quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Importante! Desconto no IPTU para fachadas!

O prefeito Barbosa Neto (PDT) acabou de anunciar uma medida que prevê desconto no IPTU para quem reformar as fachadas que antes ficavam escondidas pelos imensos letreiros!

Muitas edificações estavam deterioradas, pois ninguém se preocupava em recuperá-las... afinal, havia um letreiro gigante tampando toda a frente do prédio, que em alguns casos chegavam a 3 andares! Conforme todos notaram, quando retiraram essas placas por causa da Lei Cidade Limpa, apareceu tudo que estava atrás e em muitos casos eram construções antigas do Centro da cidade, mas junto com elas apareceram também as marquises podres, as paredes sujas e a fiação exposta, tanto da rede elétrica, como dos aparelhos de ar condicionado...

Assim, a Prefeitura anunciou um desconto entre 20 e 25% no IPTU de 2012 para o proprietário do imóvel que recuperar a sua fachada! Principalmente, os imóveis antigos, em estilo art-decó, que remetem ao passado de Londrina, devolvendo a identidade histórica da cidade para as novas gerações! Para isso, os comerciantes devem apresentar um projeto de recuperação assinado por um profissional capacitado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), tanto projeto arquitetônico, como projeto estrutural (necessário quando houver marquises).
O art-decó é o estilo arquitetônico predominante nas primeiras construções de alvenaria da cidade, por volta dos anos 30, 40 e em meados dos 50, quando começou o modernismo. Basicamente, caracteriza-se pelas molduras ao redor das aberturas da edificação - portas e janelas - e o coroamento da fachada, além de outros ornamentos. O edifício dos Correios e a Biblioteca Municipal são exemplos desse estilo.
Comércio na esquina da r. Duque de Caxias com av. Celso Garcia Cid totalmente deteriorado, um clássico exemplo do art-decó das primeiras construções em alvenaria da cidade, foto de Luiz Jacobs









A Secretaria de Fazenda prevê um impacto na ordem dos R$6 milhões aos cofres públicos, mas garante que o município não precisará fazer apertos nas contas. A meu ver, essa medida é mais como um investimento do Poder Público para a melhoria do aspecto visual da cidade, sendo também um viés a favor da recuperação de imóveis antigos, preservando o patrimônio histórico e reforçando a paisagem urbana de Londrina.

A cidade é muito nova, possui apenas 76 anos... muitos ainda não deram conta da importância que é preservar as fachadas da r. Sergipe ou da r. Duque de Caxias, que é a primeira rua comercial de Londrina (antes chamava r. Heimtal). Recuperar o passado é preservar o futuro! Os comerciantes só serão valorizados com isso, pois uma loja antiga recuperada trará memórias dos londrinenses e o conjunto de uma rua toda revitalizada também formará uma forte imagem enquanto destino comercial. "Onde é tal comércio? Ah, ali naquela quadra só com construções antigas, né?" - poderia ser um diálogo no futuro, né?

Pena que a medida veio tarde demais, mas já é um avanço e precisa ser aprovada pela Câmara de Vereadores... O projeto foi enviado agora à tarde ao Legislativo e ainda não se sabe quando entrará em pauta. Mas, provavelmente, será aprovado! O quê talvez possa acontecer é algum vereador colocar alguma emenda aumentando o desconto ou alguma outra contrapartida do empresário... Duvido que não seja aprovado porque muitos vereadores dependem dos empresários da cidade, então...

Um comentário:

Marcel disse...

Só atualizando também...

O Tribunal de Justiça acabou de manter a liminar prorrogando o prazo para o dia 2 de agosto!!!

Porém, os comerciantes precisam estar com 50% de suas atividades já adequadas desde o dia 2 de fevereiro!!! Ou seja, quem não adequou nada ainda, pode ser multado, SIM!

E, novamente, reforço que estou à disposição de todos q quiserem tirar dúvidas quanto às suas fachadas na cidade, pois além de estar por dentro da Lei, a minha formação acadêmica também permite assessorá-los adequadamente.

marcelnm.blog@hotmail.com