quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

E "começou" a Lei Cidade Limpa!

Nestra madrugada, a CMTU (Cia. Municipal de Trânsito e Urbanização) começou a fazer notificações nos letreiros e outdoors irregulares pela cidade! A partir da 00h00 já estava valendo plenamente a Lei Cidade Limpa, ou melhor, de acordo com a liminar "estranha" (ver post "Importante! Liminar adia Lei Cidade Limpa!"), pelo menos 50% da Lei estava valendo, NÉ?
A liminar foi concedida pela ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina) para que os comerciantes ganhassem mais prazo de adequação porque não tiveram tempo hábil... NOT! Enfim... assim, o juíz colocou o mesmo prazo para os outdoors para os comerciantes também. MAS, os outdoors eram um caso diferente porque as empresas têm que diminuir a quantidade de engenhos pela cidade, então, obtiveram mais prazo porque a cada 3 meses tinham que retirar em torno de 25% de suas peças irregulares, totalizando 100% até 2 de agosto e 50% até 2 de fevereiro.
Ou seja, como igualou as duas atividades, o comerciante agora também tem que estar com 50% de sua fachada regularizada! Como alguém consegue tirar só metade do letreiro??? Portanto, a CMTU está multando quem nem mexeu uma palha se quer na fachada e ela tem todo o direito de fazer isso, ao contrário do que afirmou o assessor jurídico da ACIL na reportagem de ontem no "ParanáTV", que estava alertando a população de que começariam as fiscalizações.

Loja notificada durante a madrugada com o adesivo da CMTU, foto do O Diário











Assim, já na reportagem do "ParanáTV" de hoje no almoço, mostrou como foram feitas essas notificações através de um adesivo colado nas peças irregulares durante a madrugada. Logo pela manhã, os fiscais foram passando pelas lojas e fazendo as autuações. Uma comerciante diz que as informações estão desencontradas entre CMTU, Prefeitura e ACIL...
Confesso que é estranha essa afirmação, mas como brasileiro tem a péssima mania de não acreditar nas leis, fazer pouco caso em buscar informações e achar que leis têm que "pegar", não era de causar espanto mesmo... Mas, pode ser também que a comerciante apenas queria confete porque outra mania é reclamar de tudo até quando não é hora... por exemplo, recebi vários comentários de pessoas dizendo que a cidade tinha outros problemas mais importantes para se preocupar do que ficar regularizando a poluição visual... ¬¬
Acho que um problema não exclui o outro e Londrina precisava se regularizar, SIM! Há outros problemas mais importantes? Claro que há, mas a cidade tem que cuidar de todos em conjunto, pois o espaço urbano funciona como um organismo vivo, onde tudo tem que estar em sintonia para conseguirmos melhorar a qualidade de vida de uma população como um todo e não "em partes".

E outra coisa... os que mais estão reclamando eram os que mais exploravam irresponsavelmente a cidade, fazendo seus letreiros e instalando seus outdoors como se fossem donos do espaço público! É ofensivo alguns deles e nem digo pela imagem estampada, mas pelo tamanho descomunal que nos obriga a visualizá-los todo dia! Além dessa Lei ser um marco regulatório na paisagem urbana de Londrina, traz respeito ao cidadão!

3 comentários:

R.M. disse...

Passei pela cidade e fiquei chocado!!! A cidade parece q foi bombardeada!!!! Realmente bacanérrimo, q linda esteja passando por essa transformação!!! Adorei mil x!!!

Anônimo disse...

Os postos de saude sequer tem Médicos, na segurança é bandido trombando com bandido, na minha região nunca vi a tal da guarda municipal, nas escolas se ventar leva tudo, nas ruas você desvia de um buraco cai em um maior ainda, agora encher o saco de quem tá trabalhando é fácil, o povo brasileiro aceita tudo mesmo, vai cuidar realmente da cidade Sr. Barbosa Neto

Marcel disse...

A própria ACIL é a favor da Lei Cidade Limpa e eu como urbanista não posso dizer q sou totalmente contra pq é um enorme avanço na área de design urbano para Londrina.

Sou contra alguns métodos de implantação e algumas regras, mas considerando a Lei paulistana, a Lei londrinense foi bem mais amena!

Como disse no post, não é pq temos outros problemas q esse é menos importante, uma cidade funciona como um todo e temos q tratá-la analisando o conjunto e não as ações isoladas...

Concordo q todas as áreas citadas pelo anônimo possuem deficiências, mas isso é assunto pra outro post, né?