segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Pôr-do-Sol e arco-íris...

Resolvi fazer esse post porque realmente vale a pena fazer uma homenagem aos belos fenômenos naturais que Londrina teve neste domingo, dia 5 de dezembro.

Após uma semana com muitas chuvas e, quando não estava chovendo, um bafo quente sem precedentes, finalmente, deu uma refrescada na temperatura e fomos presenteados com esse belíssimo pôr-do-Sol e um enorme arco-íris sobre o Centro da cidade!

Londrina e todo o Norte do Paraná costumam ter o céu muito colorido no pôr-do-Sol e na alvorada também, sempre em tons de laranja, amarelo, rosa, vermelho e roxo. Isso acontece por causa da nossa terra vermelha - apelidada de "terra roxa" - e, assim, as partículas de poeira que ficam suspensas no ar, acabam entrando em contato com os raios solares e são refletidas provocando esse belo espetáculo da natureza. Alguns já classificam o pôr-do-Sol londrinense como o nosso "Monet celeste" particular - uma referência à técnica utilizada pelo pintor francês em seus quadros.

Pôr-do-Sol visto na ponte da av. Higienópolis, sobre o Lago Igapó II, foto de Lilian Oyama












Mais no início, quando o Sol ainda estava alto, foto de Rafael Alcantara













O arco-íris já surge em qualquer parte da Terra e é por causa das partículas de água suspensas no ar que formam uma espécie de prisma para a luz do Sol que as atravessa, desfazendo os raios solares nas 7 cores que vemos no arco - vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta, respectivamente. Por isso, sempre surge após uma chuva ou próximo a cachoeiras, cascatas, etc...

Arco-íris coroando o Centro da cidade, foto de Aline Renner














Em conjunto com o céu rosado, foi um belo espetáculo natural para os londrinenses no final deste domingo chuvoso e desta semana quente com muita umidade no ar, foto de Aline Renner

6 comentários:

Rafael Alcantara disse...

Londrina teve hoje o dia mais lindo do ano.

R.O. disse...

Se não fosse pelo campo de trabalho, moraria muuuito facilmente na pequena Londres!

M.I. disse...

Aeee mereceu pow... qtas vezes na vida a gente tem o prazer de presenciar um por do sol espetacular de um lado e um arco-iris do outro??? Show!

M.I. disse...

da minha sacada aqui tbem vi uma coisa engraçada... vaaaarios flashs das janelas dos apês da palhano tirando fotos aqui do centro.. ARCO-IRISSSSSSSS !!! De verdade... nos meus quase 7 anos de londrina.. hj o ceu daqui se superou!!!

Marcel disse...

Perfeito coroamento de um domingo chuvoso e uma semana quente pra caramba!

Roberto JR disse...

Viva a Pequena Londres! =D