quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Eleições CML: disputa imprevisível

Hoje, será a eleição para o presidente da Câmara Municipal de Londrina, CML. Os mandatos para o cargo duram 2 anos e desta vez não há o benefício de ser prefeito interino, como ocorreu na atual legislação com o vereador Padre Roque (PTB).
Em 2008, houve eleições para prefeito e o ex-prefeito cassado e impugnado Belinati (PP) venceu com uma diferença de pouco mais de 1% do segundo colocado, Hauly (PSDB). Porém, Belinati foi impugnado 2 dias depois pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e nada foi decidido até o fim daquele ano, quando acabou o mandato do ex-prefeito Nedson (PT). Pela ordem de sucessão, como não tínhamos prefeito e nem vice-prefeito, quem assume é o presidente da Câmara de Vereadores. Assim, a eleição para presidente daquele ano foi muito disputada porque resultaria em eleger o prefeito interino da cidade até que o novo prefeito fosse eleito pela população, que ocorreu apenas 3 meses depois com a eleição de Barbosa Neto (PDT), que assumiu 1 mês depois. Portanto, o vereador Padre Roque foi prefeito interino por 4 meses.
Voltando... neste novo mandato para a presidência da casa não há o benefício de ser prefeito interino da cidade, mas há o benefício de praticamente garantir a reeleição para vereador em 2012. Afinal, ser presidente da Câmara de Vereadores coloca o eleito em destaque na mídia e se honrar o cargo com ética e seriedade, certamente será reeleito.
Os escândalos da legislatura passada (2005-2009) e atual (2009-2013) colocaram a credibilidade da Câmara lá no fundo do poço, mesmo nas eleições de 2008 havendo uma renovação de quase 70% dos vereadores, muitos dos novos que assumiram, continuaram cometendo os mesmos erros de tráfico de influência com propinas e corrupção...
Até o início da semana, havia 6 interessados em disputar a eleição. Até ontem, tínhamos certos apenas 2 candidatos... A alta volatilidade para eleições na CML é muito comum, então, não vejo espanto nisso, estou apenas informando o leitor. Os 6 iniciais interessados são:
  • Eloir Valença (PT)
  • Gérson Araujo (PSDB)
  • Jairo Tamura (PSB)
  • Rony Alves (PTB)
  • Renato Lemes (PRB)
  • Tito Valle (PMDB)
* Lembrando que Londrina possui 19 vereadores, mas apenas 18 podem se candidatar porque o atual presidente não pode se reeleger de acordo com as normas da casa.
Assim, os únicos que continuaram na disputa são Gérson Araujo e Jairo Tamura - presidente da Comissão de Ética e atual vice-presidente da casa, respectivamente. Segundo análises do jornalista Fábio Silveira, do blog Baixo Clero, Gérson teria o voto de 9 vereadores, que seriam: o dele mesmo, obviamente; os da base aliada do partido dele, PSDB, que somariam mais 2 votos; os dos vereadores da base do prefeito, PDT, que somam outros 2;  os do PTN, mais 2 votos; e Rony Alves e Tito Valle. Tamura teria o voto de 8 vereadores, sendo: o dele, claro; os do PT, que somam 3 votos; os do PP, que somam outros 2; e os sem partido, Joel Garcia e Rodrigo Gouvêa, que foram expulsos do PDT e PRB, respectivamente, por conta dos escândalos de corrupção e dos processos pelo Ministério Público. Ficariam indecisos ainda, os votos de Padre Roque e Renato Lemes.

Gérson Araujo, do PSDB, partido de oposição, mas com apoio do PDT, partido do prefeito
Jairo Tamura, do PSB, partido de oposição, e agora ele conta com o apoio das desavenças que o prefeito fez na CML, que eram situação na outra eleição











Engraçado algumas situações aqui... na eleição para presidente da CML no início de 2009, houve aquela disputa acirradíssima entre Padre Roque (PTB) e Sandra Graça (PP). Por quê? Além do fato de ser prefeito interino, Padre Roque era apoiado por diversos setores de oposição na época, como os deputados federais Hauly (PSDB) e Alex Canziani (PTB), o deputado estadual Cheida (PMDB), a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, Elza Corrêa (PMDB) e o PT. Sandra Graça já tinha o apoio da base belinatista, que basicamente na época eram apenas o ex-prefeito cassado e impugnado Belinati (PP) e o atual prefeito Barbosa Neto (PDT).

O quê vemos hoje? PDT apoiando o PSDB, que é oposição ao prefeito Barbosa Neto (PDT). PT de mãos dadas com o PP, rixa histórica nas eleições, pois o vereador Marcelo Belinati (PP) sempre criticava e ainda critica os 2 mandatos do ex-prefeito Nedson (PT). Tamura, que foi eleito vice-presidente na atual legislatura, agora recebe o apoio do PP, que era o seu rival quando se elegeu. Joel e Rodrigo, que eram situação na eleição passada, agora são oposição...

Política é uma arte de interlocuções e articulações, não é mesmo??? Ah, e de engolir sapos também!

Acredito que a eleição, que começa à tarde, irá avançar pela noite e, quem sabe, ir até amanhã por causa desses 2 votos indecisos que vão ser muito cobiçados... Assim como, ainda pode mudar os candidatos até o final do dia!!! Sim, isso mesmo... Em 2009, a eleição avançou pela madrugada! É que Padre Roque e Sandra Graça tinham 9 votos cada um, sendo o vereador Tito Valle (PMDB) o fiel da balança, pois ficou conversando e negociando o cargo com as 2 coligações por hooooras...

Assim, logo que sair o resultado, irei publicá-lo aqui no blog.

3 comentários:

Anônimo disse...

É uma pena que mais uma vez veremos a cadeira de presidente da câmara como moeda de troca para manter ou promover as estúpidas redes de influência dos nobres vereadores. Qualquer cidadão que presencie as negociações no dia da eleição constatará por sí próprio a inutilidade destes homens e mulheres como seus representantes. Verão os deputados manipulando seus vassalos em salas abarrotadas de gente fedida e sem educação. Duvida? Vá conferir! Mas esteja preparado para sair da câmara só na calada da madrugada.

Enquanto vocês dormem, eles te sugam.

Tander Cats disse...

é a velha putaria de sempre!

Marcel disse...

Vale lembrar tb q ambos os candidatos a presidente da CML tentaram se candidatar a deputado neste ano...