quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Eleições 2010: ditadura ou democracia?

Hoje, recebi 2 vídeos vinculados à campanha presidencial.

Um deles mostra uma reportagem da Band sobre o projeto enviado pelo Palácio do Planalto para o Congresso Nacional, que acaba com inúmeros direitos democráticos da população.
* Palácio do Planalto: leia-se presidente Lula, ex-ministra Dilma, ex-ministro Tarso Genro (que concorre ao governo do Rio Grande do Sul), ministro Franklin Martins e ministro Paulo Vanucchi.
Alguns dizem até que é o início de uma afronta à democracia instalada no país e uma volta a ditadura disfarçada de democracia, como é o caso da Venezuela. O Advogado Ives Gandra Martins, um dos maiores juristas do mundo com inúmeras publicações nacionais e internacionais, faz uma interessante avaliação sobre o projeto que o presidente enviou para o Congresso Nacional.


O outro vídeo é da campanha da coligação do PSDB, que faz uma crítica sobre essa falta de liberdade que nós teremos, conforme o Dr. Ives Gandra analisou. E vai além ao comparar essa atitude de cortar inúmeros direitos com o apoio do presidente Lula a inúmeros governos ditatoriais, como Cuba, Venezuela, Irã, etc... Além, claro, do PT apoiar inúmeros movimentos radicais que já perderam a ideologia faz tempo, como o MST...



Eu vejo a situação da seguinte forma: Lula fez muito pelo Brasil? Sim, fez! Ajudou a erguer muita gente da pobreza, ok! Mas a que custo? Será que essa estratégia realmente foi pensando no bem da população? Ou foi pra garantir um projeto ditatorial de um governo de esquerda? Nada contra a esquerda, muitos dizem que nem existe mais essa diferença hoje em dia na política, mas mesmo assim, é algo interessante para pensarmos a respeito.

Por quê tentar censurar a imprensa? Inclusive, uma coisa interessante entre petistas é o fato de que imprensa ruim é aquela que fala mal do governo, mas imprensa boa é aquela que fala bem. Para os petistas, a revista Veja é uma m...rda e a revista Carta Capital é excelente! É mais do que óbvio a total parcialidade da Carta Capital com o governo Lula e a total parcialidade da revista Veja contra o governo Lula!!! Meios de imprensa sempre foram e sempre serão parciais!

NÃO EXISTE IMPRENSA IMPARCIAL!!!

É natural do ser humano ir para um dos lados, como as revistas são controladas por seres humanos e com interesses envolvidos, obviamente, será parcial! Uma época fiz um textinho sobre a imparcialidade da imprensa, meio que uma sátira a inúmeros pensamentos utópicos entre alguns acadêmicos. É um diálogo entre um realista e um utopista:

- Veja bem, os meios de comunicação não devem ser tendenciosos! - diz Marcelino
- Isso é uma utopia, caro amigo... - responde Sr. Geraldinho
- Uma utopia hoje, mas que algum dia será verdade!
- Aham, sim! Nesse mesmo dia, o mundo não terá mais pobres e o homem respeitará o meio-ambiente no qual vive. Assim, tomará posturas "radicais": vamos todos voltar a viver como primatas! Desligar nossos aparelhos elétricos e carros porque gastam energia, logo, poluem o ecossistema.
- Mas podemos usar tecnologias que não poluem!
- Aham! Não poluem... tsc, tsc... coitadinho de você... para isso, vamos voltar a viver na mata, mas não podemos abrir uma clareira para a o nosso vilarejo pois isso é desmatar e estaremos contribuindo com o aquecimento global.
- E como viveremos?
- Em cima das árvores! (...) Ops! Uma onça acabou de comer meu amigo! Mas ainda bem que somos seres humanos e capazes de discernir sobre o que podemos fazer e sabemos que matar uma vida para sustento é uma coisa banal e totalmente inaceitável... Chispa daqui, bichano!
- E como viveremos à noite sem luz?
- Esperando que a Lua brilhe porque o Sol não brilhará mais...

Moral da história: não precisamos ser conformistas com a situação, mas precisamos ser realistas com os nossos ideais e às vezes temos que dançar conforme a maré para conseguirmos nossos objetivos, lógico que nunca podemos atropelar os outros, realizar a nossa vontade a qualquer preço é inadmissível.
Enfim, só acho que Serra ou Dilma farão muita coisa para o país, ambos possuem muitas realizações ao longo de suas carreiras políticas. Porém, eu ainda acho o Serra mais competente e preparado. A Marina e o Plínio são muito inteligentes e com certeza engrandecem muito a eleição presidencial com suas temáticas, mas, infelizmente, a população no Brasil ainda é muito maleável e não tem uma posição firme ou coerente no seu voto... E o Lula sabe muito bem disso, assistam a este vídeo:

2 comentários:

Cláudia Müller disse...

Faltou apenas discutir o poder que têm A Folha de SP, O Globo e a revista Veja x outros veículos como a Carta Capital.
Parece-me claro que não se pode falar de liberdade sem considerar os fatores financeiros, a consequente manipulação de certas organizações gigantes.
O artigo foi, perdão pela sinceridade, ingênuo e/ou tendencioso neste ponto.
Abs.

Marcel disse...

Cláudia,

Ingênuo não foi pq tenho plena consciência do peso dessas mídias de oposição, mas aí é q está a questão... Quem disse q são mídias de oposição???

Só pq elas escancaram escândalos do governo federal viraram mídias de oposição???

No governo FHC, essas mídias também foram denunciativas em todos os meios! Inclusive, posicionando-se contra algumas privatizações e td o mais...

Mas, a diferença entre FHC e Lula é clara... FHC sempre citava Voltaire: "posso até não concordar com o q vc diz, mas lutarei até a morte para vc sempre poder discordar de mim!"

Já Lula nunca gostou de ser criticado e é extremamente arrogante nas respostas... E o PT tb nunca foi um partido de boa índole, né? Tanto q todos os petistas q se iludiram com o partido pularam fora, como Marina Silva, Flávio Arns, Heloísa Helena, Fernando Gabeira e até o fundador do PT, o Hélio Bicudo!