segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eleições 2010: avaliações 1º turno

Ufa... Finalmente, consegui tempo para publicar o post com as avaliações sobre o resultado das eleições de ontem!

Primeiro, gostaria de agradecer a todos que acompanharam a apuração dos votos pelo blog, foram mais de 3300 acessos entre o início da apuração até o presente momento! Foram publicados 18 posts com os resultados, mas como eu tinha adiantado no post "Eleições 2010: cobertura", eu editei alguns e ficou com 12 posts no final... Mas, não se perdeu o conteúdo, apenas deletei posts que estavam com os resultados muito próximos. Antes, a média diária de acessos do blog era algo em torno de 100-120 visitas... E só entre o final da apuração por volta da meia-noite até o meio-dia de hoje foram mais de 1200 acessos! MUITO OBRIGADO por confiarem a informação que "tentei" passar para vocês (tá entre aspas porque apanhei um pouco das ferramentas de edição do blog e me atrapalhei em alguns momentos, mas fiz o que pude sem perder o humor)!!!

Segundo, vamos às análises dos resultados... Londrina não foi a fiel da balança, mas contribuiu em muito para eleger Beto Richa (PSDB) governador do Paraná! Pra ser mais exato, contribuiu com 190 mil (sim, deu redondo o número)!!! Beto ganhou de Osmar Dias (PDT) por 394 mil e 466 votos! Daqui a pouco, Beto desembarca em Londrina para agradecer a expressiva votação que recebeu dos londrinenses (ver post "Eleições 2010: Londrina 100%").

Infelizmente, Londrina ficou ainda menos representada na Assembléia Legislativa e perdeu vagas também na Câmara do Congresso Nacional... Elegeu apenas 1 deputado estadual, que foi o ex-prefeito Cheida (PMDB), e 3 deputados federais: Luiz Carlos Hauly (PSDB), Alex Canziani (PTB) e André Vargas (PT).
Hauly foi o deputado federal mais votado em Londrina, seguido por Ratinho Junior (PSC), Alex e André. Cheida venceu em primeiríssimo na cidade para deputado estadual, obtendo quase 10x mais que o segundo colocado, o Durval Amaral (DEM).
O futuro governador Beto Richa obteve o maior percentual em Londrina, com quase 72% dos votos válidos da cidade. Em Curitiba, foram quase 67%, mas lá ele teve o maior número de votos, obviamente. Maringá foi com Osmar e totalizou quase 51% dos votos para o pedetista. Foz do Iguaçu também foi com Osmar, mas a diferença entre os 2 dá pouco mais de 1%, sendo 48,54% para Beto e 49,68% para Osmar. Ponta Grossa já também foi na onda de Londrina e Curitiba, totalizando 63,74% para Beto. Cascavel também ajudou, mas obteve um percentual menor, algo em torno de 53%.

Chegada de Beto Richa ao TRE de Curitiba para cumprimentar eleitores após a declaração de sua vitória, será que teremos mesmo um novo Paraná?










Outra perda foi que Gustavo Fruet (PSDB) não se elegeu senador e, sinceramente, na minha opinião, ele era o único que realmente merecia a vaga por tudo que fez enquanto deputado federal e poderia acrescentar em muito a política no Senado e no Paraná... Mas, ele quase se elegeu e Requião (PMDB) não gostou nada disso e já disparou contra Londrina porque elegemos Fruet em 1º lugar, Requião ficou em 4º na cidade... O ex-governador disse - grosso modo - que foi o governador que mais fez por Londrina e nós somos um bando de ingratos... (já era de se esperar isso, né?)

Agora, quem irá ter que rever também os seus comentários será o senador Álvaro Dias (PSDB). Irmão do rival de Beto, Álvaro traiu o partido na reta final da campanha e apoiou Osmar. Acredito que ele estava confiante na vitória do irmão por causa das pesquisas, mas caiu do cavalo quando saiu o resultado apontando quase 7% de vantagem do colega de partido.

