quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Eleições CML: presidente eleito

E o novo presidente da Câmara Municipal de Londrina é o vereador Gérson Araujo (PSDB). Ele obteve 10 dos 19 votos possíveis. O outro possível candidato, o vereador Jairo Tamura (PSB), decidiu não apresentar chapa - é que, como o vereador Eloir Valença (PT) faltou por motivos médicos, ele perdeu chances de vencer a eleição e, assim, o bloco radical de oposição ao prefeito Barbosa Neto (PDT) preferiu não apresentar chapa e abster os votos para evitar uma derrota... assim, ficou a eleição da seguinte forma:
  • Chapa única (Gérson Araujo)
Gérson Araújo (PSDB)
Rony Alves (PTB)
Padre Roque (PTB)
Sebastião da Silva (PDT)
Roberto Fu (PDT)
Ivo de Bassi (PTN)
Godoy da Copel (PTN)
Paulo Arildo (PSDB)
Roberto Kanashiro (PSDB)
Tito Valle (PMDB)
  • Abstenções
Jacks Dias (PT)
Jairo Tamura (PSB)
Joel Garcia (sem partido)
Lenir de Assis (PT)
Marcelo Belinati (PP)
Renato Lemes (PRB)
Rodrigo Gouvêa (sem partido)
Sandra Graça (PP)
* Vale lembrar que mesmo o PSDB, partido de oposição, receber votos do PDT, partido do prefeito, eles não estão em um mar de rosas. É que o prefeito prefere uma oposição moderada a uma oposição radical, como é o outro grupo.
Assim, Gérson Araujo terá a árdua tarefa de unir a casa, considerando esse racha mesmo vencendo com chapa única, e tentar disciplinar os vereadores para que não ocorram mais casos de tráfico de influência, além de evitar ainda mais a já corrente desmoralização que passa a Câmara desde a legislatura passada, quando os ex-vereadores Henrique Barros e Orlando Bonilha foram presos por pedirem propina e ameaçarem testemunhas, entre outros escândalos que foram surgindo depois, envolvendo mais vereadores...
Recuperar a credibilidade da casa, agir com seriedade e ser firme contra a corrupção devem ser as marcas de um presidente da Câmara de Vereadores - logicamente, ordenar os trabalhos cotidianos também estão nas atribuições, mas considerando toda a situação atual, é importantíssimo que o novo presidente esteja focado nessas questões!
Padre Roque (PTB) sai da presidência após 4 meses como prefeito interino e 1 ano e 8 meses como presidente da Câmara. Durante o seu mandato à frente da Prefeitura promoveu uma economia nos gastos públicos e fez pequenas realizações, haja vista o pouco tempo que assumiu a Prefeitura. O seu mandato como presidente da Câmara foi mais moderado, mas soube conduzir a casa mesmo com os casos de corrupção dos vereadores, que apareciam a todo o momento, como Joel Garcia (PDT na época e sem partido hoje), Rodrigo Gouvêa (PRB na época e sem partido hoje) e Paulo Arildo (PSDB). A minha crítica é ao fato dele não ter sido mais firme contra esses escândalos... apesar da Câmara ter feito investigações importantes e contribuído com o Ministério Público, os 3 citados continuam lá...

Mas, isso deve ser por causa da personalidade do ex-presidente da CML, pois padres possuem um perfil mais moderador mesmo, evitando conflitos ao tentar solucionar problemas com muita parcimônia. Só por curiosidade, o novo presidente da CML era pastor antes de entrar para a política... então, acho que nesse "campo" não veremos muita novidade, né? Olhando o seu trabalho como presidente da Comissão de Ética, soube conduzir os trabalhos, mas também foi bem moderado com as acusações e demonstrou um perfil descentralizador ao dividir bem as tarefas.

Então, boa sorte ao novo presidente da Câmara e tomara que atenda aos anseios da população por moralização política na casa!

Um comentário:

Marcel disse...

Ah, vale lembrar tb q essa foi a eleição para presidente da CML mais rápida da história!!! Hehe...

Durou pouco mais de 1 hora, entre negociar as chapas e eleger o novo presidente!