domingo, 17 de outubro de 2010

Descontraindo... (erros construtivos)

Existe uma comunidade do orkut que se chama "Pérolas de Alunos - Arquitetura", nela, vários professores, alunos e profissionais da minha área - Arquitetura e Urbanismo - soltam a língua sobre os erros mais comuns encontrados nas salas de aula e na vida profissional também. Há também algumas preciosidades encontradas nos canteiros de obra. Espero que não vejam como um deboche, mas como uma forma de aprendizado. Confiram alguns erros clássicos e outros inusitados:

"Seu doutor, eu não sou muito rápido na alvenaria, mas meu forte mesmo é a terminologia da obra!"
(vulgo, o acabamento da obra... aqui tem também um erro de português que várias pessoas "letradas" cometem que é o famoso "acabamento final da obra"! oras, se é acabamento é porque está no final da obra!)

"Pede a bitorneira pra chegar amanhã!"
(também conhecida corretamente como betoneira! não entendo essa até hoje... será só um caso para a fonologia? porque nem há 2 torneiras na máquina! aliás, não há torneiras nela! é aquela máquina que você mistura os materiais para fazer o concreto e massa...)

"Precisa encaixar a esquadrilha direito pra não dar vazamento."
(esquadrilha da fumaça? ou é festa junina? só essas que eu conheço... a armação de janelas é conhecida como esquadria)

"A partileira tá 50cm pra cima do balcão..."
(a famosa prateleira)

"A antena paranóica vai na sacada ou no telhado?"
(já deu pra imaginar, né...)

"O vidro chateado é com quantos milímetros?"
(o vidro jateado é aquele vidro fosco, tem nada chato nele)

"Recomendo uso campeão da data."
(essa saiu de um cartório... o correto é usucapião, que é quando você reclama propriedade de um lote ou edificação no qual morou por mais de 5 anos sem ninguém ter reclamado posse, desde que não seja terreno público e que você não possua nenhum outro imóvel no seu nome...)

"O senhor faz cornograma?"
(é algum caso de uma esposa que comete adultério múltiplo? o correto é cronograma, que é a delimitação das etapas da obra ao longo de um tempo determinado)

"Vamos fazer o closed aqui ao lado do quarto."
(conhecido como closet, é o cômodo no qual se instala os armários e serve como uma área reservada para a troca de roupa, mas pode ou não ser "fechado" do quarto...)

"...
- O que foram os CIAMs?
- Foram os primeiros habitantes da Terra!
..."
(essa saiu de uma sala de aula... não são anciãos! o CIAM é o "Congresso Internacional da Arquitetura Moderna" e surgiu no final da década de 20 para discutir os rumos do Movimento Moderno na arquitetura, basciamente é isso...)

"Ainda nem pilotei meu projeto, vou pilotar meu trabalho amanhã para mostrar para o professor..."
(outra que saiu das salas de aula... o referido ser queria dizer plotar! o tal verbo vem do inglês to plot, que é vulgarmente explicado como "imprimir grande", pois é apenas utilizado nas plotters, que são aquelas impressoras enormes que utilizam rolos de papel)

"Mies Camionete der Rohe"
(esse saiu de um trabalho acadêmico de um aluno que simplesmente deu ctrl+c e ctrl+v no tradutor do Google... o correto é Mies Van der Rohe, um dos pais do Movimento Moderno na arquitetura)

"O ass-built é necessário para revisarmos se o projeto foi executado corretamente após a obra."
(a explicação está teoricamente correta, mas o termo é as-built, traduzindo grosso modo: "construído como" - mas se levarmos em consideração o termo anterior ao pé da letra, daí a explicação tem outro sentido mais grosseiro...)

"A porta bivoltante será instalada no acesso principal da edificação."
(conhecida como porta pivotante, é aquela porta com um apoio embaixo e outro em cima, não tem dobradiças no batente, mas para o colega devia ser aquelas portas com acionamento automático... mas tem que ser 110 e 220v, conforme ele especificou no projeto, né...)

"Casas germinadas perdem valor se não tiverem paredes duplas."
(essa saiu de um corretor imobiliário... o correto é casas geminadas, não é porque elas são iguais e uma ao lado da outra que germinaram da terra...)

"...
- Entregar o projeto com 1 planta, 2 cortes e, pelo menos, 1 elevação.
- A casa tem que ser solta do chão?
..."
(outra que saiu da sala de aula... o professor do 1º ano do curso estava especificando os desenhos que deveriam ser entregues e elevação é a fachada, é o termo técnico para o desenho das faces de um edifício)

"A abóbada iluminará o ambiente interno."
(acho que deu pra ver quem estava abobada, né? o correto é abóboda!)

"Precisa ter esfíncter nessa sala."
(essa saiu de um técnico... ou seja, o cara trabalha com isso e mesmo assim falou errado sprinkler, que são aquelas peças metálicas presas no teto, servem para apagar o fogo quando acionadas por calor soltando água... mas, vai que ele quis dizer outra coisa mais grosseira, né? vai ver é o mesmo do ass-built...)

"Jardim Zeim"
(essa era a especificação de um ambiente em uma planta baixa... sem comentários...)

(sic)

3 comentários:

Unknown disse...

NAda bate o "ass-built"

Marcia disse...

Você esqueceu da "gruminhera"!!! Hauhauhauah mais conhecida como cumeeira!!

Marcel disse...

Huauhahuahuahuauhuhaa...

Márcia, tava tentando lembrar dessa na hora, mas tinha esquecido como era o "termo".