Porém, temos uma notícia muito boa! O belinatismo está perdendo forças! Ou será que os eleitores ficaram confusos? É que nenhum dos Belinati se elegeu!!! Tanto o filho, como a ex-mulher... O ex-prefeito cassado e impugnado tentou transferir votos para o filho e para a ex-mulher, mas não conseguiu e acho que só confundiu ainda mais o eleitor dele... Outros pés-vermelhos "ilustres" que também perderam foram o ex-prefeito Nedson (PT), os ex-reitores da UEL, Wilmar Marçal (PSC) e Lygia Pupatto (PT), o ex-vereador Tercílio Turini (PPS) e o ex-presidente da Sociedade Rural do Paraná, Alexandre Kireeff (PMDB). Ah, e também nenhum dos vereadores de Londrina que disputavam as vagas de deputados se elegeram...

Um fato curioso é que já rola uma piadinha na internet... O novo Mick Jagger do Paraná é o nosso prefeito Barbosa Neto (PDT)! Jagger ficou conhecido como o grande pé-frio da Copa do Mundo deste ano, pois todos os times que ele torcia perdiam os jogos, inclusive, o último do Brasil (ver post "Descontraindo... (Mick Jagger)"). E com Barbosa não foi diferente, todo mundo que ele apoiou ou fez campanha perdeu na cidade... Governador, senadores e deputados!

O que muda para nós com Beto Richa sendo governador? Muita coisa... A eleição municipal de 2012 agora tem um novo "gás" e se José Serra (PSDB) também for bem nas urnas no dia 31 de outubro, veremos alguma mudança no quadro eleitoral local, aumentando as chances de finalmente Hauly se eleger prefeito (ele já estaria tentando vencer o 5º pleito municipal) ou até quem sabe surgir uma nova liderança em oposição a Barbosa Neto, que provavelmente tentará reeleição.

Outra curiosidade é que as pesquisas erraram feio... Não acertaram nem de perto, tanto para o governo do estado, como para a presidência da república! Ou seja, Beto estava certo ao impugnar a pesquisa por erros no aferimento dos institutos... Essas pesquisas precisam rever a metodologia urgentemente para não influenciar equivocadamente os eleitores... ou será que o problema não é a metodologia? E, sim, a fraude ou o corrompimento???

Ah, e Londrina novamente foi contra o PT na esfera presidencial! Em 2002, votou a favor do Serra com mais de 55%, na eleição seguinte, em 2006, foi com Geraldo Alckmin (PSDB) somando mais de 80% para o tucano e, agora, foi novamente com Serra votando praticamente o mesmo valor de 2002, algo em torno de 56%! Engraçado é que Marina Silva (PV) ficou em segundo lugar com quase 24% e Dilma (PT) perdeu feio ficando na lanterninha com 18% na cidade... No Paraná, Serra também venceu e obteve pouco mais de 44%, Dilma ficou com uns 38% e Marina dessa vez na lanterna com quase 16%.

4 comentários:

Roberto Jr disse...

Ganhei o dia, ou melhor, o ano em saber que "os Belinati" estão finalmente colhendo o que plantaram.

Heldia disse...

É Marcel, também fiquei me perguntando o tempo todo se essas pesquisas seriam dignas de confiança. É preocupante, porque infelizmente, ainda influenciam muita gente... espero que um dia superemos isso. Parabéns pelas conquistas do seu blog.

Marcel disse...

Obrigado, Heldia! Espero tb q um dia possamos ter pesquisas confiáveis e q o povo brasileiro vote sem ser influenciado por elas...

Marcel disse...

Ah, só uma constatação... eu comentei sobre o Hauly, mas houve um equívoco por parte de alguns leitores...

O q eu quis dizer e faltou explicar é q muitos achavam q Barbosa seria reeleito em 2012, mas considerando todo esse quadro eleitoral, não estão afirmando mais isso...

Assim, eu não quis dizer q será o Hauly em 2012, só comentei o nome pq tendo o governador ao lado dele e ele sendo, hoje, o único nome político forte na cidade de oposição ao prefeito.