sábado, 19 de março de 2011

Koto Nagao falece em São Paulo...

Desculpe a ausência de posts durante esta semana, mas estive de luto por causa do falecimento de minha avó, Koto Nagao, conhecida também como Dona Francisca.
É muito normal que os imigrantes japoneses, os issei, possuam um nome brasileiro, mas não é registrado e tals... apenas é utilizado por mero formalismo por causa da dificuldade que muitos brasileiros e outros imigrantes tinham em pronunciar os nomes em japonês. A maioria dos filhos que nasceram aqui, os nissei, já possuem 2 nomes registrados.
Imigrante japonesa, Dona Koto, ou melhor... Dona Francisca, nasceu em 1923 na província de Hokkaido, no Japão, e veio com toda a família de navio para o Brasil em 1933. Casou com Tetsuyuki Nagao, conhecido também como Seo Zé, e teve 2 filhas, Júlia em 1950 e Emília em 1951, minha mãe.

Viveu o início da imigração na capital e no interior de São Paulo, mas a maior parte de sua vida foi aqui no Norte do Paraná, em Apucarana, quando vieram em meados da década de 50. Após o falecimento de meu avô, em 1999, mudou-se novamente para a capital paulista, onde morou até falecer há 1 semana atrás, no dia 12 de março, por conta de complicações em um pós-operatório.

Deixa 2 filhas, 6 netos e 3 bisnetos... além de vários sobrinhos e sobrinhas. Uma de suas irmãs ainda está viva e completará 99 anos em 2011. Ficam as memórias, as lições e o agradecimento por tudo que ela me ofertou durante toda a minha vida. Descanse em paz, batyan...

Nenhum comentário: