domingo, 27 de março de 2011

Ser blogueiro é...

Hoje, dia 27 de março, o TRENDcoffee convida todos os blogueiros a falarem sobre como é #serblogueiro! Assim, propõe que toda a blogsfera crie posts neste dia para compartilhar como é a nossa realidade. Vários blogs no Brasil e no exterior já toparam. Então, vamos nessa?

Pra começar, preciso contextualizar o leitor... Em 2008 participei de algumas causas políticas, estive presente em um movimento popular que surgiu no orkut e tomou as ruas de Londrina contra a eleição de um dos políticos mais corruptos da cidade, quiçá, do Brasil também! Era uma comunidade que havia surgido nas eleições de 2004, mas estava parada até o pleito municipal de 2008, quando tinha em torno de 700 membros. Assim, em virtude do referido político ir para o 2º turno, vários membros concordaram que ficar só na internet não traria os resultados que queríamos... Logo, pessoas que nunca se viram ao vivo decidiram tomar as ruas com manifestos populares em vários pontos da cidade, era o famoso "Belinati NÃO!", onde com faixas, cartazes, camisetas pretas e muito grito, saímos do mundo virtual para o real e conseguimos o apoio dos londrinenses, além  também do reconhecimento da imprensa da cidade e do estado, fomos reportagem algumas vezes na Folha de Londrina, no JL e até na Gazeta do Povo. A comunidade chegou a ter ao final da eleição, quase 4.000 membros!!!

Por quê isso interessa? Após toda essa agitação política e inúmeros contatos que acabei cultivando, vi que não podia mais ficar parado sobre tudo que penso e vejo. Vi também que é possível utilizarmos a internet, através do blog, como uma ferramenta muito capaz de atingir as pessoas no conforto de suas casas ou na conveniência de seus locais de trabalho e tentar transformar a nossa realidade com um simples post crítico ou apenas expondo um fato.

Mas, o projeto para o blog com a proposta crítica de arquitetura, urbanismo e planejamento urbano, principalmente, para Londrina veio mais tarde e só foi ao ar em julho de 2010. O Janela Londrinense está prestes a completar 9 meses e já gerou muitos frutos! Estou muito contente com o resultado obtido, nunca almejei transformá-lo em um canal deste porte, apenas queria deixar registrada uma opinião minha e, se possível, saber mais também sobre o quê os outros pensariam a respeito daquele determinado tema.

Só tenho a agradecer a todos vocês por participarem deste momento tão único na minha vida! O apoio dos leitores que me incentiva a escrever e a continuar com a crítica de temas pouco tratados em nossa cidade, ou mal tratados. Pés-vermelhos, MUITO OBRIGADO!

Nenhum comentário: