina produzia é o quê o Brasil todo produz hoje...)!

Logicamente, tudo isso são impressões minhas...! Fiquem à vontade para opinar também!!! Confira:


Um comentário:

Anônimo disse...

concordo tbm que é uma das mais belas imagens da nossa história.. um momento único do passado congelado para sempre pelas lentes de haruo.